quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Banqueiro Anarquista

“O banqueiro anarquista” de Fernando Pessoa (Guimarães Editores)

O “Jornal I” está a publicar uma colecção de obras de Fernando Pessoa, autor Português que, infelizmente, ainda não tinha lido. Como esta foi a primeira obra a que tive acesso, decidi que era um sítio tão bom para começar como qualquer outro.

O banqueiro anarquista” é um conto do autor português, que se resume basicamente ao monólogo de uma banqueiro que se diz anarquista e que tenta explicar como é um anarquista férreo, que pratica ao invés de se manter na teoria, como os outros fazem (segundo o próprio banqueiro).
O que se segue é um longo e repetitivo diálogo unilateral deste senhor que, por via de lógica e razão, chegou à sua presente situação de banqueiro rico, que se diz anarquista. Se o é ou não, deixo ao critério de cada um.

O conto, embora repetitivo, tem como ponto forte o facto de, mesmo nunca nos sendo descritos quais os gestos do senhor, através dos diálogos conseguirmos “visualizar” este personagem tão peculiar. E, mesmo repetitivo, não se torna nunca chato.

Em suma, é uma boa obra, que não aborrece, mas que também não chega a deslumbrar. Ainda assim deixa-me curiosa de voltar a ler este grande escritor português e sem dúvida que voltarei a fazê-lo.

Primeiramente publicado no Caneta, Papel e Lápis (2009/10/22).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails