Do you read book reviews? Whose do you trust? Do they affect your reading habits? Your buying habits?
Acho que qualquer verdadeiro leitor (assíduo) lê muitas opiniões (sejam em blogs, revistas, jornais, etc.(por vezes ouvem, da boca dos livreiros, mas não deixam de ser opiniões)), caso contrário teriam ainda menos conhecimento do que anda no mercado e do que faz sucesso, ou daquelas pérolas que andam na boca de poucos, mas que esses poucos amam.
Existem uma dúzia de blogs cujas opiniões leio assiduamente, e outras mais que leio de vez em quando, se estiver interessada no livro. No entanto hoje em dia raramente compro um livro sobre o qual ainda não tenha lido nada (a menos que a sinopse me chame muito a atenção, ou já seja um autor que conheço). Além dos blogs, e ocasionais críticas em revistas e jornais, também tenho muita atenção às classificações no Goodreads (plataforma que adoro). Já encontrei vários bons livros através do site, e acho que vale bem a pena ter em atenção as opiniões e classificações lá contidas. por vezes basta lermos uma ou duas opiniões para percebermos se é ou não o nosso tipo de livros (muitas vezes as sinopses enganam).
Contudo, este meu comportamento não se reflecte noutras formas de livro, como na BD e no manga, onde eu simplesmente me deixo guiar pelo instinto. Aliás, no manga eu experimento mesmo de TUDO e decido por mim mesma o que vale a pena continuar a ler, e o que simplesmente é perda de tempo. Com os livros literários não posso muito bem fazer isso, pois necessitaria passar horas nas livrarias (coisa que infelizmente faço cada vez menos).
Outra fã do Goodreads :))
ResponderEliminarExacto! Com tanto livro, uma pessoa tem de fazer algum tipo de triagem, lol. Daí as opiniões serem importantes. :D
ResponderEliminarLeio várias opiniões sobre livros mais a título de curiosidade do que para decidir se lerei o livro ou não. Na verdade, acho muito mais interessante ler as opiniões depois de ter tido contacto com a obra. Dito isto, a não ser que as opiniões exponham determinada característica da obra (não relacionada com os gostos pessoais do autor do texto) que me suscite a atenção, não será devido a elas que lerei ou não este ou aquele livro.
ResponderEliminarPara uma opinião me levar a nem sequer pegar num determinado livro, por exemplo, é preciso que ela provenha daquelas duas ou três pessoas que me conhecem bem o suficiente e na avaliação das quais confio para tal.
http://cronicasobscuras.blogspot.com/
A última review que me influenciou mesmo foi, na verdade, um link da http://lazybookreviews.tumblr.com/ para um artigo no Times sobre o "Eat, Pray, Love". Deixei de fugir do livrinho como sendo self-help místico para o achar interessante.
ResponderEliminarCuriosamente, nunca utilizei muito o Goodreads para descobrir livros novos.
O único sítio onde leio reviews de livros que nunca li é o teu blog :P
ResponderEliminarDe resto, adoro ler reviews de livros/filmes que já vi. Adoro sobretudo ler reviews super negativas a livros ou filmes que até achei aceitáveis (não perguntes porquê).
Rekoa Meton, não te imaginava como tipo de pessoa que lesse esse livro. :P Mas já agora, valeu a pena?
ResponderEliminarBabs, sinto-me honrada. :) E eu por vezes também gosto de fazer isso, acho que é para percebermos como por vezes, os pontos que nós achamos positivos numa história, são os mesmos que outros acham negativos.
Ainda não o li. Mas lá está: também não imaginava que eu fosse pessoa de ler esse livro. :P
ResponderEliminarNo entanto, este artigo mudou-me as ideias: http://www.nytimes.com/2011/05/15/magazine/a-memoir-of-a-cameo-in-eat-pray-love.html?_r=2&pagewanted=2
Não é bem uma review, mas é um exemplo de que uma review/crítica/whatever pode ser uma obra de arte.