quinta-feira, 14 de abril de 2011

Booking Through Thursday - Personalidade

Mais uma semana com o desafio do blog Booking Through Thursday.
In a related question to last week’s–
I was reading the other day a quote from JFK Jr who said on the death of his mother, that she died surrounded by family, friends, and her books. Apparently, Jackie’s books were very much a part of HER, her personality, her sense of self.
Up until recently, people could browse your bookshelves and learn a lot about you–what your interests are, your range of topics, favorite authors, how much you read (or at least buy books).
More and more, though, this is changing. People aren’t buying books so much as borrowing them from the library. Or reading them on their e-readers or computers. There’s nothing PHYSICAL on the shelves to tell strangers in your home, for better or worse, who you ARE.
Do you think this is a good thing? Bad? Discuss!
Esta questão tem vários pontos em comum com a da semana anterior, em que a pergunta era se expúnhamos os nossos livros e os mostrávamos ao 'mundo'.
Não sei bem se as minhas estantes dizem muito de mim, além do facto que compro muitos livros, gosto de fantasia, e que tenho mais livros para ler do que propriamente lidos.
Na verdade, apesar de ler muitos livros em ebook, sempre que gosto mesmo do livro, gosto de o comprar em formato papel. Não perguntem porquê, mas gosto de sentir as estantes cheias e saber que, se quiser, posso emprestar o livro a alguém que o aprecie.
Também não tenho por hábito pedir emprestados livros na biblioteca, por razões que j+a antes mencionei, mas que repito: na biblioteca da minha cidade não há muita variedade de escritores contemporâneos, e menos ainda de fantasia, além de que, os poucos que há, já têm livros em falta, sagas incompletas, etc. Gosto muito de lá ir pesquisar sobre arte, mitologia, e outras coisas que tal, mas para emprestar livros, só mesmo muito raramente.

Isto tudo para dizer que tão cedo ninguém de vai preocupar em não Ver os livros que leio.

Mas voltando à questão central: se acho ou não bem esta tendência para haverem cada vez menos livros em casa (por causa da crise, poupança e dos empréstimos). Bem, na verdade sinto pena, porque sempre adorei entrar numa casa e ficar minutos (senão mesmo horas) a admirara as suas estantes de livros. E sim, acho que na maioria dos casos diz muito sobre os habitantes da casa e isso é um bónus.
No entanto, entendo que o facto de esta 'tendência' estar a desaparecer se deve a factores diferenciados. Uns bons, outros maus. Por exemplo, não acho mal terem agora muitos ebooks, poupam papel e ajudam o planeta (desde que o leitor de ebooks não esteja a poluir mais ainda). Os empréstimos, esses advém da crise. Cada vez mais a sinto e cada vez me posso dar mais ao 'luxo' de comprar livros, especialmente em português.

E acho que já disse tudo o que tinha a dizer.
E vocês, que pensam?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails