Sinopse:
Uma epidemia de proporções apocalípticas tomou conta do planeta, fazendo com que os mortos se ergam das covas para se alimentarem dos vivos.Numa questão de meses a sociedade desapareceu. Rick Grimes é um dos poucos sobreviventes. Um polícia de uma pequena cidade que nunca tinha disparado a pistola. Separado da família ele tem de sobreviver à morte e confusão para tentar encontrar a mulher e o filho.
Argumento (Robert Kirkman):
Logo no início esta novela gráfica fez-me lembrar demasiado o "28 dias depois" e do "Resident Evil (2)" (homem acorda de coma e encontra a terra devastada por zombies), e na primeira metade do volume esse sentimento de déjá-vú manteve-se. Felizmente, a partir da segunda metade começou a mudar o seu foco e tornou-se mais distinto e interessante.
As personagens parecem ter potencial e foram apresentadas de forma coerente e todas são bastante únicas.
A história em si não tem nada de muito original, mas também não há muito por onde fugir. Apocalipse zombie praticamente dita as regras de todos estas histórias e poucas coisas podem ser realmente originais no enredo. O que pode destacar uma história particular são as personagens, e estas prometem.
Desenho (Tony Moore):
Adorei o facto de estar a preto-e-branco, pois como diz o autor, faz lembrar os bons filmes de zombies (mas não necessariamente os melhores, a meu ver).
O desenho dos fundos está fabuloso, mas o desenho de personagens, embora realista, está algo estático e há poucos painéis interessantes, ou seja, a dinâmica das páginas não está de acordo com o tipo de história. Ainda assim a forma como nos é apresentado consegue pregar alguns sustos.
Há outra coisa que gosto muito e é a alternância de expressões, que o desenhador consegue captar bastante bem.
Em suma é uma boa novela gráfica para passar o tempo. Que poderá surpreender quem não conheça muitas histórias de zombie, e que poderá entreter quem já seja versado no assunto, mas que na verdade pouco traz de original.
Irei ler o segundo volume e daí decidir se vale a pena continuar.
Nota: Esta série está a ser editada em Portugal pela DEVIR.
Não sou fã de BD, mas gosto bastante de The Walking Dead. Gosto especialmente da história. É bem interessante. É provável que queiras continuar para além do segundo volume. :)
ResponderEliminarFica a informação de que vai estrear dia 31 Outubro a série baseada nos livros. O trailer parece-me bom, e estou curiosa para ver.
N. Martins,
ResponderEliminarEu sei da série e já vi o trailer e também esse está muito semelhante a outros filmes de zombies que mencionei no meu post.
Não acho a história particularmente original (já li os três primeiros volumes hoje), mas entretém.
É o único problema com as histórias de Apocalipse Zombie (ou Revolução, se virmos as coisas pela perspectiva dos mortos-vivos...), nunca são muito originais, mas vêem-se sempre relativamente bem.
ResponderEliminarTens razão, só as personagens é que podem injectar alguma originalidade no género.
http://cronicasobscuras.blogspot.com/