Voltei esta semana à rubrica Top Ten Tuesday, hospedada pelo The Broke and the Bookish, pelo tema: "Endings That Left Me With My Mouth Hanging Open" (Livros cujo final me deixaram de boca aberta).
Informo, desde já, que este top conterá tanto livros cujo final me surpreendeu pela positiva, como os que surpreenderam pela negativa. Este top poderá também conter spoilers (pormenores importantes sobre a trama, que podem estragar a 'festa' a leitores incautos), por isso atenção. Então aqui vai a minha lista, sem qualquer ordem especial:
- "The Alibi", de Sandra Brown - Não contava nada que o assassino fosse aquela pessoa, por isso fiquei agradavelmente surpreendida.
- "A Luz", de Stephen King - *spoilers* Estranhamente andei o livro todo crente que o escritor iria arranjar maneira de não enlouquecer e ter o fim que lhe coube, daí o final me ter apanhado de surpresa.
- Catching Fire, de Suzanne Collins -Porque duvido que haja quem não tenha ficado de boca aberta com aquele cliffhanger e porque tive de esperar até ler o seguinte.
- "Mockingjay", de Suzanne Collins - Mais um que me deixou de boca aberta pelos piores motivos. Detestei o final, especialmente porque a Katniss acabou por não fazer nenhuma decisão, deixando que tudo fosse decidio por ela. Fora isso, fiquei de boca aberta com o desfecho reservado à Primm.
- "A Mecânica do Coração (The Boy with the Cucko-Clock Heart)", de Mathias Malzieu - Pode dizer-se que não estava nada à espera de um final deaquele (tão ... triste). Contava com algo mais feliz e fiquei um pouco decepcionada por isso, mas ao mesmo tempo reconheço que foi um final verdadeiramente surpreendente.
- Harry Potter e a Ordem da Fénix, de J.K. Rowling - Porque é que a minha personagem favorita tinha de morrer? Porquê? E ainda por cima tive de reler a cena porque não percebi, À primeira, as verdadeiras repercussões do que se tinha passado. *sniff*
- Harry Potter e o Príncipe Misterioso, de J.K. Rowling - Fui apanhada de surpresa com aquele fim e mal aguentei a espera até o livro seguinte. Mais uma morte com a qual não contava (ou melhor dizendo, uma morte que não acreditava que viesse tão cedo).
- "Harry Potter e os Talismãs da Morte", de J.K. Rowling - Porque *spoilers* estava à espera que o Harry morresse! Tenho dito.
- "Como água para chocolate” de Laura Esquível - Há muita coisa que nunca esquecerei sobre este livro, mas definitivamente o fim está no topo dos mais bizarros e inesperados de sempre. Épico!
- "Na Sombra do Sonho (Lover Unbound)", de J.R.Ward - Porque não contava com o desfecho reservado à Jane e pessoalmente achei-o um pouco fantasioso e inverossímil demais, mas lá que foi surpreendente, isso foi. *spoilers* Não estão mesmo a querer que eu acredite que é possível ter uma relação amorosa com um fantasma, pois não?
- "Memória de Elefante", de António Lobo Antunes
- Porque esperava algo minimamente satisfatório deste desfecho, mas
terminei com um expressão parva na cara, a pensar que não tinha
acontecido nada no livro todo.
Yes, Water for Elephants. Good choice.
ResponderEliminarHere's my post: Top Ten Book Endings That Left Me With My Mouth Hanging Open. I hope you will also stop by and sign up for the Readerbuzz October Giveaway for Matched!
Espera... quem é que morre no "Prisioneiro de Azkaban"??? O_O Essa pessoa só morre *SPOILERS* na Ordem da Fénix! Certo? *FIM DOS SPOILERS*
ResponderEliminarthe alibi, Mockingjay and catching fire has made the top ten list on a few other bloggers too. I must read alibi and mockingjay.
ResponderEliminarhttp://sidnebkclubreviewz.blogspot.com
slayra, HEHE! tens toda a razão, eu queria dizer o "Ordem da Fénix". Como já os li há uns bons anos, fiz confusão. XD
ResponderEliminarO Catching Fire! esqueci-me dele..
ResponderEliminarTive a mesma reacção com os de Harry Potter e os de The Hunger Games, se bem que, como sabes, acabei por gostar do último livro. Esqueci-me de fazer isto ontem, talvez o faça hoje HAHA xD
ResponderEliminarPartilho da mesma opinião que tu quanto a "Como Água Para Chocolate". Aquele final é demasiado WTF! para ser verdade...
ResponderEliminar