All things being equal (money, space, etc), would you rather own copies of the books you read? Or borrow them?
Não é segredo nenhum que eu compro mais livros do que leio, por isso a minha resposta é óbvia. Prefiro mil vezes comprar, e saber que se quiser voltar a ler o livro o tenho sempre à mão, do que pedir emprestado (quer seja a um conhecido ou à biblioteca) e depois não ficar com ele para o caso de o querer emprestar a alguém ou reler, ou simplesmente abri-lo numa parte que me interessou.
Estranhamente, penso o mesmo em relação a livros que nem gostei de ler. Até eu penso que é ridícula esta minha decisão, mas não sou capaz de me ver livre de nenhum livro, mesmo os que detestei. Por isso é que não faço parte de comunidades como BookCrossing ou WinkinBooks, simplesmente não consigo. Porque assim que compro um livro, ou assim que me oferecem um, sinto como se ele passasse a ser parte da minha história e, por menos que tenha gostado dele, ao dá-lo estaria a livrar-me de uma parte dessa história, por isso deixo-os ficar (embora não me importe de emprestar).
Já tentei muitas vezes mudar de atitude - porque afinal, de que vale ter livros que não se gosta na estante? -, mas até hoje continuo na mesma.
No entanto, de vez em quando leio um livro emprestado (raramente peço, mas se me oferecerem para ler eu não recuso), e empresto sempre a quem me peça, ou a quem fique curioso depois de eu falar num determinado livro.
I do selective hoarding NOW! I already own more than 2500 books!
ResponderEliminarHere is my BTT: Own or Borrow post!
Eu também prefiro comprar os meus livros, mas infelizmente nem sempre pode ser. Os empréstimos têm aquele inconveniente de não podermos voltar a agarrar no livro depois de devolver. E o pior é quando adoramos o livro!
ResponderEliminarAntes tinha muita dificuldade em desfazer-me de qualquer livro. Eram os meus livros e faziam parte de mim. Mas depois de fazer uma troca, comecei a perder o sentimento de posse que tinha, e hoje não me faz muita diferença vender ou trocar um livro que não tenha gostado particularmente.
bjs***
Também prefiro comprar, porém, infelizmente, a situação de "All things being equal" não se verifica, por isso, livros emprestados e em segunda mão são a minha salvação. Além de mais, adoro emprestar livro, a pessoas que sei serem de confiança, claro está. Afinal, parte mais interessante de ler um excelente livro é poder partilhar a experiência.
ResponderEliminarQuanto a ver-me livre de livros que não gostei ou para os quais não vejo qualquer utilidade não tenho qualquer remorsos em fazê-lo, muito pelo contrário. Afinal, espaço nas estantes é um recurso precioso.
http://cronicasobscuras.blogspot.com/
http://cronicasobscuras.blogspot.com/
Acho que de momento estou como tu: compro muito mais do que peço emprestado, e tenho pouca vontade de me livrar dos meus livros. ;)
ResponderEliminar