terça-feira, 21 de dezembro de 2010

The Walking Dead 1

The Walking Dead é a adaptação televisiva da BD homónima (da qual já revi vários volumes) e que estreou com grande sucesso este ano. A primeira temporada tem somente 6 episódios, mas a 2ª deverá ter 13.

Vou ser sincera, se for a comparar esta adaptação com a BD, então terei de dizer que está horrível, pois logo a partir do primeiro episódio começa a divergir do original de forma tão drástica que parecem produtos completamente diferentes.
Por isso mesmo, tive de olhar para esta série como algo totalmente novo e deixar-me de comparações (o que foi difícil).
A partir do momento que fiz isto, comecei a gostar. A verdade é que as mudanças são, em grande parte, uma melhoria. Por exemplo, o facto de a Lori pensar que o marido está morto, ao invés de simplesmente cair nos braços do Chase enquanto pensava que o esposo estava vivo (como aconteceu na BD). O Rick (para já) ainda não teve a estúpida ideia de dar uma arma ao filho, e o Chase está muito melhor retratado (e aprofundado) na série.

Esteticamente está muito boa, e os actores são quase todos bastante bons. Mas olhando para o poster (e agora vou ser picuinhas), terei de repetir o que já alguém disse: Quem estivesse a fugir do zombie apocalipse, certamente não estaria preocupado em seguir pela sua faixa de rodagem e ocuparia as duas, não acham?

No entanto, há outras coisas que não gostei. Por exemplo, acho que meteram personagens novas desnecessárias (que só serviram para morrer pelo caminho), e embora algumas sejam interessantes, a maioria não é. Também não achei muita piada ao facto dos zombies serem todos rápidos (o "28 Dias Depois" é que é!), pois tinha achado o conceito da BD mais interessante, em que havia dois tipos de zombies: una mais rápidos e outros tão lentos que podíamos quase caminhar ao lado deles e ainda assim ultrapassa-los.
Aquele episódio com os mexicanos foi totalmente desnecessário (ainda por cima quando só tinham 6 episódios) e embora tenha mostrado um lado mais "humano", não serviu nenhum propósito fulcral.
Também existem certas inconsistências nas teorias e nas acções dos personagens (especialmente nos tiros), mas bem ... vou deixar passar sem me queixar, embora não tenha gostado.

Enfim, foi uma série que, se apreciada como algo não dependente da BD é bastante boa, mas caso contrário torna-se uma decepção. Por isso, pela primeira vez na vida, aconselho a verem a série antes de lerem a BD, ou então a separarem definitivamente os dois.

7 comentários:

  1. Isto claro, fazendo vista grossa à censura que a FOX aplicou à série...

    Até gostei. Embora não traga nada de novo ao género, vê-se bem, como mais um filme de apocalipse zombies. Dito isto, duvido que dure muito tempo...

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Embora as diferenças relativamente à BD sejam imensas gostei muito destes primeiros episódios. Acho que tem uma qualidade de imagem excepcional. Tenho a impressão de estar a ver um filme e não uma série. Para além disso a qualidade das representações e a forma como é filmada são pontos a favor. É como dizes: ver a série sem comparar com a BD porque na realidade diverge muito, muitas vezes para melhor. Para mim foi mais fácil abstrair-me de comparações porque já li esta parte da BD há muito tempo. Recomendo os dois, mas a série acho que ganha pontos por trazer alguma originalidade a este tipo de séries.

    ResponderEliminar
  3. Olhei o primeiro episodio e fiquei louca pra assistir o resto, mas nao tenho tv por assinatura! Depois vou baixar eheh!

    Feliz Natal!
    Natal... vida, sentimentos belos,
    Natal... uma ruptura com o apartheid social.
    Queira os humanos sentir o pulsar do Natal;
    Quisera a raça humana ouvir o coral desse Natal!
    Sair do casulo;
    Reconstruir, construir, limpar o sacrário!
    Momento oportuno de nascimento e renascimento;
    De percorrer a trilha, rumo ao Cristo.
    Pensar que não se encontra Cristo
    Nem participa do seu nascimento
    Quem não tem o ser humano como "projeto divino".
    Não há Natal com fome,
    Não há natal com corrupção,
    Não há Natal com concentração.
    Mas surge uma esperança...
    A estrela brilha bem longe!
    Uma multidão se encontra
    A raça humana louva, e
    Você se fez presente!
    de Gildean Mendez

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todos pelos comentários e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que havia BD, mas vi uns 3 episódios e gostei bastante. Também me dá sensação de ver um filme em vez de uma série :)

    ResponderEliminar
  6. Embora a série seja um pouco Dejá-vu eu gostei bastante dos 6 primeiros episódios e fico na expectativa para a 2ªtemporada, que sinceramente não terá muito para desenvolver... e aquele tipo que ficou preso no terraço??? o que será que acontece??? :) :)

    ResponderEliminar
  7. Jacqueline', na BD nunca houve nenhum homem no telhado, por isso não te sei dizer, mas muito provavelmente nem vão desenvolver isso (já é costume).

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails