"Zona Negra" de André Oliveira, Bruno Bispo, Carla Rodrigues, Eduardo Monteiro, FIL, Gustavo Carreira, João Vasco Leal, Hugo Teixeira, Luís Lourenço Lopes, Manuel Alves, Maria João Careto, Paulo Marques, Pedro Carvalho, Raz, Roberto Macedo, Rui Alex, Victor Freundt e Vidazinha
Sinopse:
Uma colectânea de bandas desenhadas e ilustrações de vários artistas (amadores e/ou profissionais) portugueses e até estrangeiros.
O projecto ZONA! conta já com vários números: Zona Zero, Zona Negra (este), Zona Fantástica, Zona Gráfica.
Opinião:
- Capa (Eduardo Monteiro): Maravilhosa! Sempre adorei o contrate preto/branco e vermelho, e nesta ilustração sentimos um certo terror (quase oriental) e acho que é impossível não ficar a olhar para ela uns bons minutos.
- Ilustração (FIL): Muito expressivo e com traços distintos, mas que se baralha um pouco, tirando-lhe algum simbolismo mais profundo.
- Ilustração (Carla Rodrigues): Adorei o trocadilho e a ilustração está bastante boa, expressiva e com um bom uso das tonalidades.
- BD (Sunday Zombie Sunday de Pedro Carvalho): Ri-me do princípio ao fim e imagino que a referência ao trabalho do Romero tenha sido propositada, o que lhe deu um toque ainda mais fantástico. Com movimentos bem conseguidos (faz-me lembrar os desenhos do Cartoon Network) e uma história totalmente nonsense, este foi dos meus preferidos da colectânea.
- Ilustração (João Vasco Leal): O desenho das personagens está bastante bem conseguido e elas estão expressivas, mas falta-lhe um verdadeiro toque de originalidade.
- BD (Crónica de um morto vivo de Paulo Marques): Esta história fez-me lembrar a recente moda literária dos romances zombies. Foi interessante e original, mas não fiquei rendida. Os desenhos estão interessantes e não são estáticos, mas faltou-lhes um pouco de perspectiva.
- Ilustração (Raz): Mostrando uma grande originalidade e bom uso das linhas, esta ilustração tem vida própria. Só lhe faltou um pouco mais de obscuridade e uma pose menos estática.
- BD (Insane de Luís Lourenço Lopes): Adorei! Pequena, simples, mas totalmente alucinante e com uma expressividade fabulosa. Só achei que o artista poderia ter jogado mais com as linhas e intensidades, já que está tudo muito uniforme. De resto, está soberba!
- Ilustração (FIL): Com um traço maravilhoso, esta ilustração pecou apenas pela estática, parece demasiado parada, mas isso é compensado pelo nível de pormenor e pelo uso inteligente das tonalidades, sombras e focos.
- BD (A.L.I.E.N. de Bruno Bispo e Victor Freundt): Uma BD extremamente visual, mas que faz um uso muito inteligente da parte narrativa. Com um desenho que se sente, um design intuitivo, este trabalho sobressaí para deixar o leitor a pensar no que nos entra pelos olhos adentro dia após dia.
- BD (A minha maldição de Vidazinha e Hugo Teixeira): Uma composição com um grafismo fantástico, um uso brilhante do preto, e que consegue não se confundi com tanta expressividade. Só achei que o texto poderia estar mais envolvente.
- BD (A fome de Manuel Alves): Graficamente apelativo e mostrando uma mestria visual espantosa, esta BD peca pela fraca balonagem que estorva (e muito) a apreciação do trabalho artístico, obscurecendo-o. O texto em si está muito bom, mas a dinâmica dos balões está horrível.
- Ilustração (Manuel Alves): Visualmente estonteante e eye-catching. Uma ilustração que mostra as verdadeiras potencialidades dos tons-de-cinza e a mestria do artista.
- BD (Non Mortuos de Roberto Macedo Alves): Uma história rica e inteligente,acompanhada de desenhos absorventes e usando as linhas de uma forma bastante original e mostrando um ambiente muito negro. Gostei!
- BD (A derradeira arma de Rui Alex): Embora o artista dê mostras de ter muito talento, esta BD pecou pelo uso exagerado de vinhetas repetidas e por muita da acção estar representada por ilustrações demasiado estáticas. A história estava bem aproveitada, mas estes pontos fracos obscureceram as potencialidades do artista.
- BD (Rotina de Gustavo Carreira e FIL): A história está bem conseguida, mas infelizmente termina demasiado depressa, cortando a piada pela metade. A mensagem foi bem passada e os desenhos conseguiram enquadra a "rotina", ao mesmo tempo que a letra da música fazia exactamente o oposto, colocando-nos alerta.
- BD (A mulher do manto branco de André Oliveira e Maria João Careto): Adorei o uso do preto e branco nesta BD e a história estava interessante e foi bem transmitida, na companhia dos desenhos simples mas fabulosos do artista.
Em suma, esta colectânea (revista?) foi muito boa, mostrando vários artistas (tanto a nível de desenho como argumento) e que conseguiu manter-se coesa, o que por vezes é difícil nestes casos.
Sem dúvida um projecto a seguir com expectativas altas.
Visitem o SITE e o BLOG do projecto Zona!
Olá
ResponderEliminarDesde já agradeço o ''follow'' ao meu blog.
E depois quero também agradecer em nome de toda a equipa da Zona a matéria/cronica/critica que fizeste a este Zona Negra...
Excelente a forma detalhada como o fizeste.
Continua o óptimo trabalho..
Eduardo,
ResponderEliminarNão há nada a agradecer pois se podesse até daria mais foco a este tipo de inicativas. Desejo-vos muito sucesso! (e quem sabe um dia que também não produzo algo para a Zona)
Olá Ana,
ResponderEliminarMuito obrigado pela divulgação e pela crítica detalhada da Zona Negra!
Este tipo de crítica é muito boa, para cada autor ter uma ideia do que as pessoas acham do seu trabalho e também para nós que editamos a Zona tentar-mos sempre melhorar o mais possível...
Abraço
Fil
Olá Ana, fico conten te que tenhas gostado da historia (Sunday Zombie Sunday) bem aparvalhada que fiz :D haha, tens lido os restantes numeros da zona? :)
ResponderEliminarPedro Carvalho, obrigada pela visita.
ResponderEliminarDos Zona! li até agora este e o Zona Fantástica. Comprei esta semana o Zona Negra II e o Zona Monstra, por isso as leituras devem estar para breve.
Tens mais participações em alguma revista?
Neste momento tenho participado apenas para as revistas Zona, por acaso participei em ambas que compraste, Zona Monstra a BD "Animália Paris je t'aime" e na Zona NegraII uma publicidade ficticia a um filme de terror ;) Tirando essas duas fiz tambem a capa da ultima revista, a Zona Gráfica 2, depois diz o que achaste. :)
ResponderEliminar