quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fortune's Folly

"Fortune's Folly", de Deva Fagan (ainda não publicado em Portugal)

Sinopse:
Ever since her mother died and her father lost his shoemaking skills, Fortunata has survived by telling fake fortunes. But when she’s tricked into telling a grand fortune for a prince, she is faced with the impossible task of fulfilling her wild prophecy-or her father will be put to death.
Now Fortunata has to help Prince Leonato secure a magic sword, vanquish a wicked witch, discover a long-lost golden shoe, and rescue the princess who fits it. If only she hadn’t fallen in love with the prince herself. . .

Opinião:
Desde que este livro saiu em 2009 que tinha curiosidade em lê-lo, e depois de ler um excerto do primeiro capitulo (disponível no site da autora), ainda com mais vontade fiquei. Demorei dois anos a comprá-lo e decidir lê-lo, mas valeu bem a pena.

"Fortune's Folly" é um conto de fadas diferente do habitual. Não há magia, mas há magia. Temos todos os ingredientes reconhecíveis: Principe num cavalo branco, uma profecia, uma princesa presa na torre, um grande vilão, uma bruxa, um par de sapatos muito especiais. Está tudo lá, mas nada lá está, pois a autora conseguiu ser original com todos este ingredientes nossos conhecidos.

Fortunata é uma excelente protagonista. Teve uma vida difícil, o pai perdeu o juízo depois da morte da mão e tem de ser Fortunata a sustentá-los. Para tal tem de mentir e submeter-se a coisas às quais preferia não se submeter.
O livro começa por dar-nos a conhecer muita da história desta jovem rapariga, que não acredita em contos de fada, nem magia, e muito menos em finais felizes. Conhece gente que a ajuda, mas muito mais pessoas que só a querem prejudicar, mas mesmo quando está presa às circunstâncias, Fortunata nunca perde a garra e não espera por ninguém para se livrar dos problemas, resolve-os sozinha.
Isto até ter de profetizar o destino do principe Leonato, e tudo ficar virado do avesso.

O livro tem humor/sarcasmo embutido em quase todas as situações, embora esteja contado com tal seriedade que não dá para rir. A escrita é simples mas fluída, funcionando a favor da narrativa e das personagens.
Tanto Fortunata como Leonato estão muito bem desenvolvidos e as suas reacções e acções são as mais naturais possíveis, dentro das circunstâncias. Mesmo os vilões estão bem enquadrados se bem que não tão desenvolvidos como os protagonistas, mas as suas razões não parecem injustificadas nem forçadas para fazer a narrativa seguir um rumo.

Adorei mesmo a aventura em que tiveram de se meter para fazer a profecia tornar-se realidade, especialmente porque praticamente tudo era resolvido com a destreza da Fortunata e a coragem do príncipe, mas ao mesmo tempo não podia deixar de acreditar que havia magia pelo meio.
O final caiu muito bem, à excepção da parte da familiar do Leonato. Isso pareceu um pouco forçado, mas de resto achei perfeito. Não podia esperar mais.
Aliás, acho que o único senão deste livro é mesmo o desenvolvimento de uma vilã (familiar do príncipe). Os outros vilões estão bem expostos, mas esta pecou um pouco pela pouco exposição, daí não ter gostado do fim que lhe foi atribuído.

Em suma, este é um livro encantador, para todas as idades (sim, até mesmo crianças maiorzinhas), onde a realidade colide com a fantasia e a crueza da vida se entrança com a esperança de algo maior e melhor. Não é o típico conto de fadas, mas ao mesmo tempo não deixa de o ser. Ambíguo, eu sei, mas acreditem que é mesmo assim.
Adorei!

Capa (Monica Lee), Design (April Ward) e Edição:
Não sou fã da capa, pelo desenho demasiado simplista, mas ao mesmo tempo acho que funciona relativamente bem e retrata com alguma fidelidade a Fortunata.
O design interior está muito bonito. Elegante, mas ao mesmo tempo sofisticado. A edição em capa dura está muito boa e não encontrei erros no texto ou na paginação. Vale a pena comprar a versão hardcover.

O Booktrailer:

3 comentários:

  1. Este livro parece ser bem fofinho. Tenho de lhe dar uma vista de olhos. Mas concordo contigo, a capa não é assim muito bonita... Enfim, não se pode ter tudo :)

    ResponderEliminar
  2. Parece giro. Soa um pouco a "fairy tale gone awry", como no Shrek. ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails