"Em Chamas (Os Jogos da Fome 2)" de Suzanne Collins (Editorial Presença)
Sinopse (tradução livre):
Contrariando todas as probabilidades, Katniss Everdreen ganhou os Jogos anuais da Fome, juntamente com o companheiro do seu distrito, Peeta Mallack. Mas esta foi uma vitória ganha desafiando a autoridade e regras da Capitol. Katniss e Peeta deviam estar felizes. Afinal de contas eles ganharam, para si mesmos e para as suas famílias, uma vida cheia de conforto e segurança. mas há rumores de rebelião entre o povo, e a Katniss e o Peeta, para terror de ambos, são o rosto da rebelião. A Captitol está furiosa. A Capitol quer vingança.
Opinião:
Depois de ler o primeiro livro fiquei com muita vontade de ler a sequela, por isso inquiri a Editorial Presença, para ter uma estimativa do tempo que teria de esperar até ler o resto. Eles responderam-me prontamente, mas a resposta não foi a que eu esperava. A verdade é que não têm previsões da data de publicação e como eu tenho pouca paciência para esperar por algo que não sei se sai este ano ou no próximo (ou nunca), avancei para leitura em inglês.
Demorei algum tempo a ler o livro, mas não foi por falta de vontade, e sim por falta de tempo. Assim como o primeiro, este livro leu-se muito bem e nem dava pelo tempo a passar. Muito envolvente!
Algo que notei logo no início foi que a autora usou, mais ou menos, a mesma fórmula e estrutura do primeiro volume, o que criou um reconhecimento imediato e uma familiaridade aconchegante, mas também foi aí que o livro pecou um pouco (só um pouquinho). No início tinha tudo o que o primeiro tinha, o que significa que se gostei do primeiro, iria indubiltalvemente gostar deste, mas ao não ter nada de verdadeiramente novo (estou a falar em termos estruturais) ficou o sentimento de que faltava algo e isso fez com que este livro não fosse tão intenso como o seu antecessor.
Não posso dizer que não estivesse à espera da maioria dos acontecimentos e reviravoltas do livro, mas eu dificilmente sou surpreendida (não brinco!), e isso não me impediu de adorar as reacções das personagens a cada novo desafio.
Outra coisa que reparei foi o quão fraco o Peeta é. Está bem que ele é fofo e muito esperto (aquela jogada na entrevista, em que ele mentiu e deixou, tanto audiência como adversários, a simpatizarem com a Katniss, foi de génio), mas não deixa de ser um empecilho na arena. É que ele não fez nada de jeito! E a Katniss não foi muito melhor,. Queria tanto protegê-lo, mas nunca conseguia e eram sempre os outros aliados que faziam de heróis.
Mas, claro, que chegada ao fim, e com um cliffhanger daqueles, eu fiquei de boca aberta. Não é que não estivesse à espera, porque já adivinha um desfecho semelhante, mas houveram factos que me surpreenderam. Louvos à autora que não tem medo de magoar as personagens principais. às vezes é bom ver um final menos feliz, embora com muita esperança envolvida pelo meio, ou não estivesse a sequela prestes a sair.
Em suma, foi uma excelente sequela, que ao princípio pareceu ter falta de algo verdadeiramente inovador, mas que depois mostrou ter tudo para ser tão boa ou melhor que o seu antecessor. Com um final surpreendente (ainda assim) e novas personagens que aprendemos a adorar, já para não falar no excelente desenvolvimento das personagens que já conhecíamos do livro anterior, e especialmente das potencialidades do triângulo amoroso que fica mais interessante a cada capítulo. Também gostei do facto de se desenvolver muito mais a rebelião, algo que faltou no primeiro livro. E claro, ainda mais que o primeiro livro da saga, este deixa um sabor a pouco e o desejo de que o terceiro e último livro saía mais depressa, para não ter de especular tanto e esperar em agonia.
Recomendadíssimo!
E por falar no terceiro livro: Quando estava mesmo a chegar ao fim desta leitura, surgiu na web a capa para o último livro da saga, intitulado Mockingjay, a sair a 24 de Agosto deste ano (em inglês).
Olhem-me bem para esta capa linda, e que já está aberta a várias interpretações. Eu concordo maioritariamente com tudo o que diz o My favourite author. Mal posso esperar para ler o encerramento da saga. (claro que vou a correr ler em inglês)
Capa (Ilustração) de Tim O'Brien
Nota: Este é o terceiro livro que vou submeter como sendo para o Desafio Thriller & Suspense, já que se insere no género.
Devo admitir que quando ouvi falar da sequela tive um misto de curiosidade e receio, em especial porque aquilo que me atraiu no primeiro foi o conceito de battle royal pós-apocalíptica e temia que ele não houvesse no segundo, mas como a sinopse garantiu que ela continuaria fiquei mais tranquilo.
ResponderEliminarFoi interessante ver como a vida de Katniss e Peeta mudou ao tornarem-se vencedores e mesmo o triângulo amoroso (para os quais normalmente não tenho muita paciência) foi interessante. Tal como no primeiro gostei de algumas personagens secundária com o Haymitch, Finnick e Johanna, porém, comecei a perder a paciência com a estupidez de Katniss! Sim, ela é astuta, corajosa e boa lutadora, porém, demora imenso tempo a entender os esquemas.
As única grande falhas foi a competição propriamente dita que é muito mais fraca que a primeira.
Embora esteja ansioso para ler o terceiro (com um final daqueles quem não estaria…) desconfio que não gostarei tanto…
http://cronicasobscuras.blogspot.com/
O meu receio a iniciar este segundo volume, foi o mesmo que o teu. Mas acabei por gostar, e ainda bem que te aconteceu o mesmo.
ResponderEliminar