sábado, 19 de fevereiro de 2011

As minhas estantes II


A Slayra lançou o desafio, e como eu andava já há uns tempos para mostrar as minhas novas estantes, aqui vai um post muuuuuuuuuuito longo (a sério!). E mais um aviso: como as minhas estantes eram um pouco largas e não se ia notar bem os livros com uma prateleira por foto, dividi cada uma em duas (por isso é que o post vai ser tão grande).
Comecemos pela vista geral:
O meu quarto até é grandito, mas como tenho de meter lá tudo, acabo por quase nem ter espaço para andar. :P (aquilo ali é uma máquina de ginástica, caso não se perceba)
No cimo da primeira estante temos os livros já LIDOS, ordenados pelo primeiro nome do autor (eu sei que nas bibliotecas é pelo últimos, mas isso faz-me confusão). À esquerda temos as revistas dedicadas ao fantásticos (com contos e rubricas), depois temos as antologias e em seguida começam os "A's".
Os livros do Fábio Ventura (que é um autor muito simpático (eu até tenho sorte com os autores que conheço)), são muito lindos, não são?
Destaque para "O Leitor", que é um livro muito bom, e o "Metamorfose". Também posso dizer que a antologia "Brinca comigo!" está autografada por dois dos autores (Luís Filipe Silva e João Barreiros, autores dos dois melhores contos da antologia, na minha humilde opinião).
É isso mesmo! Harry Potter para fazer companhia aos livros (comprei a figurinha por 0,99€), que são a minha saga preferida. Temos também o "E Depois ...", de Guillame Musso, que gostei bastante de ler. Também a saga "Anders" me ficou na memória, embora ainda me faltem ler dois livros (que pretendo ler este ano). E, claro, a "Loja dos Suicídios" que continua a ser um dos que mais gosto me deram a ler.
Mais uma prateleira de LIDOS, num sobe e desce de tamanhos, que até me faz sorrir. Preferia que estivessem todos do mesmo tamanho, mas não abdico da catalogação por nome de autor (e como leio poucos livros do mesmo autor, acabo com as prateleiras neste estado). Em breve vou ler o segundo volume da saga "Mediator" da Meg Cabot (1º é Terra Sombria), que até é bem divertida.
O livro da Madalena Santos, "O Décimo Terceiro Poder" (grande lombada, letra minúsculas), está autografado pela simpática autora, com quem já tive prazer de estar duas vezes)
Destaque também para o "O Cão Vermelho" e especialmente o "Os Guardiães da Noite", assim como os "Jogos da Fome" (a espreitar do canto direito). O "Marley & Eu" também é um doçura, e sempre me fez recordar a minha adorada cadela Kika, que infelizmente já faleceu.
Temos mais alguns LIDOS aqui. "Ruby" que foi um dos livros que criou o meu gosto pela leitura. "O Deus das Moscas" que é um livro muito poderoso, e depois os meus livros em Inglês (Paperback e Hardback), de onde destaco o "Sunshine".
O "Venom" foi-me dado pela editora. Thanks! E o "The Alibi" foi-me oferecido pela autora e está autografado. :)
Em frente aos livros anteriores, tenho estes, mais pequenos, que não cabiam em mais sítio nenhum (as prateleiras estão todas cheias). Tenho os livros da Buffy, porque sempre fui fã (falta-me ler um dos que tenho, mas não está nesta foto), e ao lado tenho os romances que vinham antigamente com a "Maria" e afins. Bons tempos. :D (São possivelmente os únicos "romances" puros e duros que li)
E aqui está a primeira parte dos meus livros de 'pesquisa' e de gostos variados. Também ali tenho alguns fascículos de colecções, maioritariamente sobre a História da Arte e sobre o Egipto (cultura pela qual tenho um fascínio especial). Magritte é um dos meus pintores favoritos, por isso comprei o livro da Taschën (que são livros bem em conta). Também gosto muito da minha colecção sobre animais (Aves, Mamíferos, Peixes e Répteis), que adoro abrir aleatoriamente de vez em quando
Tenho também alguns livros de desenho (nem todos estão nas estantes), uns dicionários (não se vêem todos aqui) e um livro sobre como gerir empresas (porque já tirei um curso na área).
Aqui temos mais alguns livros que uso para pesquisa e um escolar (a bíblia dos desenhadores de construção, "Desenho Técnico"). Ali ao fundo, no canto direito, estão impressos alguns dos meus 'livros' (são impressões únicas que fiz só para mim), o grandalhão é a BD "Que Sorte a Minha", que publiquei em co-autoria com a Natacha Salgueiro, no Jornal Barcelos Popular. Está lindo!
O primeiro monte de BD. Temos "BlackSad", um livro infantil  muitos livros da Disney, assim como uma adaptação mais adulta e fiel da história de "Aladinno", e ainda um livro de uma portuguesa, que é também um filme animado. Chama-se "História Trágica com Final Feliz" e é muito giro! (além de ter um traço bastante dinâmico).
No topo temos o algumas revistas e fanzines de BD e ainda o "Rei" de Rui Zink e António Jorge Gonçalves, que é muito interessante.
Mais BD! Álbuns variados publicados em Portugal (o de cima é do nosso artista Pedro Pires (cujo trabalho adoro). No canto tenho mangas publicados por uma editora já extinta: alguns volumes dispersos de "Akira" (porque não consigo completar a colecção), e os três primeiros volumes de "Mother Sarah", que é um manga muito poderoso e que não é para os fracos de estômago. Infelizmente a colecção nunca foi publicada integralmente no nosso país. :(
Se acharem estranho, estas cinco prateleiras não estão lado a lado, eu é que pus a imagem assim para se ver os mangas todos juntos. Na verdade estas prateleiras estão umas por baixo das outras.
Então, na primeira e segunda tenho mangas dispersos que muito possivelmente não vou completar, ou dos quais ainda só tenho um ou dois volumes (como "Naruto", "Blade of the Immortal", "Dragon Ball" e "Black God"). Tenho também o "Dark Angel" que comprei só para dar vendas ao manga em Portugal (não sou fã do mangaka), mas que a Devir descontinuou depois de dois volumes. :(
Do "Lupin" tenho o segundo volume, e nunca consegui arranjar o primeiro (alguém tem?). Gostava também de completar a colecção do "Full Metal Panic", mas infelizmente a editora ADV faliu e já não se arranja os volumes por preços razoáveis.
Depois tenho o manga "Chrono Crusade" (é "Chrno Crusade", mas os americanos gostam de alterar estas coisas), e só me falta um volume, que já está a caminho de minha casa. Yay!
Ao lado tenho o manga "Dragon Head", que é um dos meus favoritos de sempre! Tenho a colecção completa, mas foi difícil completá-la e alguns volumes são já em 2ª mão.
E notem as figurinhas! Um é o Naruto, e outro é a Kagome do Inuyasha (gosto mais do anime que do manga. Caso raro!)
 Entramos agora na estante dos NÃO LIDOS. Tenho aqui vários que quero ler ainda este ano. Como nunca li nada da Agatha Christie, espero colmatar essa lacuna este ano. Depois é a Anne Bishop, da qual só oiço falar maravilhas. Também os livros de Dino Buzzati e Doris Lessing me interessam bastante.
Ainda na mesma prateleira, temos o "Avatar" do autor português Frederico Duarte, que espero ler em breve. O George Orwell e o George R.R. Martin, que quero ler antes de dar a série (tem mesmo de ser em breve). O 4º volume do "Anders" (o 3º está na mesa-de-cabeceira) e por fim os meus três prémios fabulosos (primeiros volumes da saga Kushiel). Lucky!
Nesta parte de outra estante, saltam à vista as encadernações capa-dura de Jules Verne (eu sou contra tradução de nomes!) e, claro, a Juliet Marillier (a qual não vou resistir a ler durante muito mais tempo, já que todos falam tão bem dela). Também a Karen Marie Moning (de duas editoras diferentes), marca presença, seguida do livro cuja adaptação cinematográfica eu adorei, "Ponte par Terabithia". E claro, no canto está o Ken Follet (que também quero ler antes de ver a série adaptada).
Nesta estante, Lev Tolstói e "O Romance de Genji" são dois calhamaços imensos (até assustam!). Já a Madalena Santos (cujo primeiro livro li no ano passado e gostei; a autora também é muito simpática), mostra-se em números (este ano espero ler pelo menos mais um livro desta escritora nacional).Também Philip K. Dick está aqui mostrado, ali no canto, com dois pequenos livros (tenho mais um dele da colecção Argonauta).
Deitado, com pouca dignidade (coitado!) está a antologia "Contos de Terror do Homem-Peixe". De pé temos alguns autores portugueses, sendo que tenho vontade de em breve ler um livro da Rosa Lobato Faria. E ali no canto direito, está o segundo volume  dos "Guardiães da Noite", cujo primeiro volume me deixou rendida.
Ah! "O Escolhido" está autografado pelo simpatiquíssimo autor, Samuel Pimenta.
Uma edição que comprei só pela encadernação: "Cartas Portuguesas" de Soror Mariana Alcoforado. Dois livros de 'mestres' do mistério e horror, Stephen King e Tami Hoag.
Tapados estão "A Sangue Frio", de Truman Capot; e "Kockroach - A Metamorfose", de Tyler Knox. Mais uns livrinhos da V.C. Andrews (embora me falte o último da Saga Landry).
Deitados temos uns livros que são (eram?) da minha mãe: "Coração" de Edmundo Amicis, "O Caso da Morena Contratada" de Erle Stanley Gardnet", "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães, e "Poirot Investiga" da Agatha Christie. São muito velhinhos, por isso é que estão naquele estado.

E por fim, bem destacado, está ali o meu marcador-de-livros personalizado, vindo directamente do México. Foi uma colega de trabalho que me ofereceu, e adoro-o!
A prateleira dedicada aos meus livros em Inglês NÃO LIDOS, incluindo a colecção Caçadores de Sombras (falta-me o "City of Ashes" que emprestei a uma amiga), mais alguns volumes da saga Irmandade da Adaga Negra e o "Let the Right one in", que é possivelmente o livro que mais quero ler desta prateleira.
Alguns deste livros foram adquiridos nas feiras do livro, em 2ª (ou 3ª, ou 4ª) mão, por isso estão um pouco ... amassados.
No canto direito, tenho mais livros ganhos em passatempos (em português e inglês), que pretendo ler este ano.
Em segunda fila, na prateleira seguinte, tenho os Livros de Bolso, da Leya, da Europa-América, da Argonauta e mais uns quantos. Todos os da Leya no canto esquerdo, foram ganhos num passatempo (eu até tenho alguma sorte nestas coisas). Depois tenho alguns autores 'clássicos" da FC como Frank Herbert, Joan D. Vinge, Philip K.Dick, Ursula K. LeGuin, Cona Doyle, Ray Bradbury, Marion Zimmer Bradley, entre outros, nas colecções Argonauta e FC da Europa-América.
Mais dois livros do Edgar Allan Poe (o primeiro, acabei de ler) e à direita, uma colecção de livros (adaptados ao cinema) da Visão.
Isto é o que está por trás da imagem anterior. São todos livros de colecções da revista Visão. Os primeiros são livros de autores portugueses, os segundos de autores de língua portuguesa, a seguir os clássicos da literatura erótica, seguido dos 'clássicos' mais gerais. E no fim temos a colecção 'Frente e verso' com Prosa e Poesia de vários autores portugueses.  Infelizmente ainda li muitos poucos livros destas colecções, mas gostaria de poder dedicar-lhes o tempo que merecem.
E esta pilha é da Colecção Público, com clássicos da literatura universal, incluindo o "Alcorão", "A Origem das Espécies", "Divina Comédia" e "Odisseia".
No topo tenho dois livros de uma outra colecção do "Público" que foi uma desilusão, pois na verdade eram 'resumos' das obras e não as obras. A enganar o público. Mau!
No fundo da segunda estante,, estão os da colecção Sábado, que são imensos, e todos com prospecção de serem muito bons. Já li alguns, mas faltam-me ainda muitos mais.
Depois ali no canto tenho a colecção DN de Verão, da qual ainda não li nenhum livro (mas vou ler!).
E porque isto parece nunca terminar, em cima de um baú (temporariamente), tenho a minha enorme colecção de revistas de Banda Desenhada. São quase 350 revistas!!!
Não me perguntem quanto dinheiro gastei nisto, porque eu nem faço contas para não entrar em stress, mas foram muitos anos a comprar muitas revistas por mês.
Depois veio uma altura em que não comprava nada e agora compro de quando em vez, mais comedida, até porque as publicações em Portugal reduziram drasticamente.
Quase tudo é de histórias da Marvel ou da Image (nunca fui grande fã da DC), e depois alguns da Disney. Tenho mais alguns num caixote, mas esses está 'fora de alcance'.
Na mesa-de-cabeceira tenho alguns livros PARA LER. O 3º "Anders", a "Nona Chave" (que já comecei a ler), o 5º volume da Buffy, a fanzine "Fénix", "Os Maias" (que deixei a meio da última vez que tentei ler), "Pérola nas Brumas", que quero terminar por pura teimosia, pois também abandonei a leitura), e depois temos uma série de BDs.
No fundo está um livro de 'puxar pelo cérebro' que comprei há uns anos, mas que ainda nem sequer estreei (pois tenho outros livros de exercícios mentais, que me têm mantido entretida).
 Num outro quarto tenho estes livros de Pintura e Desenho (uma colecção que saiu cara à minha mãe que foi quem mos ofereceu). Ao lado tenho também os livros da "Enciclopédia Infantil", que usei tantas vezes que estão assim gastos por acaso até estão estimadinhos, tendo em conta as vezes que os abria). :D
Ainda no outro quarto, tenho mais estes livros. Os da esquerda são a colecção completa de "Dom Fonsarilho & Santa Pança", livros que eu AMAVA (especialmente as ilustrações), seguidos de livros da "Rua Sésamo", que se vê logo que abria quase todos os dias. :D
Os livros mais à direita, não são meus.

Ainda temos mais duas pequenas estantes cobertas de livros, na sala, mas como esses não são meus (quer dizer, alguns até são), não vou colocá-las aqui. Acho que já chega, não?

Não sei se perceberam, ou não, mas muitos dos livros que leio não estão na prateleira da LIDOS, isso é porque leio alguns livros emprestados, e também muitos ebooks (que pretendo adquirir, mais tarde, na forma física, pelo menos grande parte deles).

E é isto. Foi num instante, não foi? (eu bem avisei que ia ser longo!)

20 comentários:

  1. Obrigada pelo post, as tuas estantes são lindaaas! E que óptima colecção de manga! O__O

    ResponderEliminar
  2. Bem, para já, que quer que chegue ao fim deste post tem de comentar que não estavas a brincar quando disseste que seria longo! :)

    Estão aí vários livros dos quais sou fã e outros que me metem medo ao susto, não obstante, é uma boa colecção. Devo dizer que nunca esperei que fosse fã de "Buffy"...

    Perguntas (é só curiosidade, se não quiseres não respondas, obviamente):

    Porquê uma estante azul?
    Porquê só dois livros de Naruto?
    Separaste os livros de Lukiánenko apenas por causa da ordem alfabética?

    ResponderEliminar
  3. Slayra, se eu tivesse todos os mangas que já li em formato físico, te garanto que estas duas estantes não chegavam. :P

    Vítor, não podem dizer que não avisei. :D
    E sou fã da série Buffy, não propriamente dos livros, mas como os comprei, quis terminar de os ler. As estantes são azuis porque quis decorar o meu quarto em tons de azul e apaixonei-me por as estantes desta cor. :)
    Só tenho dois livros do Naruto, porque ainda não tive oportunidade de comprar mais. Espero este ano consolidar a minha colecção de manga, que por minha vontade era ainda maior que a dos romances.
    E os dois livros do Lukyanenko (assim como de outros autores) estão separados porque, como disse, separo os livros Lidos dos Não-Lidos, e como ainda não li o 2º volume, tem de ficar noutra estante (como acontece com o "Anders", ou os da Madalena Santos, por exemplo).

    ResponderEliminar
  4. Se me permites, algumas sugestões dos próximos a ler da estante dos Não Lidos - Anne Bishop, o Duna do Frank Herbert, George R.R. Martin, Jacqueline Carey, Juliet Marillier. ^^

    Tens muitas colecções das que saem com revistas e jornais. ;) Não te chateies com o Público, aquela colecção dos resumos era duma colecção da Editora Sá da Costa de livros contados às crianças. Não sei o que aconteceu à editora, mas os livros já não se vêem muito nas livrarias. :\ Imagino que o marketing à volta da colecção não tenha sido muito bem feito.

    E também tens aqui muitos livros/revistas de BD. Reconheci aí as revistas do Tom e Jerry, que acho que a minha irmã tem lá para casa, e as revistas do Ultimate Homem-Aranha, que também tenho. ^^

    ResponderEliminar
  5. p7 , obrigada pelas sugestões. São todos autores que tenho bastante curiosidade em ler, e pelo menos a George R.R. Martin, Jacqueline Carey e Juliet Marillier devem ser lidos nos próximos meses. :)

    ResponderEliminar
  6. Lady Hawke! Não sabia que tinha sido publicado cá! O filme é lindo! Tenho de o procurar!

    Bonitas estantes! Adorei a cor. :D

    ResponderEliminar
  7. Ena! Tantos livros! Adorei ver as tuas estantes! Subscrevo a p7 nas sugestões de leitura. Como é possível ter Juliet, Bishop, Carey e Martin na estante e não tratar logo deles? :)

    ResponderEliminar
  8. São tão giras as tuas estantes azuis, Ana :) Tens ali uns calhamaços...aquele Genji se for lançado com força suficiente, deve ser capaz por uma adulto KO.
    E lá vou eu chatear mais uma pessoa com este assunto (não tenho culpa, vocês é que puxam por mim) TENS DE VER OS PILARES DA TERRA! é a melhor coisa que foi feita para televisão nos últimos tempos. Claro que eu fui fraca e vi antes de ler os livros, e agora já não me apetece, talvez um dia. :p

    ~Carla

    ResponderEliminar
  9. Ana, o mesmo se passa comigo, leio online e só compro as que gosto. ^_^ Mas as tuas são diversificadas. Adorei as tuas estantes! :)

    ResponderEliminar
  10. WhiteLady3, também adorei o filme e por isso comprei o livro. Como é um livro de bolso da Europa-América até fica baratinho. :)

    Cat SaDiablo, é que são tantos para ler que há muitos a sofrerem de "falta de atenção" da minha parte. :P

    cuidadocomodalmata, LOL por acaso já tinha pensado nisso. Quando me irritar com alguém a sério, ameaço atirar-lhes o "Romance de Genji". XD Mas quanto ao "Pilares da Terra", não me atrevo a ver a série antes de tentar ler os livros, porque depois já sei que não lhes pego, e como tenho o primeiro cá em casa, seria um desperdício. :)

    slayra, obrigada, e sim, não vou comprar os que não gostei, não é? :)

    ResponderEliminar
  11. Ameiiii a tua estante.... estou de boca aberta... a minha não xeha nem em 1% da sua....

    ResponderEliminar
  12. Grande coleção de livros :)
    Dentro dos livros não lidos tens três das minhas autoras preferidas: Juliet Marillier, Anne Bishop e Sandra Carvalho. Todas elas fazem com que quando começamos a ler um livro sejamos de tal maneira agarrados a ele que só descansamos quando o acabamos de ler mas depois queremos mais. Penso que vais encontrar algumas semelhanças entre o livro "A filha da floresta" de Marillier e "A última feiticeira" de Sandra Carvalho.
    Espero que não te importes com a intromissão

    ResponderEliminar
  13. Sonhadora,
    Já tinha ouvido dizer que as duas tinham algumas semelhanças, e como pretendo ler ambos em breve, cedo vou ficar a saber. :)

    ResponderEliminar
  14. Olá! Ontem tornei-me seguidor do blog. Muitos parabéns, é excelente ;)
    Acho que nos podemos ajudar mutuamente :D Eu tenho à venda o livro 'Buffy, a caçadora de vampiros Vol. 7 - Duelo Sangrento' e os "mangás" 'Akira (OEL - Original English Language Manga) Vol. 13, 16, 17 e 18' (os volumes publicados aqui pela Meribérica são a adaptação americana em cores e de muitos mais volumes, não o mangá original de 6 volumes). Deixo ainda aqui o meu tópico de vendas, no caso de estares interessada em alguma coisa :O http://www.animeportugal.net/index.php/topic/10636-vendo-promocao-mangas-livros-jogos-dvd-roupa/
    Também vendo Dragon Ball, embora já haja uma pessoa interessada. No caso de também estares, é questão de ver qual a oferta que me apresenta uma melhor oportunidade ;)
    Já agora... Estás interessada em vender esse teu volume solitário de NANA? xD Dou 5€ (com portes incluídos) por ele x)
    Obrigado por tudo! Vou, sem dúvida, continuar a acompanhar o blog :D

    ResponderEliminar
  15. Wildcat17, obrigada pela visita e pelo apoio.
    Já respondi às tuas propostas por email. :)

    ResponderEliminar
  16. Oi, por acaso não tem o livro de BD Blacksad - Algures Entre as Sombras?
    Aguardo resposta
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Não, esse não tenho. Só tenho o "Blacksad : Os bastidores do inquérito".
      Fique bem e boas leituras.

      Eliminar
  17. Quantos livros da buffy foram lançados aqui no brasil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diego, não lhe sei dar essa informação porque vivo em Portugal e não no Brasil. :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails