quinta-feira, 16 de junho de 2011

Booking Through Thursday - Interactivo

With the advent (and growing popularity) of eBooks, I’m seeing more and more articles about how much “better” they can be, because they have the option to be interactive … videos, music, glossaries … all sorts of little extra goodies to help “enhance” your reading experience, rather like listening to the Director’s commentary on a DVD of your favorite movie.
How do you feel about that possibility? Does it excite you in a cutting-edge kind of way? Or does it chill you to the bone because that’s not what reading is ABOUT?

Quem lê este blog há algum tempo, sabe que eu não tenho nada contra os ebooks (antes pelo contrário). O que penso é que uma boa história será sempre uma boa história, independente do suporte em que seja apresentado. É claro que como boa bibliófila, prefiro ter os livros em formato papel, mas depois de olhar para o meu quarto e ver que não tenho espaço para mais nada porque as duas estantes de livros me ocupam uma parede inteira, começo a pensar se os ebooks não serão uma boa escolha (a menos que me saia o euro-milhões e eu possa construir a minha biblioteca privada de sonho).
Mas voltando ao tema principal, confesso que estou sempre atenta às novas coisas que vão 'inventando' para criar mais interactividade nos ebooks e acho a maioria delas uma mais valia, desde que não se intrometam na leiura. Por exemplo, ouvi falar que alguns autores gostariam de introduzir comentários sobre cada capítulo, mas que o leitor podia escolher ler no fim do capítulo, ou somente no fim do livro. o que dá hipóteses ao leitor de somente se focar na leitura, e depois ver os comentários (que a meu ver é muito melhor).

Também é sabido que adoro um bom booktrailer.Não tem de ser cheio de efeitos 'catitas' e ter um orçamento quase cinematográfico, basta que passe a mensagem, seja curto, e melhor que tudo que tenha texto. Não gosto de booktrailers que sejam lidos e não tenham texto a acompanhar (podem ter ambos, mas o texto tem de estar lá, sempre!). Estamos a fazer publicidade a um livro ou a um filme, afinal? Além de que, muitas vezes, um simples trailer com algumas imagens e uma boa sinopse, fazem maravilhas
Também gosto da ideia de podermos utilizar um glossário, especialmente quando estamos a ler numa língua que não a nossa, muitas vezes isso é uma grande ajuda.

Uma outra ideia que me parece muito promissora é a dos mapas. Tanto de mundos imaginários como dos reais, como auxiliares de leitura. Tal como já se vê por vezes nos livros físicos, mas quem sabe, nos ebooks possam mostrá-los em 3D, e/ou com pequenas notas adicionadas a cada local, ou indicação de que capítulos se passam em que locais. Promissor, não?

No fundo, tal como o Joe Konrath diz, eu acho que em termos de interactividade, o ebook ainda tem muito para dar e certamente que não chegamos ainda perceber as suas verdadeiras potencialidades, mas também tem de haver um equilíbrio. Extras são bons, mas a partir do momento em que se intrometam no meio da narrativa, passam a ser um empecilho e não uma mais-valia, por isso há que haver muito equilíbrio.

4 comentários:

  1. Gosto muito dessa ideia dos comentários do autor e dos mapas! Realmente, acho que as potencialidades são mais que muitas :)

    ResponderEliminar
  2. Embora a ideia de poupar uma boa centena de árvores me seja muito apelativa, ainda tenho sérios problemas com os eBooks, nomeadamente no que diz respeito à experiência sensitiva de ler.

    Ler algo que não tem cheiro (ou pelo menos não tem nenhum daqueles odores que estou habituado a sentir quando leio) parece-me algo muito alienígena. Além de mais, o eBook continua a ser muito mais agressivo para a vista do que o livro...

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito da ideia dos comentários do autor. Dos mapas também, mas sem ser em 3D, porque depois tinha de usar dois óculos para ver os mapas =P
    Realmente as possibilidades são imensas. Mas é como dizes, quando os extras são demais...a experiência fica estragada.
    Eu ando a ver se faço uma "vaquinha" para comprar um e-reader com aqueles ecrãs que não perdem iluminação à luz solar. Ainda ando a pesquisar para saber mais sobre o assunto =)

    bjs**

    ResponderEliminar
  4. Vítor Frazão, compreendo quando referes que o cheiro e a textura são elementos identificativos, mas quanto à leitura já não há entraves. As diferenças entre ler no papel e ler num ebook reader tipo kindle, são praticamente nulas. Já experimentei e fiquei surpreendida. Não cansa mesmo as vistas. :)

    Patrícia Cálão, quando me referi ao 3D, queria falar tipo as maquetas tridimensionais dos projectos, e não o 3d do cinema. XD
    Eu também só ainda não comprei um ebook reader porque estou Às espera que os preços baixem ainda mais e porque fiquei a saber que, pelo menos o kindle, cobra $2 por cada ebook fora dos USA. O.o Ladrões! Agora fiquei com mais vontade de comprar um Kobo ou um dos da concorrência.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails