segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os Jogos da Fome

"Os Jogos da Fome (Livro 1)" de Suzanne Collins (Editorial Presença)
Sugestão para leitura do mês (Janeiro) no grupo “The Next Best Book”.

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.


Opinião: 
Foi esta noite, quase às quatro da manhã, que terminei este livro. E isto porque o livro é tão viciante, mas tão viciante, que não conseguia pousá-lo até o terminar, mesmo sabendo que hoje seria segunda-feira. Já no sábado tinha ficado até às cinco da madrugada a digerir quase cem págnas, porque não conseguia parar de ler.
Dito isto, é bastante óbvio que gostei muito do livro. Confesso que a premissa não era a mais original, sendo impossível não compará-la com o Battle Royale, mas a partir de um certo momento, tornou--se tão empolgante que era impossível pousar o livro sem se ficar a pensar no que iria acontecer a seguir.
Não vou dizer que o fim foi totalmente inesperado, pois adivinhei-o com uma certa antecedência, mas mesmo assim não deixou de ser soberbo.
A crueldade da história, a corrupção e a manipulação que o governo exerce sobre o povo, onde uns esbanjam riqueza, outros morrem de fome, aliado a personagens fortes e uma protagonista que sabe o que quer e o que tem de fazer para o conseguir, mas também é muito humana, fazem deste livro uma delícia que recomendo a toda a gente.
O facto de nunca termos a certeza se uma ou outra personagem é amiga ou inimiga, de sabermos quando vai ser o próximo ataque, tudo isso aliado ao carácter extraordinário, e ainda assim, cheio de falhas, da Katniss, fez com que a adorasse, sem nunca esquecer que estavamos a falar de uma adolescente, que agia como tal, e que por isso justificava alguns dos seus momentos menos brilhantes.
O Peeta (nome muito estranho e que vai criar sérias confusões quando o filme for lançado em Portugal)  também foi uma personagem fabulosa, pois a Katniss conseguiu transmitir muito bem as dúvidas e receios que tinha em relação a ele, fazendo com que duvidassemos dele até ao fim, mesmo depois de tudo o que ele fez por ela.
Os pontos "menos bons" do livro foram muito poucos e passíveis de serem ignorados, já que advém da idade de algumas personagens, o que faz com que certas coisas sejam irritantes, mas comprrensíveis.

Em suma, foi um livro excelente, que não é nenhuma obra-rima, mas que entretém, e muito. Um excelente livro que dá gosto, que nos deixa intrigados e na expectativa. Só espero que no próximo livro explorem mais o Capitólio, os rebeldes, e os relacionamentos da Katniss, que começaram a aquecer no final.
Recomendado!

Tradução de Jaime Araújo
Capa (Ilustração) de Tim O'Brien



Nota: Este é o primeiro livro que vou submeter como sendo para o Desafio Thriller & Suspense, já que se insere o género.

15 comentários:

  1. Até agora só ouvi coisas boas desse livro, nunca li nada minimamente parecido e não estou a pensar "mais do mesmo não", mas no entanto não tenho a mínima curiosidade por ele. Será da capa?

    ResponderEliminar
  2. Sim, a capa não é nada de especial. Tens razão. Mas o livro é muito bom, acredita!

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que é uma excelente opção de leitura =) Já andava de olho neste livro, mas depois da tua opinião, fiquei convencido ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana.

    Adorei este livro, e gostei muito da tua crítica. Temos republicado no correio várias críticas a este livro! Podemos republicar o seu, linkado claro!

    Esteve no Clube Literário do Porto para a apresentação da Dagon?

    Que tal submeter algo para a revista?:)

    AH, como está a ser o catching fire?

    Roberto

    ResponderEliminar
  5. Olá Roberto,
    Claro que podem republicar. E sim, fui à apresentação e gostei. Ainda não li a revista, mas quando o fizer também deixo a opinião aqui e lá no Correio.
    E já pensei em submeter algo para a revista, quem sabe não está para breve (assim que tenha alguma coisa boa).
    O Catching Fire está a começar bem, possivelmente ainda esta semana deixo aqui a minha opinião.
    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  6. Acabei de comprar este livro, Ana! Estou farta dele me sair recomendado em todo o lado, e pronto, decidi que é desta. E não sabia que ia haver um filme, mas realmente já parece no imdb :D

    ~jen7waters

    ResponderEliminar
  7. cuidadocomodalmata,
    Espero que desfrutes tanto da leitura como eu. E sim, pelos vistos vai haver um filme, mas não te fies nos trailers que aparecem no youtube pois ainda não há nenhum oficial. O filme deve sair em 2011, pelo que dizem e tenho expectativas altas, se bem que nestas coisas tenho sempre também algum receio, especialmente na escoilha dos actores (os fãs andam para aí a implorar que usem a Kristin Stewart (Twilght) e eu juro que nem vou ver o filme se for ela. Por favor não!)
    Mas é esperar para ver.
    Depois diz o que achares do livro.

    ResponderEliminar
  8. É estranho..lá diz "in development" e depois "2011", não percebo...se fosse estreia prevista para 2011 já se saberia mais coisas acerca do filme, o cast e etc, mas não tem nada disso, parece que só resta mesmo esperar.
    Ok, ok!

    ~jen7waters

    ResponderEliminar
  9. Cá venho eu dizer de minha justiça :D

    Foi bem divertido, sem dúvida, concordo plenamente com o "factor entretenimento: 9/10", eu só conseguia parar de ler quando texto já só era uma mancha desfocada à frente dos meus olhos, o que é o sinal do meu cérebro para "recuso-me a ler mais, VAI DORMIR!"
    Naturalmente, estou à espera do próximo :D

    ~jen7waters

    ResponderEliminar
  10. cuidadocomodalmata,
    Ainda bem que gostaste. E pelo que ouvi dizer em Portugal o segundo livro sai no último trimestre deste ano (perguntei à editora).

    ResponderEliminar
  11. Acabei de ler o livro hoje, gostei bastante. Concordo com praticamente tudo o que escreveste na tua crítica.

    A edição que eu li já tem uma capa diferente, e pelos vistos reeditaram com capas alternativas, já que uma mostra a Katniss e outra o Peeta. A minha tem o Peeta.

    Vou mandar vir a sequela nas minhas próximas aquisições.

    ResponderEliminar
  12. sleeplessbookworm, ainda bem que gostaste.
    As capas são diferentes porque umas são do UK (Inglaterra) e outras são dos USA e confesso que prefri as do UK (que têm a Katniss e o Peeta).
    Eu estou em pulgas para ler o terceiro livro.

    ResponderEliminar
  13. Ana! Acabei de ver o Battle Royale! estou em choque! o conceito da história (e até a parte romântica) é igual aos HG! WTF?! será que a Suzanne já se pronunciou sobre isto alguma vez? :o é claramente plágio da parte dela!:o claro que isto não muda nada ao facto de eu gostar dos HG XD

    ~jen7waters

    ResponderEliminar
  14. cuidadocomodalmata,
    Não faço ideia se a autora se pronunciou ou não, mas imagino que sim pois é impossível evitar comparações.
    Mas tens razão, não diminui em nada o entretenimento do livro. XD

    ResponderEliminar
  15. eu vou começa-lo agora, mas ja estou a ver que me vou deitar tarde hoje =)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails