quinta-feira, 7 de julho de 2011

Booking Through Thursday - Dias de Cão

Since my dog is turning 10 today … what animal-related books have you read? Which do you love? Do you have a favorite literary dog? (Snoopy, anyone?)

Em primeiro, tenho de dizer que adoro animais. Não só os de estimação, mas também nos últimos anos ganhei uma afeição especial por todas as criaturas (incluindo as aranhas, que eu não suportava sequer ver. quando era mais nova). No entanto, por ter um contacto mais próximo com os cães, acabo por ter mais afecto a estes animais, assim não é de estranhar que eles sejam protagonistas em alguns dos livros que li com protagonistas não humanos.

O primeiro, que me lembro, foi "Marley & Eu" (John Grogan), um livro que a minha mãe me ofereceu e que gostei muito de ler, por me recordar a cadela que tínhamos naquela altura. No ano passado li também "O Cão Vermelho" (Louis de Bernières), um livro que adorei. Também me recordo dos gansos em "Goose Chase" (Ptaricia Kindl) e dos cisnes em "A Filha da Floresta" (Juliet Marillier), animais muito especiais e que à sua maneira foram também protagonistas. Não posso também deixar de mencionar a raposa em "A Raposa Azul" (Sjón); o golfinho em "Golfinho de Júpiter" (Mary Rosenblum", pois apesar de este ser mecânico, não deixava de ser selvagem. E por último, o muito especial ratinho Firmin, no livro homónimo (Sam Savage).

Outros animais que me recordo na literatura, que não sendo protagonistas tiveram muita atenção, são: o macaco-anão de "Não me contes o fim" (Rita Ferro); o simbolismo das abelhas em "A Vida Secreta das Abelhas" (Sue Monk Kidd); o cavalo em "Beauty" (Robin McKinley); os lobos em "A Guerra dos Tronos" (George R.R. Martin)

Também tenho de dizer que gosto muito de, na fantasia, ver menção de animais fora do comum, sejam inventados, provenientes da mitologia, ou simplesmente animais fora do normal. E também não é de estranhar que de vez em quando goste de ler histórias com shape-shifters (metamorfos) e isto traz-me à memória os fofinhos tigres bebés que apareceram no "Slave to Sensation" (Nalini Singh); também os coiotes e lobos de "O Apelo da Lua" (Patricia Briggs) e os lobos de "Shiver" (Maggie Stiefvater).

Há muitos mais, que me esqueci (com certeza) de mencionar, e no fundo sempre percebi que gosto quando os animais aparecem nos livros, não só porque estes fazem parte integrante da vida real (quer queiramos, quer não) e a interacção com os animais pode sempre mostrar muito sobre as personagens principais, se essa relação (ou falta dela) for usada com mestria.



P.S.: Podem ou não ter reparado (sou distraída, portanto conto que os outros por vezes também o sejam) que mudei o aspecto do blog. Ainda não estou totalmente satisfeita, mas de momento fica assim. Sugestões?

6 comentários:

  1. Por enquanto direi que gostava mais do look anterior, mas poderá ser por ainda não me ter habituado a este.

    Só uma pergunta: porquê um aspecto primaveril se estamos no Verão?

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Bem, acho que nunca conseguirei dar uma resposta tão completa como a tua, se bem que ande um pouco perto disso. Mas não li tantos livros com animais ou, pelo menos, não costumam ser tão relevantes.

    Quanto ao blog: 1) devo confessar que por momentos tive duvidas em que blog estava, até que me apercebi que sim, tinhas mudado o visual e não, eu não estava louca; 2)estou disposta a dar-te todas as sugestões do mundo, mas não te conheço assim tão bem para saberes o que gostas. Mesmo assim, a única coisa que eu (atenção, eu) mudaria aqui no blog à primeira vista é que parece muito amarelo-laranja. Mas isso sou eu que tenho a mania dos cleans LOL e se quiseres, podes sempre fazer uma imagem de fundo, sempre sentirás que é mais "teu". :)

    ResponderEliminar
  3. Tens aqui uma bela lista. Concordo especialmente com o último parágrafo. ;)

    E gostei do novo fundo. Achei um pouco estranho ao início não ver aquela estrutura tão característica do teu blog, mas gosto. ;)

    ResponderEliminar
  4. Vítor, não é primaveril, mas sim outonal, já que essa é a minha estação favorita. Nada tem a ver com a época, mas antes com os meus gostos.

    Laura e p7, possivelmente ainda vou alterar pois acho que o verde já é a cor característica do blog e vou tentar manter um pouco mais da estrutura original. Só ainda não sei como o vou fazer porque não quero continuar a usar o mesmo template anterior (era muito simples e bonito, mas faltava-lhe certos apetrechos que queria ter).
    Ainda tenho de estudar melhor a situação. :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho a acrescentar que gosto bastante de ver duas barras laterais em vez de uma, segue o "esquema" anterior do blog, mas o grafismo das mesmas dá um ar renovado. ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails