quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os Jogos da Fome (trilogia)

(editado em 2011-04-26)
Terminada a leitura da Saga "Os Jogos da Fome", não podia deixar de fazer um balanço final da leitura.

Os Jogos da Fome é uma trilogia distópica, cuja ideia inicial muito faz lembra o Battle Royale (de Koushun Takami). No entanto as semelhanças ficam-se só na premissa, sendo que cedo a saga se destaca, não só pela escrita acessível e crua da autora, como pelas muitas personagens que desfilam pelas páginas.

Em The Hunger Games (Os Jogos da Fome), conhecemos Katniss, uma rapariga que se oferece para os mortais jogos em troca da liberdade da sua irmã. Logo com este acto heróico, Katniss prende o leitor.
Ao longo deste primeiro livro aprendemos a amar Katniss, e graças À escrita da autora, duvidamos de toda a gente, mesmo dos que a ajudam no meio da crueldade dos jogos. O fim chega como um alívio, mas deixa no ar a promessa de muito mais.

Com Catching Fire (Em Chamas), todas as esperanças que tínhamos de um futuro mais risonho, se dispersam aos poucos, e ainda assim uma nova chama de esperança se acende quando a arena é de novo o centro das atenções. Todas as acções têm consequências, e neste livro, tanto Katniss como os seus amigos, irão perceber até que ponto isso é verdade.

Finalizando com Mockingjay, a autora seguiu por um livro mais de guerra e política, onde todos manipulam e poucos dizem a verdade. Terminando com um fio de esperança, acompanhado de muito sofrimento.

Como deixei bastante assente nas minhas opiniões individuais (podem consultar abaixo), adorei o primeiro livro, gostei muito do segundo, mas fiquei bastante insatisfeita com o terceiro e último livro da saga. Ainda assim é uma saga que recomendo sem problemas, pois proporcionou-me leituras muito intensas e interessantes.

À saga completa dou a seguinte classificação: 7/10 (Bom)

Para verem as opiniões individuais, aqui fica a lista:
- The Hunger Games;
- Catching Fire;
- Mockingjay.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails