quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Booking Through Thursdays - Algo Velho, Algo Novo

btt button
All other things being equal–do you prefer used books? Or new books? (The physical speciman, that is, not the title.) Does your preference differentiate between a standard kind of used book, and a pristine, leather-bound copy?

No geral gosto de livros novos, porque estão intactos e porque sei que na minha mão ficarão em muito bom estado por muito tempo (tenho sempre muito cuidado ao ler os livros). No entanto, um livro usado não me assusta, nem sequer quando já não tem capa. Claro que não gosto de livros amassados, sem páginas (quase que mutilados) e dificilmente compraria um nessas condições, mas já por várias vezes comprei livros muito usados e com aspecto de tal. Ainda no ano passado, nas feiras do livro, comprei vários e  não me arrependo, especialmente porque estes se podem comprar a preços muito mais acessíveis e, se estiverem em condições de ser lidos (e não comidos pelos bichos) até dá gosto ler uma das edições mais antigas. Já para não falar que muitos livros só podem mesmo ser adquiridos desta forma, já que há muito estão fora de circulação.
Também tenho um gosto especial por um livro velho, não só por saber que muitos são mais antigos que eu, ou sequer que os meus pais, mas porque é sempre um prazer folhear um livro que já tem histórias para contar além daquelas que estão gravadas nas suas páginas.

Acho que livro antigo de capa dura só tenho um: "Rebbeca", de Daphne du Maurier, e a única coisa relativamente nova no livro é mesmo a capa, porque o interior vê-se bem que é muito antigo (as folhas até têm marcas de humidade e não há sequer menção da data da edição). No entanto, não sei se este será o livro mais antigo cá em casa (parece-me que não).
Certamente não tenho nada com um século de idade, mas alguns andam lá perto. O "Coração" de Edmundo Amicis tem para lá de meio século (bem mais).

Por isso, se prefiro livros novos, a verdade é que gosto também de comprar velhos (desde que não estejam todos rabiscados, e estejam mais ou menos estimados). Perguntem à minha mãe! Eu até já lhe 'surripiei' alguns dos livros mais velhos que ela tem, só porque adoro olhar para eles e pegar neles. :)

5 comentários:

  1. Também tenho alguns do meu pai :) claro que também os levei para a minha casa para as minhas prateleiras. Ficam lá lindos!

    ResponderEliminar
  2. Regra geral prefiro livros novos, mas também não me importo com os outros desde que não estejam ilegíveis, nem seja demasiado delicados (levo livros para todo o lado por isso preciso que sejam resistentes).

    "Coração" de Edmundo Amicis, leste de livre e espontânea vontade ou também foste obrigada a ler?

    http://cronicasobscuras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Vítor, ainda não li o livro, mas tenho intenções de o fazer. Sempre foi um dos que me 'chamou' na prateleira da minha mãe.

    ResponderEliminar
  4. here's mine http://tributebooksmama.blogspot.com/2011/02/booking-through-thursday_24.html

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, tirarás as conclusões por ti própria.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails