sábado, 30 de julho de 2011

Regresso de Sherlock Holmes I


"A Ciclista Solitária, A Escola do Priorado, Pedro Negro (Regresso de Sherlock Holmes I)", de Sir Arthur Conan Doyle (Global Notícias, Publicações)

Sinopse: 
O Regresso de Sherlock Holmes inclui originalmente treze contos de histórias do detective Sherlock Holmes, publicados em 1905. Os contos foram divulgados pela primeira vez na revista Strand Magazine, nos anos de 1903 e 1904. Neste primeiro livro de histórias estão reunidos A Ciclista Solitária, A Escola do Priorado e Pedro Negro.

Opinião:
Nunca fui muito fã do estilo "tell don't show", que é como quem diz, as histórias onde tudo é explicado através de diálogos, no entanto no último, e primeiro, livro de Sherlock Holmes que li (Memórias de Sherlock Holmes I), acabei por me habituar ao estilo e agora até gosto (somente nestes livros, pois noutros já não sei se a reacção seria a mesma). Afinal este é o estilo das histórias, tão característico.

A Ciclista Soitária
O que ao princípio parecia ser uma caso muito simples, mostrou-se até bastante complexo e inesperado. Gostei bastante da resolução, pois conseguiu ser de certa forma surpreendente e, mais que isso, conseguiu mostrar que nem Sherlock Holmes é infalível. Uma história interessante, com personagens curiosas e pistas colocadas nos sítios certos, sem no entanto desvendar tudo ao leitor (mesmo o mais atento), de forma a surpreendê-lo, mas não a irritá-lo. (Sabem quando nos fazem de burros?, pois não é o caso.)

A Escola do Priorado
Como já é habitual, o final conseguiu surpreender, já que nem o próprio detective conhecia todos os detalhes. Apesar de hoje em dia este tipo de 'mistério' já estar bastante batido, ainda assim o conto foi muito interessante.

Pedro Negro
Um caso curioso, que poderia ter seguido por muitos caminhos fáceis, mas que conseguiu não o fazer, escolhendo algo quase totalmente inesperado. Gostei do facto de, um detective que o Sherlock Holmes achava promissor, acabar por dar o caso por encerrado, mas o próprio Sherlock decidir seguir em frente. Mostra que por vezes não devemos deixar-nos enganar pela primeira impressão.

Em suma, este pequeno livro foi mais um bom exemplo de porque as aventuras de Sherlock Holmes foram e ainda são tão apreciadas. Sem dúvida um mestre na arte da literatura de mistério, que será um prazer continuar a ler.

Tradução:
Nada de errado a apontar, pareceu-me um trabalho excelente.

Capa, Design e Edição:
A capa, estranhamente (ou não) consegue simbolizar dois dos contos (A Ciclista Solitária e A Escola do Priorado), embora não seja exclusiva de nenhuma, pois há pormenores que parecem pertencer a uma, e outros a outra. É simples, masconsegue ser algo representativa do conteúdo.
O design interior é semelhante aos outros da colecção, simples, mas eficiente, tal como a edição.

5 comentários:

  1. Tenho alguns livrinhos desta colecção e já li A Ciclista Solitária, mas confesso que já não me lembro bem da história. Parece ser muito agradável :D tenho pena de não ter mais livrinhos destes, seriam ideais para levar para a praia...

    ResponderEliminar
  2. Hmm ando a namorar esta colecção há uns tempos... no site da Loja do Jornal dizem que é 14€. Sabes se tem tudo (ou quase tudo) o que foi publicado originalmente do Holmes escrito pelo Arthur Conan Doyle?

    ResponderEliminar
  3. Laura, realmente estes livros são muito cómodos para levar para a praia. :)

    p7, não faço ideia se esta colecção tem todas as histórias do detective, porque infelizmente não os comprei a todos. Desculpa não poder ajudar, mas de qualquer forma acho que vale a pena. A edição é bastante razoável e as traduções são muito boas (do que li até agora)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela opinião. ;) Se alguma vez quiseres completar a colecção, a Loja do Jornal, um site com as colecções dos jornais DN e JN, vende estes livros separadamente: http://www.lojadojornal.pt/LojaWeb/produtos.aspx?all=1&text=sherlock%20holmes

    Enviam por correio, mas também têm lojas espalhadas um pouco por todo o Norte do país, se fores ver ao separador "Contactos" talvez encontres uma loja perto de ti e em que possas encomendar os livros que faltam. ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela dica. Não sabia dessa possibilidade. Talvez acabe por completar a colecção. :)
    Que engraçado. Tem um no Braga Shopping e eu nunca tinha reparado que vendiam destas coisas atrasadas. :P

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails