"Homecoming", de Patricia Briggs e David Lawrence (ainda não publicado em Portugal)
Esta novela gráfica é uma prequela para a saga Mercedes Thompson, que tem início no livro "O apelo da Lua" (opinião). A história é original e escrita pela autora (Patricia Briggs), adaptada depois por David Lawrence.
Argumento (Patricia Briggs / David Lawrence)
Sendo esta uma colaboração com a autora, nota-se que o compasso da história é relativamente semelhante ao dos romances. A história central está interessante, tem bastante acção, e os diálogos estão bem conseguidos, embora por vezes decisão da sequência dos acontecimentos não tenha sido a melhor (refiro-me particularmente ao segundo capítulo)
No entanto tenho que apontar uma falha, um pouco grave a meu ver, que se tornou notória em certas partes da história. Refiro-me às inconsistências narrativas com o primeiro volume da saga. Sendo esta uma prequela, deveriam ter tido um pouco mais de cuidado em não se estar a desmentir. Exemplo: O Adam só disse à Mercy que o Marrock lhe pediu para tomar conta dela no 1º volume (O Apelo da Lua); o Sebastian nunca disse a outro vampiro que a Mercy era uma Caminhante; e por fim, tanto quanto me recordo, foi a Mercy que encontrou a gata, e não o Adam que lha ofereceu.
Isto seria 'desculpável' se a própria autor não tivesse trabalhado nesta novela gráfica.
É claro que são pontos que facilmente podemos ignorar, mas achei bem apontá-los.
Noutra nota, os apontamentos finais que o David Lawrence fazia em todos os capítulos (4) estavam bastante interessante e tinham um certo ambiente descontraído.
Desenho e Cores (Francis Tsi / Amelia Woo)
Adorei e arte de Francis Tsi logo nas primeiras páginas, o traço simples, a escolha das cores e o estilo de pintura quase tradicional, deram a toda a Bd um ambiente fantástico. Simplesmente adorei. A acção também estava bem retratada e as personagens eram bastante distintas, assim como os lobos.
Amelia Woo, que desenhou e pintou os últimos dois capítulos, conseguiu captar muito bem o estilo do seu antecessor, fazenndo com que o choque artístico quase não se fizesse sentir, conseguindo ainda assim dar-lhe um toque muito pessoal. A única coisa que tenho a dizer contra, é o facto de não ter conseguido distinguir muito bem os lobos uns dos outros, primariamente porque ela escolheu dar-lhes a todos a mesma cor de pêlo. Fora isso, está um trabalho exemplar.
Foram ambos fantásticos artistas, que captaram -a meu ver- muito bem o ambiente dos romances.
Em suma esta novela gráfica está bastante bem conseguida, mas em termos de enredo talvez apele mais a quem não conhecer os romances, pois todos os já leitores da saga, verão algumas inconsistências que poderão ou não enervar. Contudo, graças ao facto de mostrar um passado desconhecido das personagens, será uma leitura interessante para os fãs.
Em termos visuais está brilhante, num estilo que condiz muito bem com o tom desta e das restantes histórias da saga, tanto com a arte de Francis Tsai, como com a de Amelia Woo.
Para os que não conhecem, poderá também ser um bom ponto de partida.
Nota: Se não estou em erro, a capa do volume é de Dan dos Santos, o mesmo ilustrador dos romances.
Fiquei com vontade de adquirir este "livro".
ResponderEliminarGostei imenso da série, e normalmente gosto destas adaptações.
Onde é que eu posso vê-lo? Tenho acesso aqui na net ou é necessário comprá-lo?
Boas leituras :)
Pela net tem-se sempre acesso a tudo, mas nem sempre de forma legal.
ResponderEliminarAconselho-te primeiro a veres algumas amostras da BD (julgo que no site da editora tem) e se gostares a comprares, pelo Bookdepository (que eu gosto mais) ou pela amazon.
ok. brigada pelas indicações! Vou então dar uma olhadela no dite da editora.
ResponderEliminarBeijos e boas leituras!