sábado, 15 de maio de 2010

Meme de Hábitos de Leitura

Vi este Meme no blog do Estante de Livros e não resisti a responder a estas perguntas que não interessam a muita gente. (Entretanto já muita gente respondeu, mas eu tirei o original da Estante de Livros)
Perdoem-me estes momentos.

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
Normalmente não, pois tento sempre comer antes de ler, com medo de besuntar o livro (aconteceu-me uma vez e agora quando olho para o livro quase que choro por o ter sujo (perdoa-me Harry Potter)), mas de vez em quando, quando a fome aperta, sou capaz de meter qualquer coisa à boca enquanto leio, tendo sempre muito cuidado com os dedos que uso. XD

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Leite, simples e frio, ou então água, mas sempre postos bem longe do livro para não haverem acidentes. E quase me esquecia do chocolate quente no Inverno.

Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros horroriza-te?
As únicas coisas que escrevo nos livros é o meu nome, a data de compra ou oferta e o preço, mas sempre a lápis.
Salvo  raras excepções, não tiro apontamentos, porque como anoto o meu progresso no goodreads, não preciso ter um sítio físico só para isso, mas quando quero anotar algo específico (como uma citação ou outro), pego num bloco de papel e aponto a lápis.
Gosto de ter os meus lviros quase imaculados.

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?
Sempre com um marcador, pois colecciono-os. E, mais uma vez, nunca poderia dobrar os cantos de um livro, parecer-me-ia que os estava a mutilar (ideias minhas).

Ficção, não-ficção, ou ambos?
Prefiro ficção porque, sinceramente, a minha vida já é demasiado realista, o que não quer dizer que não desfrute de um livro de não-ficção de vez em quando.

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qualquer sítio?
Faço sempre o que posso para ler até ao final de um capítulo, porque sinto que se não o fizer, quando voltar a pegar no livro vou-me perder. É uma questão de conforto, parece-me.

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Nunca! Por mais mau que o livro seja, sou incapaz de o estragar.

Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado?
Depende. Se não conseguir adivinhar o significado pelo contexto, então sim, procuro o significado num dicionário ou na internet (caso não haja dicionário ao pé), mas normalmente pelo contexto chego lá.

O que é que estás a ler actualmente?
Presentemente é o "The Forest of Hands and Teeth" de Carrie Ryan, que não está a ser tão bom como eu esperava. Pena ...

Qual foi o último livro que compraste?

"Nação Crioula" de José Eduardo Agualusa, um autor do qual ainda só li um pequeno conto.

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?
Normalmente leio dois livros em simultâneo. Um em papel (para andar com ele para trás e para frente, ler no intervalo do lanche, ou onde tiver possibilidade para tal), e um em formato digital, para quando estou no computador. Normalmente estes últimos são em Inglês e não estão publicados em Portugal.

Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?

Preferido não diria, pois leio quando há hipóteses para tal, que normalmente é entre as 16 e as 17 (hora do lanche) e antes de ir para a cama (embora o meu colchão e a parede fria me dêem dores na espinha se ficar a ler muito tempo). De resto, como ando sempre com um livro na bolsa, sempre que há uma vaga, lá estou eu de nariz enfiado no livro, mas não tenho muito tempo e como sou uma leitora lenta, ainda pior é.

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
É-me indiferente. Não estou mais inclinada para uns ou outros, tudo vai de se gosto ou não do que leio da obra e se esta me cativar o suficiente para seguir uma saga, melhor.

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomendar?
Como ainda me considero muito verde no campo literário, não tenho um só autor ou uma só obra que possa dizer que recomendo a toda a gente ou que recomendo muitas vezes. Mas quando leio um novo livro, normalmente lembro-me sempre de alguém que possivelmente gostaria dele, e aí sim, sugiro.

Como é que organizas os teus livros?

Para começar, tenho-os separados por lidos e não-lidos (os não-lidos estão em maioria), depois estão agrupados pelo primeiro nome do autor. Eu sei que nas bibliotecas é pelo último nome, mas eu lembro-me é do Vladimir Nabokov e não do Nabokov, Vladimir. Faz-me confusão. Se bem que, por motivos estéticos, gostaria de alinhar os livros por alturas, mas isso nunca farei porque, bem ... como é que eu ia decorar a altura do livro do Justin Evans? Ficava mais bonito, mas ia ser uma salsada e eu gosto é de descomplicar.

5 comentários:

  1. Oh...que os Deuses me salvem e guardem de besuntar um livro com comida alguma vez! xD

    Carla C.

    ResponderEliminar
  2. Foi numa altura em que eu almoçava fora de casa (num tasquinho) e aproveitava esse tempo para colocar a leitura em dia, e então, um acidente aconteceu. :(
    Não sujei muito, mas ainda assim serviu-me de emenda. Nunca mais!

    ResponderEliminar
  3. Temos algumas coisas em comum :D
    O que achei mais engraçado neste questionário, foram as respostas no que dizem respeito à questão "Como organizas os teus livros", anda muita gente desorganizada neste aspecto :)
    Acho que chegamos a um ponto que temos tantos livros que te-los organizados é um desafio. As minhas estantes precisam de uma grande organização e uma lista de livros por autor torna-se urgente. Já cheguei a comprar livros repetidos, por não saber já o que tenho em casa :(

    ResponderEliminar
  4. Paula, a mim quase me aconteceu o mesmo, mas felizmente, como estava em dúvida, decidi não comprar e ainda bem porque senão ia ficar com dois iguais. E eu nem tenho uma "livraria" assim tão extensa.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails