terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A luz

"A luz" de Stephen King (Biblioteca Sábado)

Sinopse:
Jack Torrance vê-se forçado a aceitar um trabalho como zelador de Inverno do Overlook, um enorme hotel nas montanhas do Colorado, um lugar que queda absolutamente isolado pela neve entre Novembro e Março. Embora a vida nessas condições de isolamento não pareça fácil, para Jack é uma oportunidade perfeita para reconquistar a sua mulher Wendy e o seu filho Danny, e para retomar o seu trabalho de escritor. Mas a família não está exactamente sozinha no Overlook. Os terríveis acontecimentos que sucederam no hotel no passado vão-se assenhorando lentamente do presente dos seus novos ocupantes até os levar a uma situação aterradora, da qual talvez nenhum deles possa escapar...


Opinião:
Fico algo estupefacta quando penso que demorei tanto tempo a terminar a leitura (6 meses). Não foi por ser aborrecida, mas também não sei ao certo o porquê deste tempo todo.

Este é o primeiro livro de ficção que leio de Stephen King, a quem muitos chamam de mestre do terror. Posso dizer que gostei do livro, mas não amei, como esperava que acontecesse.
A verdade é que história me deixou empolgada até ao final, sempre esperando pelo melhor, mas temendo o pior, e nesse aspecto o autor conseguiu deixar-nos em constante suspense.
O mal deste livro, a meu ver, é que não é tão assustador quanto poderia ser. O autor é demasiado descritivo e perde muito tempo em cenas que, no final, acabam por não ter qualquer importância e que por isso chegam a ser algo maçudas.
Como mais pessoas referiram, senti-me como se estivesse a ler o guião de um filme, demasiado descritivo, o que retirou algum encanto ao livro.
Mas o livro tinha vários pontos fortes. As personagens sem dúvida, estavam muito bem expostas e "humanas", gostei particularmente do Danny que praticamente era a personagem principal. Já para não falar no Jack, e como acompanhamos as mudanças nele. O Overlook estava muito bem descrito e quase que me sentia a andar pelos corredores, a entrar nos quatros que deveriam estar trancados.

Em suma, é um bom livro, que entretêm, mas que não prega verdadeiros sustos. Uma leitura interessante que me deixou curiosa por ler mais alguma coisa do autor.

Tradução de Regina Estevão

2 comentários:

  1. Olá Ana! É só para avisar que agora o JL tem um site. Visite-nos em www.jornaldeletras.pt e actualize a morada no blogue. Obrigado e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li o livro mas conheço a história, aquando da adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick. É daqueles livros que tenho na wishlist para quando se proporcionar a ocasião, porque a narração de Stephen King parece-me muito interessante.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails