sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Herbert West: Reanimador

"Herbert West: Reanimador", de H.P. Lovecraft (Edições Quasi)

Sinopse:
Uma perturbante história sobre as experiências excêntricas e secretas de um médico em busca da solução química para reanimar a vida humana. nesta busca, Herbert West faz diversas tentativas com cadáveres frescos e obtém os resultados mais inesperados e aterradores.

Opinião:
Este pequeno livro contém, entre as suas poucas páginas, uma noveleta (ou será conto) e dois contos relativamente pequenos.
Vamos por partes, então.

Herbert West: Reanimador
Apesar das sucessivas e extenuantes repetições narrativas no início de cada capítulo (que na veradde amontoavam a quase metade de cada capítulo), esta noveleta foi veraddeiramente interssante e manteve-me uma leitora atenta durante todas as páginas. A escrita está simplista, mas muito bem conseguida, de forma que, embora não pregue veraddeiros sustos, consegue intimidar e deixar o leitor com a cabeça cheia dos verdadeiros horrores que West 'trouxe à vida'.
Assim sendo, foi uma leitura muito interessante, nada datada e muito bem transmitida, mas que teria ganho com menos repetições abusivas.

Celephais
Com uma prosa estimulante, este conto peca por uma certa previsilidade. Mas como é curto e as suas descrições criam imagens vivas na mente do leitor, é uma história que não chega a aborrecer.

A Oliveira
Gostei do tom fábula/lenda deste conto, mas confesso que fiquei muito bem sem perceber o final pois nada explicou realmente o que se passou, e nem o 'fazer assumpções' terá grande efeito neste caso bizarro. E acho que a narrativa teria ganho mais com alguma profundidade extra.

Em suma, foi uma leitura muito interessante e que não me importarei de repetir no futuro, este foi o meu primeiro contacto com um dos grandes nomes dos contos de horror, e pretendo voltar a este grande autor muito em breve, pois adorei a escrita deste.

Tradução (Isabel Rocha), Capa e Edição:
Sem lacunas que eu notasse, uma tradução bastante boa (à excepção da "galera" que eu tive que ir pesquisar para saber o que era, mas bem ... isso é falta de cultura da minha parte e nada tem a ver com o excelente trabalho da tradutora).
A capa está em sintonia com o resto da colecção, e a cor amarela é bastante chamativa (embora pouco tenha a ver com o conteúdo).
Quanto à edição, e embora o papel seja relativamente fino, o livro parece relativamente durável. O design interior é do mais simples que há, mas funciona bem.

1 comentário:

  1. No outro andava a tentar lembrar-me de um livro de Lovecraft que tinha lido apenas a primeira história e tinha adorado - e eis que ele aparece aqui! Eu apenas li Herbert West: Reanimador que gostei bastante, e agora ando a tentar ver se arranjo outra vez o livro - para reler o Reanimator e ler os outros contos.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails