"Os Jogos da Fome (Livro 1)" de Suzanne Collins (Editorial Presença)
Sugestão para leitura do mês (Janeiro) no grupo “The Next Best Book”.
Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.
Opinião:
Foi esta noite, quase às quatro da manhã, que terminei este livro. E isto porque o livro é tão viciante, mas tão viciante, que não conseguia pousá-lo até o terminar, mesmo sabendo que hoje seria segunda-feira. Já no sábado tinha ficado até às cinco da madrugada a digerir quase cem págnas, porque não conseguia parar de ler.
Dito isto, é bastante óbvio que gostei muito do livro. Confesso que a premissa não era a mais original, sendo impossível não compará-la com o Battle Royale, mas a partir de um certo momento, tornou--se tão empolgante que era impossível pousar o livro sem se ficar a pensar no que iria acontecer a seguir.
Não vou dizer que o fim foi totalmente inesperado, pois adivinhei-o com uma certa antecedência, mas mesmo assim não deixou de ser soberbo.
A crueldade da história, a corrupção e a manipulação que o governo exerce sobre o povo, onde uns esbanjam riqueza, outros morrem de fome, aliado a personagens fortes e uma protagonista que sabe o que quer e o que tem de fazer para o conseguir, mas também é muito humana, fazem deste livro uma delícia que recomendo a toda a gente.
O facto de nunca termos a certeza se uma ou outra personagem é amiga ou inimiga, de sabermos quando vai ser o próximo ataque, tudo isso aliado ao carácter extraordinário, e ainda assim, cheio de falhas, da Katniss, fez com que a adorasse, sem nunca esquecer que estavamos a falar de uma adolescente, que agia como tal, e que por isso justificava alguns dos seus momentos menos brilhantes.
O Peeta (nome muito estranho e que vai criar sérias confusões quando o filme for lançado em Portugal) também foi uma personagem fabulosa, pois a Katniss conseguiu transmitir muito bem as dúvidas e receios que tinha em relação a ele, fazendo com que duvidassemos dele até ao fim, mesmo depois de tudo o que ele fez por ela.
Os pontos "menos bons" do livro foram muito poucos e passíveis de serem ignorados, já que advém da idade de algumas personagens, o que faz com que certas coisas sejam irritantes, mas comprrensíveis.
Em suma, foi um livro excelente, que não é nenhuma obra-rima, mas que entretém, e muito. Um excelente livro que dá gosto, que nos deixa intrigados e na expectativa. Só espero que no próximo livro explorem mais o Capitólio, os rebeldes, e os relacionamentos da Katniss, que começaram a aquecer no final.
Recomendado!
Tradução de Jaime Araújo
Capa (Ilustração) de Tim O'Brien
Nota: Este é o primeiro livro que vou submeter como sendo para o Desafio Thriller & Suspense, já que se insere o género.
Até agora só ouvi coisas boas desse livro, nunca li nada minimamente parecido e não estou a pensar "mais do mesmo não", mas no entanto não tenho a mínima curiosidade por ele. Será da capa?
ResponderEliminarSim, a capa não é nada de especial. Tens razão. Mas o livro é muito bom, acredita!
ResponderEliminarParece-me que é uma excelente opção de leitura =) Já andava de olho neste livro, mas depois da tua opinião, fiquei convencido ;)
ResponderEliminarOlá Ana.
ResponderEliminarAdorei este livro, e gostei muito da tua crítica. Temos republicado no correio várias críticas a este livro! Podemos republicar o seu, linkado claro!
Esteve no Clube Literário do Porto para a apresentação da Dagon?
Que tal submeter algo para a revista?:)
AH, como está a ser o catching fire?
Roberto
Olá Roberto,
ResponderEliminarClaro que podem republicar. E sim, fui à apresentação e gostei. Ainda não li a revista, mas quando o fizer também deixo a opinião aqui e lá no Correio.
E já pensei em submeter algo para a revista, quem sabe não está para breve (assim que tenha alguma coisa boa).
O Catching Fire está a começar bem, possivelmente ainda esta semana deixo aqui a minha opinião.
Obrigada pela visita.
Acabei de comprar este livro, Ana! Estou farta dele me sair recomendado em todo o lado, e pronto, decidi que é desta. E não sabia que ia haver um filme, mas realmente já parece no imdb :D
ResponderEliminar~jen7waters
cuidadocomodalmata,
ResponderEliminarEspero que desfrutes tanto da leitura como eu. E sim, pelos vistos vai haver um filme, mas não te fies nos trailers que aparecem no youtube pois ainda não há nenhum oficial. O filme deve sair em 2011, pelo que dizem e tenho expectativas altas, se bem que nestas coisas tenho sempre também algum receio, especialmente na escoilha dos actores (os fãs andam para aí a implorar que usem a Kristin Stewart (Twilght) e eu juro que nem vou ver o filme se for ela. Por favor não!)
Mas é esperar para ver.
Depois diz o que achares do livro.
É estranho..lá diz "in development" e depois "2011", não percebo...se fosse estreia prevista para 2011 já se saberia mais coisas acerca do filme, o cast e etc, mas não tem nada disso, parece que só resta mesmo esperar.
ResponderEliminarOk, ok!
~jen7waters
Cá venho eu dizer de minha justiça :D
ResponderEliminarFoi bem divertido, sem dúvida, concordo plenamente com o "factor entretenimento: 9/10", eu só conseguia parar de ler quando texto já só era uma mancha desfocada à frente dos meus olhos, o que é o sinal do meu cérebro para "recuso-me a ler mais, VAI DORMIR!"
Naturalmente, estou à espera do próximo :D
~jen7waters
cuidadocomodalmata,
ResponderEliminarAinda bem que gostaste. E pelo que ouvi dizer em Portugal o segundo livro sai no último trimestre deste ano (perguntei à editora).
Acabei de ler o livro hoje, gostei bastante. Concordo com praticamente tudo o que escreveste na tua crítica.
ResponderEliminarA edição que eu li já tem uma capa diferente, e pelos vistos reeditaram com capas alternativas, já que uma mostra a Katniss e outra o Peeta. A minha tem o Peeta.
Vou mandar vir a sequela nas minhas próximas aquisições.
sleeplessbookworm, ainda bem que gostaste.
ResponderEliminarAs capas são diferentes porque umas são do UK (Inglaterra) e outras são dos USA e confesso que prefri as do UK (que têm a Katniss e o Peeta).
Eu estou em pulgas para ler o terceiro livro.
Ana! Acabei de ver o Battle Royale! estou em choque! o conceito da história (e até a parte romântica) é igual aos HG! WTF?! será que a Suzanne já se pronunciou sobre isto alguma vez? :o é claramente plágio da parte dela!:o claro que isto não muda nada ao facto de eu gostar dos HG XD
ResponderEliminar~jen7waters
cuidadocomodalmata,
ResponderEliminarNão faço ideia se a autora se pronunciou ou não, mas imagino que sim pois é impossível evitar comparações.
Mas tens razão, não diminui em nada o entretenimento do livro. XD
eu vou começa-lo agora, mas ja estou a ver que me vou deitar tarde hoje =)
ResponderEliminar