terça-feira, 2 de agosto de 2011

Top Ten Tuesday - Trends You'd Like To See More of/Less of

Um tema engraçado esta semana, com "Trends You'd Like To See More of / Less of" (Modas das quais gostavas de ter mais/menos no mercado editorial)

Cinco modas que eu gostava de ver mais exploradas:
1) Histórias com adultos (ou pelo menos pessoas com responsabilidades), envolvendo vários tipos de criaturas mitológicas, mais especificamente as menos conhecidas. Gosto de aprender coisas novas e ver espécies pouco comuns. Surpreendam! Não caiam nos facilitismos;
2) Romances históricos passados no tempo dos faraós egípcios (adoro esta época da história, mas ainda não li nenhum, infelizmente);
3) Histórias para jovens/adultos, em que a protagonista seja (ou aos poucos se torne) forte e consiga enfrentar os problemas sem ter de recorrer ao amor verdadeiro. Têm a vida toda para encontrar o amor. Deixe isso para quando chegarem à fase adulta e foquem-se no crescimento da personagem. Um pouco de romance não faz mal a ninguém, mas com moderação.
4) Histórias protagonizadas por rapazes/homens, onde a aventura seja o ingrediente principal, mas onde as raparigas/mulheres não estejam lá só para embaraçar.
5) High-Fantasies onde as poucas mulheres que aparecem não sejam donzelas em perigo, ou elfas, ou pior ... nem sequer apareçam. (Esta é uma das razões principais porque, no geral, não gosto de high-fantasy.)


Cinco modas que eu gostava de ver menos saturadas:
1) Histórias de vampiros ou anjos, passadas na escola, entre adolescentes; 
2) Histórias paranormais passadas em escolas, onde a rapariga é uma nova aluna, desadequada e o rapaz é muuuito misterioso (Duh!). Mudem o disco!;
3) Biografias de 'personalidades' que mal têm idade para tirar a carta de condução. Por favor! Se vão fazer biografias, façam-no de quem tem história para contar. Uma 'personalidade' com 16/26 anos não tem 'sumo', só tem palha;
4) Romances paranormais adultos, em que um irmandade de guerreiros qualquer vai descobrindo, um a um, as mulheres das suas vidas. Até isto já começa a chatear. Mais especificamente quando a irmandade é de Vampiros. Corta! (E sim, eu sei que leio muito nesta vertente, e por isso mesmo sinto que já chega.)
5) Sagas que nunca mais terminam. Adoro stand-alones, embora também goste muito de sagas (ou séries, como lhes queiram chamar), agora aquelas que parecem coelhos a acasalar, e nunca mais terminam, até acabarem por dominar o mundo (ou a estante) .... Não!

É também de referir que gostava de ver Capas mais imaginativas, sem serem todas cópias umas das outras, com o mesmo conceito, muitas vezes as mesmas imagens, sempre o mesmo tipo de letra e ... ARGH! Já não se dá valor à diferença, à imaginação e ao que é original. Olhem a Ahab, a Tinta-da-China a Minotauro (entre outras), são editoras/chancelas com capas lindíssimas, com um fio condutor, mas que se destacam. Inovem e deixem inovar.

Nota: A partir de hoje não vou fazer o Top Ten Tuesday todas as semanas, para não saturar, vou apenas fazê-lo quando achar o tema realmente pertinente. Afinal acho que não li assim tantos livros para andar a fazer Tops todas as semanas.

14 comentários:

  1. No vampiras! Repeata, por favor: No mas vampiras!

    Here's my Top Ten list for this week:
    Top Ten Trends You'd Like to See More Of
    I hope you will stop by and join in Readerbuzz's August Giveaway!

    ResponderEliminar
  2. A moda para pegar #1 é uma coisa que eu também gostava de ler. Suponho que até haja bastantes histórias dessas, mas já estão mais para o lado do clássico e não têm tanta publicidade.

    Sidenote: as capas da tinta-da-china são realmente giríssimas.

    ResponderEliminar
  3. Também decidi responder, just for fun:
    http://illusionarypleasure.blogspot.com/2011/08/top-ten-trends-id-like-to-see-moreless.html

    ResponderEliminar
  4. "Romances históricos passados no tempo dos faraós egípcios" - tens o Christian Jacq. Não conheço o autor, mas uma amiga minha farta-se de falar dele e parece-me encaixar na tua descrição. Acho que ele tem imensas coisas publicadas em português e tudo. ;)

    ResponderEliminar
  5. Cinco modas que eu gostava de ver menos saturadas:
    1) vampiros nao tarda deixa de ser moda. Com anjos ainda nao li mas já me apercebi que é a mesma coisa.
    2) - LOL... isto faz lembrar qq filme de adolescente!
    3) - concordo!
    4) Só li um desses...
    5) Tou a dar em doida com o "sangue fresco"... vou no 8º nao apetece nada continuar a ler a saga...

    Tb concordo ctg nas capas... fiquei desiludida com a ultima da Juliet Marillier a ir tao para o Dark e nao para o romantico.

    Olha devias ler o meu livro. Agora fiquei curiosa com a tua opiniao. Tem uma adolescente... começa com escola... mas nao tem nada a ver com outros livros. Tem romance mas ela vai crescendo como personagem e o romance é apenas o fio condutor. Embora no livro 2 eu tenha sido má e quebrado isso... quando o começei a escrever nao havia modas e a minha intenção era ser um livro para adolescentes... mas depois as minhas amigas adoram e têm 30 e tais, o que me deixa sem saber o que pensar...

    ResponderEliminar
  6. ClaudiaV, tu tens um livro? Não sabia. Mas está publicado? Se estiver diz-me o nome, se não estiver, e quiseres que te dê uma opinião (e confiares o suficiente em mim), posso lê-lo, com prazer.
    Eu mencionei essas 'tendências', mas é claro que mesmo o que se enquadre nestes parâmetros, desde que consiga inovar, pode sempre dar um bom livro (bem, excepto nos livros onde as mulheres não têm papel nenhum na história).

    ResponderEliminar
  7. Ah! apoiado, aquelas coisas que gostavas de ver menos: eu também!

    ResponderEliminar
  8. p7, já tinha ouvido falar desse autor, mas nunca encontro os livros dele. Acho que são um pouco difíceis de encontrar.

    ResponderEliminar
  9. Cinco modas que eu gostava de ver mais exploradas:

    1)Resposta: cof-cof Além disso, existem, o problema é que não têm a mesma divulgação que outros. Mas compreendo o que queres dizer, seria bom ver mais.
    2)Embora não seja um período que me interesse particularmente, creio que há alguns, pelo menos lembro-me disso por alto. No fim-de-semana tento passar-te uma lista deles.
    3)Verdade, infelizmente há muito disso. Esquecem-se que existem outras emoções para serem exploradas pelas personagens…
    4)Há bastantes obras em que esse não é o caso.
    5)Desculpa que te diga, mas creio que já leste mais high fantasy do que pensas, nomeadamente, mangá. Isso de parte, embora muitas obras de hight fantasy caiam nesses clichés, existem outras tantas com personagens femininas fortes e em que até são as personagens masculinas as donzelas em apuros.

    Cinco modas que eu gostava de ver menos saturadas:

    1)Assino em baixo!
    2)Idem
    3)Ditto
    4)Concordo
    5)Nesta depende da saga em questão.

    ResponderEliminar
  10. Vitor Frazão,
    XD Essa tosse está a precisar de xarope. :P
    Quanto ao 4, eu sei que existem alguns, mas preferia que existissem mais.
    E no 5, por acaso acho que não leio muitos, nem em manga, mas referi-me 'no geral', o que não inviabiliza que encontre várias high-fantasies muito boas e que não denigrem, de certa forma, o sexo feminino (acho que isto advém do facto de ser mulher :D). Já agora quando são os homens em apuros, eu adoro (claro que também saturaria se usado em demasia, mas como é um pouco raro, gosto muito).

    ResponderEliminar
  11. Morri de rir com o comentário das biografias cheias de palha LOOL
    Há bastantes coisas nas quais concordo contigo, especialmente nos high-fantasies com mulheres. Parece que elas estão sempre lá... a encher. Enfim.

    ResponderEliminar
  12. Laura, mas é bem verdade, não é? (sobre as biografias)
    E as mulheres normalmente andam lá a encher chouriços, ou então o ego dos "machos". Mas felizmente, acho que cada vez mais também se vêm excepções. :)

    ResponderEliminar
  13. Ana,
    sim, é. O Bieber teve um filme sobre o seu único ano de carreira. Tipo, até a Mily Cyrus já tinha uns quatro anitos de carreira quando o dela saiu, por favor...
    É. Ou então são... Nem sei bem o quê. Acho que me irritam mais mulheres que enchem o ego dos "machos" do que as que enchem chouriços. Estas, ao menos, ainda costumam ser decentes, agora, as dos egos há com cada uma... Enfim.
    Pois, acho que isso também é devido ao facto de mais mulheres se aventurarem neste mundo :D

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails