terça-feira, 21 de junho de 2011

Top Ten Tuesday - Reasons I Love Being A Book Blogger/A Bookish Person

Esta semana o blog The Broke and the Bookish (anfitreão do Top Ten Tuesday) faz 1 ano, e por isso tema desta semana é "Reasons I Love Being A Book Blogger/A Bookish Person" (Razões porque gosto de ser uma Blogger de Livros/Amante de Livros).
 

Nunca escondi que a principal razão que me levou a criar o blog, foi por MIM. Que é como quem diz, não o fiz para ganhar notoriedade, nem  para parecer mais esperta do que sou (caso contrário só leria clássicos para parecer mais erudita). Mas a questão não é bem essa esta semana, e sim porque eu gosto de ser uma Blogger de Livros/ Amante de Livros.

Cinco razões porque adoro ser uma Blogger de Livros:
1) Para ter uma fonte organizada de todos os livros que leio, com as minhas opiniões, e as dos que comentam;
2) Porque quando tenho que fazer estas listinhas, tenho sempre uma forma rápida de descobrir o que quero, e que muitas vezes me esqueço porque já passou imenso tempo desde que li determinado livro;
3) Porque adoro trocar impressões com outros amantes de livros, mesmo quando temos opiniões distintas do mesmo livro, e claro, porque assim também descubro muitos livros novos;
4) Porque ao ter um blog sobre livros, sinto-me impelida a ler mais e melhor;
5) Porque aos poucos aprendi (e continuo a aprender) a mostra a minha opinião, sem prejuízo da opinião alheia. No início era capaz de dizer coisas estúpidas sobre um livro (nas minhas primeiras opiniões em blog) e especialmente sobre o autor, mas felizmente muito rapidamente aprendi a ser mais madura e objectiva nas minhas opiniões. E acima de tudo penso que aprendi a respeitar mais os livros e o trabalho que está por trás de cada um deles, mesmo dos que não gosto nada. Claro que continuo a ter 'ódios' de estimação, mas agora levo as coisas mais na ... desportiva, até porque como escritora amadora, sei que estou longe de ser melhor que muitos deles (bons e maus, pois cada leitor tem seus gostos, e não se agrada a gregos e a troianos sem fazer uma salada mista, intragável, pelo meio.).

E agora razões porque adoro ser uma 'amante' dos livros:
1) Porque não há nada mais emocionante que começar a ler um livro novo e descobrir novos mundos, novas personagens, novas sensações;
2) Porque um bom livro é intemporal, e porque (esses) podemos ler cem vezes, e de todas as vezes vamos descobrir algo novo para nos maravilhar;
3) Porque são muito mais saudáveis e interessantes do que ver televisão (especialmente em horário nobre nos canais nacionais);
4) Porque, apesar de o amantes de livros serem chamados de muitos nomes maus, também são normalmente catalogados como cultos (o que não quer dizer que seja necessariamente verdade), já que pomos os cérebro a trabalhar constantemente, em vez de matarmos umas quantas células cerebrais a ver reality-shows onde a frase do dia é "Não sei que diga, não sei que faça.", num tom quase arrepiante de peça Shakespeariana. Credo!
5) Porque independentemente da plataforma (física, digital ou audio), uma boa história será sempre uma boa história, e as palavras (escritas, faladas ou pixeladas) serão sempre as mesmas, sem prejuízo de como nos venham parar ás mãos.

E penso que são razões mais do que suficientes. :)

5 comentários:

  1. Razões muito boas, sim senhora :D

    ResponderEliminar
  2. As razões porque gosto de ser uma blogger de livros são praticamente as mesmas que as tuas. =)
    É engraçado falares da televisão. Há meses que não me sento à frente dela para ver as programações "normais". De vez em quando vejo alguns episódio de uma série, ou algum filme...Mas mesmo assim é raro! Passo mais tempo a ler livros ou a escrever sobre eles. =D

    bjs***

    ResponderEliminar
  3. Mais que suficiente serão... Eu teria dificuldade em encontrar tantas para justificar algo tão visceral.

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ana! Sabes o que para mim é mais emocionante do que começar a ler um livro? É escolher um da estante antes disso! Até sinto as pontas dos dedos formigar :D

    Realmente...será que as outras pessoas -não amantes de livros- olham-nos de soslaio, e como disseste chamam-nos nomes (menos simpáticos), porque sabem que um leitor assíduo tem uma mente mais...exercitada do que o normal? será que a gente intimida o pessoal? xD

    ResponderEliminar
  5. Patrícia Cálão, eu sou praticamente igual. Há alturas em que não vejo televisão semanas a fio, o que acaba por culminar num total desconhecimento do que se passa no mundo, por isso por vezes passo uns quantos embaraços. :D Nem 8, nem 80, já se costuma dizer.

    jen7waters, conheço perfeitamente o sentimento. Para mim é muito difícil estar em frente a uma prateleira para escolher o próximo livro a ler. Até sinto formiguinhas no estômago porque queria ler três ou quatro ao mesmo tempo. XD
    E acho que é um pouco como a Patrícia Calão disse no blog dela, muitos chamam-nos de "maluquinhos" (já me aconteceu quando viram as minhas estantes cheias. :) Mas acho que mais vale, mil vezes, ler livros, do que ver televisão o dia todo. O equilíbrio será sempre a melhor opção, mas mais livros, sim senhora. :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails