terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Harry Potter e os Talismãs da Morte

"Harry Potter and the Deahtly Hallows" de J.K. Rowling
editado em Portugal como "Harry Potter e os Talismãs da Morte (Livro 7)", pela Editorial Presença


Sinopse:
É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível - encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort... Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final - Harry Potter e Lord Voldemort... nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... um dos dois está prestes a acabar para sempre... Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá...

Opinião:
ATENÇÃO! Esta opinião contêm SPOILERS e é um desabafo do principio ao fim.
Eu esperei e quase rezei que o Harry Potter morresse. Então, andava a J.K. Rowling a dizer-nos que este seria o último livro da saga. Que queriam que eu estivesse à espera?
Para mim a única maneira de ela não se submeter aos desejos dos fãs e continuar as aventuras de HP, seria a morte dele.
Mas que dizer quando ela me surpreende, desta vez na negativa, ao mantê-lo vivo e, pior, dar-lhe três fedelhos.
Agora em vez de "Harry Potter e ..." teremos "Albus Severus e..." (o que me pareceu, dos três pirralhos, o mais merecedor de atenção).
Peço-te J.K. Rowling, por favor não faças isso. (mas se ela o fizer, provavelmente vou ler porque adoro as histórias dela). Mesmo assim não deixo de ficar um pouco "desapontada". Estava mesmo a contar com a morte do Harry (sim, eu sou má)

Independentemente de tudo isto, tenho a dizer que adorei o livro, como aliás, tinha adorado todos os anteriores. Rowling tem uma forma de escrita cativante e consegue surpreender-nos sempre nos momentos mais imprevisíveis. Isto é o que adoro nos livros.
Embora, digo já que, de vez em quando, ela escreve umas cenas um pouco infantis, mas como são só três ou quatro ao longo de um livro de 600+ páginas, eu tendo a ignorar estes momentos e prontos.
Claro que sei que no fundo HP começou por ser um livro para os mais pequenos (embora nunca o achasse) e por isso é compreensível que tenha umas coisas mais infantis (muito poucas, aviso).
Posso no entanto dizer que nunca na minha vida achei poder desfrutar tanto de uma saga com sete livros. Harry Potter é uma surpresa agradável e foi uma espera saborosa entre cada novo livro. Adorei cada momento passado a lê-los e voltarei a ler toda a saga num futuro bastante próximo, pois não me parece que sejam menos surpreendentes, mesmo depois de já saber quase todos os seus segredos.

Aconselho a todos lerem, pelo menos, um livro. Não deverão ficar desapontados, e, sobre circunstância alguma, deverão pôr essa hipótese de parte só porque acharam o filme uma treta.
Como aliás é costume, o livro é muito melhor do que a adaptação ao cinema, embora confesse que até gosto dos filmes (nem de longe, nem de perto tanto como os livros, mas ainda assim...).

Primeiramente publicado no Insignificancias Significativas (2007/08/08).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails