O tema desta semana, no Top Ten Tuesday, é "Jerks in Literature", que e como quem diz: "Os parvalhões na Literatura (ou os literalmente parvalhões :D )" (personagens, não autores).
Apesar do tema ser extremamente interessante, parece-me que vou ter alguma dificuldade em nomear dez, mas vamos lá começar a lista e ver no que dá (sem ordem de 'jerkiness').
- Draco Malfoy, na saga Harry Potter (J.K. Rowling) - Embora ele se redimisse um pouco no último volume, isso não fez esquecer seis livros de parvoíce causada pela insegurança e pelo 'síndrome' filhinho-do-papá.
- Jace, na saga Caçadores de Sombras (Cassandra Clare) - Este rapaz irritou-me imenso, embora por vezes tivesse umas acções bem heróicas, na maioria do tepo ele era um parvalhão de todo o tamanho. (na minha opinião do primeiro livro eu até disse que se o encontrasse na rua lhe dava um estaladão - para verem como ele me irritou.
- Nils Bjurman, em Os Homens que Odeiam as Mulheres (Stieg Larsson) - Qualquer pessoa que tenha lido o livro sabe perfeitamente que este tipo mereceu tudo o que lhe aconteceu, e merecia ainda muito mais.
- President Snow, saga Jogos da Fome (Suzanne Collins) - Este personagem enoja-me muito, por razões óbvias. Além de ter bafo a sangue, não tem escrúpulos.
- Edward Cullen, na saga Luz e Escuridão (Stephenie Meyer) - Só quem nunca lidou com um stalker (ou viu as acções de um) é que poderia alguma vez achar românticas as cenas do Edward. Controlar todos os passos da namorada? Proibi-la de ver os amigos? Espiá-la à noite (eu sei que é uma coisa de vampiros, mas ainda assim ...)? E coisas bem piores, que este senhor irritou-me imenso. Amor? Isto é doença!
- T-Ray, em A Vida Secreta das Abelhas (Sue Monk Kidd) - Este homem castigava a filha por tudo e por nada. Consigo perceber a revolta dele, mas despejar a sua frustração na filha, é atitude de covardes.
- Estéban, no livro A Casa dos Espíritos (Isabel Allende) - Apesar de ser muito amoroso com a esposa, com todas as outras mulheres ele era uma besta. tanto que saia pelos campos e violava todas as mulheres que lhe aparecessem pela frente. A autora tentou mostrá-lo como uma personagem piedosa, mas não conseguiu. Machista e nojento!
- O Juíz, no livro Meridiano de Sangue (Cormac McCarthy)- Acho que foram poucas as personagens que me arrepiaram e enojaram tanto como este Juíz (não se conhece o seu nome). Muito inteligente e com o dom da palavra, as acções dele eram absolutamente revoltantes e davam-me voltas ao estômago.
- Humbert Humbert, em Lolita (Vladimir Nabokov) - Parece-me que não há necessidade de explicar porque acho este personagem abominável.
- Sr. Bentley, no livro Sr. Bentley O Enraba-Passarinhos (Ágata Ramos Simões) - Este personagem é um parvalhão, mas no bom sentido. Ou não fosse o seu livro uma sátira.
Parece que sempre consegui nomear 10, sem recorrer uma única vez a mangas/BD. Acho que é a primeira vez. :)
Algumas personagens não conheço, mas das que conheço concordo contigo!
ResponderEliminarO Jace, a sério? xD Bem, eu também só estou a perguntar por curiosidade e surpresa, porque ainda não comecei a ler a dita série mas pensei que ele fosse bom moço, ai o sacana!
ResponderEliminarJá agora deixo também a minha lista (se bem que muitos destas não são meros jerks, mas verdadeiros SOB's)
ResponderEliminar1- Kikuta Hisao, “O voo da Garça” por Lian Hearn
2 - Thaddeus Valentine,
3 - Lord Richard, “A filha da floresta” por Juliet Marillier
4 - Alpin of Briar Wood, “A espada de Fortriu” por Juliet Marillier
5 - Simon (Siawn Hy), “A Guerra no Paraíso” por Stephen Lawhead
6 - Lord Asriel, serie “His Dark Materials”, por Philip Pullman
7 - Aquiles, “A Ilíada”de Homero
8 - Jadir, “A Lança do Deserto” por Peter V. Brett
9 - Illoth, “Crónicas de Allaryia” por Filipe Faria
10 - Kostya Saushkin, série normalmente referida como “World of Watches” por Sergey Lukyanenko
jen7waters, o Jace é mesmo um grandessíssimo parvalhão para tudo o que seja não-nephilim. Isto inclui humanos, vampiros, lobisomens, etc. Basicamente ele acha que a sua 'raça' é a melhor. Ao longo da saga ele muda um bocado, mas não muito. :P
ResponderEliminarVitor Frazão, dos que referes só conheço o nº 10. :P
Não conheces o Aquiles?
ResponderEliminarUps, esqueci-me de dizer que o Thaddeus Valentine pertence a "Engenhos Mortíferos" por Philip Reeve.
Vitor Frazão, conheço, conheço. Eu é que me esqueci desse. Mas nunca li o livro. Só o conheço das lendas.
ResponderEliminarEstou a ver...um snob, portanto. Tsk, tsk, Jace.
ResponderEliminar