terça-feira, 19 de julho de 2011

Top Ten Tuesday - Books that Should be Required Reading for Teens

Este tema, "Books that Should be Required Reading for Teens" (Livros que deveriam ser de leitura obrigatória para jovens) é-me um pouco difícil porque não leio assim tantos livros para esta faixa etária, e alguns dos que li não foram ... exemplares.

Também devo dizer que sou contra leituras obrigatórias, isto porque de todos os livros que fui obrigada a ler no meu tempo de escola, acabei por não gostar particularmente de nenhum, e até ganhei um certo 'estigma' em relação a tudo o que fossem leituras 'forçadas'. Acho que, em conformidade com o que existe noutro países, deveria existir uma lista extensa de livros, de onde cada aluno pudesse escolher os que mais lhe interessavam, ou pelo menos deveriam actualizar a restrita lista actual, que está bastante paradas no tempo
No entanto aqui ficam alguns que não acho que sejam 'obrigatórios', mas que faria bem a certos adolescentes lerem (vou incluir também um marcadamente mais infantis, e outros que já são, em certos locais, de leitura obrigatória):

1) "O Principezinho", de Antoine Saint-Exupérie - Um livro fabuloso, para todas as idades.

2) "O Deus das Moscas", de Wiliiam Golding - Intenso e cheio de mensagens (nada subtis). É cruel, por isso não o aconselho a crianças, mas acima dos 14/15 já me parece leitura recomendada.

3) "Os Lusíadas", de Luís Vaz de Camões - Uma bela obra, esta sim, merecedora de fazer parte das nossas leituras obrigatórias. Um épico que nunca passará de moda (a meu ver).

4) "Harry Potter", de J.K. Rowling - Preciso justificar?

5) "Contos dos Grimm", dos irmãos Grimm - Os verdadeiros! E não aquelas adaptações para crianças que vemos por aí.


6) "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak -Acho este um livro absolutamente delicioso para os mais novos. Não só mergulha na ideia de ser criança, como também ensina algo bastante profundo.

7) "Os Livros que Devoraram o meu Pai", de Afonso Cruz -Um livro que me parece poder incutir nos mais novos o gosto pela leitura e pelas personagens que habitam entre as páginas dos livros. Além de ser um 'hino' à imaginação.

8) "Por Treze Razões", de Jay Asher -Apesar de não ser uma obra-prima (a meu ver), a mensagem que o livro transmite é merecedora de atenção e tenho a certeza de que tem muito a ensinar aos mais jovens. Não só sobre o suicídio, mas mais que isso, sobre a consequência dos nossos actos, mesmo das coisas que nos parecem completamente insignificantes.

9) "A Metamorfose", de Franz Kafka -Um livro profundo (mas nada maçudo), que se deve ler especialmente nas entrelinhas.

10) "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol - Apesar de não ter gostado deste livro quando o li (já na vida adulta), confesso que vi o que levaria alguém mais jovem a adorá-lo. Está repleto de aventura e imaginação.
 
Das leituras que fui 'forçada' a ler também gostei de "Felizmente há Luar", de Luís de Sttau Monteiro, por isso inclui-lo-ia como 11ª sugestão. Outra sugestão seria "A Vida Secreta das Abelhas", de Sue Monk Kidd.


E para finalizar, acho que deviam ler livros mais felizes. Sinceramente, cada vez mais se vê os jovens a lerem livros fatalistas. Não tenho nada contra lerem sobre dificuldades e como ultrapassa-las, mas há limites para tudo. Aliás, eu acho que deveriam ser escritos mais livros assim, porque sinceramente lembro-me de muitos poucos e os que me lembro também não eram obras-primas. Ensinar valores: SIM, tornar o mundo um local inóspito e cruel: NÃO.

9 comentários:

  1. Concordo com vários livros, ainda que alguns deles não os tenha lido :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim, se parassem de lhe chamar leitura "obrigatória" já era um passo à frente.
    Tive mais sorte do que tu nas leituras da escola :) eu gostei imenso do "Amor de Perdição" (embora tenha de admitir que a parte mais negra do livro me passou ao lado na altura) e também d'Os Maias.

    Adorei a tua sugestão dos irmãos Grimm ;)

    ResponderEliminar
  3. Concordo, Lilana, não lhe chamar leitura "obrigatória" ajudaria imenso.

    São boas sugestões e mais se poderiam acrescentar. Na minha opinião, todos os bons livros que aconselho a adultos, também os poderia aconselhar a adolescentes, a começar pelas obras de Camus.

    Quanto a ideia de lerem livros mais felizes, se na adolescência não aprendem a ver o lado negro da vida é porque algo que muito estranho se passou...

    ResponderEliminar
  4. Também acho que deviam incluir mais autores comtemporânios...não sei bem o que há agora para os jovens, quando era nova lia Uma Aventura e Alice Vieira. de qualquer modo certos clássicos continuam tão actuais como hoje: Saramago sem dúvida e Eça que consegue traçar o retrato do Portugal actual sem tirar nem por...o mais datado talvez seja o frei luiz de Sousa, mas tb n gostei muito desse. E pena que haja sempre tantos autores que tenham de ficar de fora.

    cumps!

    ResponderEliminar
  5. +JMJ+

    I can make out (or guess) most of the titles, but I wish I could read your reasons for picking them. =)

    ResponderEliminar
  6. Liliana, tens toda a razão. :)

    Vítor, eu não posso dizer o mesmo, pois há muitos livros para adultos que acho que as crianças/jovens não deviam ler, seja por falta de maturidade ou por serem temas que dificilmente lhes agradaria. Claro que há muitas excepções, pois muitos são os livros que transcendem essa barreiras, mas não chegaria ao ponto de aconselhar 'todos' os livros aos mais novos. Quando me referi a lerem mais livros felizes, deves ter notado que NÃO disse que deviam APENAS ler livros felizes. Simplesmente acho que estão no lado oposto e só lêm tragédias e dramas, o que também não me parece nada saudável.

    Enbrethiliel thanks for stoping by. I'm sorry you can't understand everything, but Im sure if you know some of the tiles you'll manage to figure out my reasons for those. :)

    ResponderEliminar
  7. Ana, corrige-me se eu estiver errado, mas referiste-te a adolescentes, não a crianças e todos os livros que li quando adulto podia tê-los lido na adolescência.

    Quanto à questão dos livros felizes, eu também não afirmei que disseste o contrário.

    ResponderEliminar
  8. Vitor Frazão, usei letras maiúsculas apenas para denotar as palavras (já que não sei colocar itálicos nos comentários), não foi para berrar. Desculpa se soou mal.
    E penso que concordas comigo quando digo que a adolescência vai dos 12 aos 20, por isso seria uma pouco ingénuo da minha parte dizer que acho que estes deviam ler o mesmo que os adultos.
    Acredito que tu aches que poderias ter lido todos os livros enquanto adolescente, mas na minha experiência não posso dizer o mesmo. Acho que no fundo, cada caso é um caso.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails