domingo, 17 de abril de 2011

Classificações - uma decisão

Já quando escrevi, em Janeiro, sobre o meu 'método' de classificação numerária dos livros que leio, tinha pensado seriamente em alterar esta situação.
Pois bem, nas férias decidi-me. Não vou mais dar notas aos livros.

Isto por uma razão muito simples: Cheguei à conclusão de que dar uma nota pode ser tanto menosprezador como bajulador, por mais 'ética' que eu tente ser quando os classifico. E por isto me aconteceu muitas vezes de voltar atrás, mesmo passadas umas semanas de opinar sobre uma obra, e dar por mim a alterar a classificação.
Sinceramente, parece-me que será uma opinião mais justa e direccionada, se eu não estiver a encerrar toda as minhas conclusões com um número que na verdade pouco diz sobre a obra.

Assim sendo, a partir de agora as minhas opiniões continuaram no mesmo 'regime', mas no final já não encontrarão aquele número de 1 a 10.

Mas, tendo sido esta uma decisão que tomei sozinha, gostava também de saber a vossa opinião. Que vos parece? Será que o sistema de classificação é necessário, ou apenas um 'apêndice' que pode facilmente ser descartado?


P.S.: Vou deixar as opiniões anteriores com o sistema de classificação, pelo menos para já, porque não tenho disponibilidade de as alterar uma a uma.

5 comentários:

  1. Eu também tomei essa decisão quando li o livro da Inês Botelho e dei 7 estrelas e depois li outro livro dei na mesma 7 estrelas mas achei que estava bem melhor :( Cheguei à conclusão que não valia a pena dar classificação e em vez disso falar um pouco mais sobre o livro em sim.

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, não uso classificações porque as acho redutoras daquilo que quero dizer. Também não ligo muito às mesmas quando estou a ler a opinião de outra pessoa, prefiro ler a opinião toda e perceber se a pessoa gostou ou não, ou se o que não gostou poderá afectar a minha leitura.

    Dado que gosto de ler as tuas opiniões duma ponta à outra, a classificação acaba por ser acessória, por isso acho que não vou estranhar deixares de a colocar numa opinião. ;)

    ResponderEliminar
  3. Adeselna Davies, foi mais ou menos por isso que tomei esta decisão. É bom saber que não sou a única. :)

    p7, fico contente por sabre que lês tudo. :) E ficas já a saber que faço o mesmo no teu blog (embora comente pouco, mas eu sou rapariga de poucos comentário (verídico!)).

    ResponderEliminar
  4. Não desgostava das classificações, mas não as acho essenciais. Como disseste, são um apêncide que não faz falta.
    Também não meto classificações nas minhas por receio de ser injusta, seja por imaturidade da altura, influências de humor, cotar com a mesma classificação livros que não estão ao mesmo nível... Enfim, há uma série de factores a ter em conta.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente eu nem prestava muita atenção à classificação. O que me interessa são as opiniões :)

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails