Do you read books “meant” for other age groups? Adult books when you were a child; Young-Adult books now that you’re grown; Picture books just for kicks … You know … books not “meant” for you. Or do you pretty much stick to what’s written for people your age?
Basta olhar para a minha lista de livros lidos, ou mesmo para a minha lista de favoritos, para perceber que eu não ligo nenhum a esses 'rótulos' das idades.
Consigo tanto apreciar um livro infantil (onde as imagens tem mais ênfase que as letras) como um livro para adultos, cheio de temas densos e complicações de 'gente grande'. Já para não falar que há muito que ache que a BD e (cruzes!) o manga é para crianças e adolescentes. Pois não há nada mais errado. Assim como em tudo, há para crianças e há para adultos. Pessoalmente leio de tudo, e adoro de tudo.
Por exemplo, um dos meus livros favoritos é "Dá-me um Abraço", de Jonh Rowe, e que é, nada mais nada menos, que um livro infantil. Tinha comprado o livro para oferecer, mas entretanto li-o antes de o embrulhar. Escusado será dizer que não o embrulhei e tive de ir comprar outro para oferecer. É uma história muito simples, mas que consegue transmitir muita coisa. Simplesmente adorei!
Mas ao mesmo tempo nos meus favoritos tenho também livros como "Harry Potter" (J.K. Rowling), "Onze Minutos" (Paulo Coelho), "A Loja dos Suicídios" (Jean Teulé), ou mesmo "Sunshine" (Robin McKinley). Já para não falar nos vários mangas de vários géneros e faixas etárias diversas que fazem parte dos meus favoritos.
As únicas alturas em que presto atenção à 'etiqueta' etária de um livro, é quando estou à procura de algo muito específico, como aconteceu recentemente, em que procurava um livro com Dragões, mas que não fosse nem para crianças, nem para jovens-adultos. Foi propositado, porque não queria a visão dos infantis (que muitas vezes sabe bem ler), nem os dramas adolescentes dos infanto-juvenis. Mas só faço isto muito raramente, e nunca digo que não a um livro só porque "Eh pá! Isso é para crianças!". Pois por vezes encontramos os maiores tesouros onde menos esperamos.
Ah! Já me esquecia. Em criança lia mesmo só livros de crianças, e em adolescente lia praticamente só livros para a minha idade, e depois muitos livros de história e pesquisa (sempre adorei história). mas só na idade adulta deixei esses 'limites' de lado e comecei a apreciar de tudo.
Acho o tema interessante. Até aos 11 anos lia só livros de colecções direccionadas a crianças ou adolescentes. Li todos os do Bando dos Quatro, os da colecção Estrela do Mar publicados até àquela altura e por vezes entretinha-me a ler aqueles do 'Clube das Amigas' (que já na altura para mim eram um guilty pleasure, mas agora admito que um ou dois até tinham qualidade).
ResponderEliminarFoi aos 11 anos que li o 1º livro 'de adulto': 'Um Pecado Maior' de Konsalik, se não estou em erro. Por um lado fiquei fascinada por estar a ler algo diferente do costume por outro incomodaram-me alguns temas e passagens mais adultas.
Hoje em dia leio qualquer coisa, aliás, o meu segundo livro preferido, 'Stargirl', é dirigido a um público infanto-juvenil :)
(só uma coisinha: seria possível activares os comentários anónimos ou só com nome/url? é uma chatice ter de fazer login)
Barbara, já está resolvido esse problema dos comentários (na verdade nunca tinha pensado muito nisso, mas como faço revisão, acho que não há problema em ter anónimos).
ResponderEliminarE acho que ler de todos os géneros é bastante mais saudável do que ler sempre do 'mesmo'. :)