segunda-feira, 24 de maio de 2010

::Conto:: Se acordar antes de morrer ...

"Se acordar antes de morrer ..." de João Barreiros na antologia "Imaginários 2" (Editora Draco - Brasil)

Sinopse:
O Funcionário desperta, pronto a desempenhar a sua função: Colocar a pele do Pai Natal (São Nicolau) e distribuir amostras grátis dos produtos da CC.

Opinião: 
Mais uma vez o autor conseguiu transportar-me para um dos seus mundos pós-apocalípticos onde o envolvente me sugou numa descrição fantástica do redor, deixando ainda assim muito para a imaginação do leitor, não se tornando por isso cansativa.
Adorei a forma como o Funcionário e as suas acções foram descritas e especialmente a sua naturalidade em querer ajudar os clientes, sem se dar conta que na verdade os estava a condenar (muito realista tendo em conta que falamos de uma máquina apenas programada para uma tarefa e nada mais).
Está certo que muito pouco nos é explicado sobre como o mundo chegou ao estado descrito, mas as pistas são suficientes para satisfazer as necessidades do conto, sem que tenha de haver recurso a (possíveis) esclarecimentos maçadores sobre as duas semanas que antecederam o despertar do Funcionário.
Acho que o único ponto fraco do conto foi mesmo a praga zombie, com a típica "Gah ... miolos", que poderá fazer o delírio de alguns, mas que me pareceu, se bem que compreensível, algo incongruente, mas a ideia dos insectos e demais animais zombies, estava muito interessante e é certamente algo que eu não me importaria de ver mais aprofundado.
Também o último capítulos (de apenas um parágrafo) me pareceu desnecessário, mas não foi isso que estragou o conto.


Sendo este o segundo conto que leio do autor, posso afirmar agora que gosto bastante da escrita do autor e sem dúvida que vou ler mais trabalhos dele.


Curiosidade: Este é o conto que dá nome e inspira a ilustração da colectânea do autor "Se acordar antes de morrer" (podem ver a imagem à direita)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails