terça-feira, 24 de junho de 2014

Cress

"Cress (The Lunar Chronicles 3)", de Marissa Meyer (ainda não publicado em Portugal)

Sinopse (inglês):
In this third book in the Lunar Chronicles, Cinder and Captain Thorne are fugitives on the run, now with Scarlet and Wolf in tow. Together, they’re plotting to overthrow Queen Levana and her army.
Their best hope lies with Cress, a girl imprisoned on a satellite since childhood who's only ever had her netscreens as company. All that screen time has made Cress an excellent hacker. Unfortunately, she’s just received orders from Levana to track down Cinder and her handsome accomplice.
When a daring rescue of Cress goes awry, the group is separated. Cress finally has her freedom, but it comes at a high price. Meanwhile, Queen Levana will let nothing prevent her marriage to Emperor Kai. Cress, Scarlet, and Cinder may not have signed up to save the world, but they may be the only hope the world has.
 


Opinião (audiolivro):
Bem tinha dito que ia esperar para ler o terceiro livro, para não deixar um buraco de tempo tão grande entre este e o quarto (e último, que só é lançado em 2015) mas não resisti e lá peguei no audiolivro.

A história continua exactamente onde o anterior terminou e a acção não demora a arrancar. E não pára, por um segundo, durante o livro todo. Acreditem, mal há tempo para respirar. Estão sempre a acontecer coisa mas não foi por isso que o desenvolvimento das personagens sofreu danos.
Como bom penúltimo livro, este faz um bom trabalho a elevar as apostas. Tudo vai piorando de cena em cena, as coisas parecem cada vez mais impossíveis e as poucas vitórias têm sempre um sabor amargo. E nisso o livro é absolutamente fenomenal, mantendo o leitor em constante estado de alerta, com os nervos à flor da pele, à espera do pior.
E o pior efectivamente acontece mas, ainda assim, a autora parece ter medo de ir mais longe. Ok, eu sei que isto continua a ser um livro YA (Young Adult - para adolescentes e jovens adultos) mas eu teria sentido mais pena da Scarlet se tivesse vivido algumas das suas torturas (não que eu queira, mas da forma como foi narrado não parece 'real') e outra coisa: *ATENÇÃO: SPOILERS* Já adivinhava que alguém da equipa da Cinder ia ser infectado com o vírus da Letumosis, mas eu esperava que fosse a Cress, e com isso o Dr. Erland fosse obrigado a encontrar uma cura. Isso sim teria impacto! Isso sim poria a história noutro nível! E apesar de eu ter chorado bastante com a morte do Dr. Erland a verdade é que senti que noutra qualquer personagem o impacto seria mil vezes maior.
Outra coisa que não gostei no desnrolar da história foram três facilidades: A facilidade com que o Thorne se habitou à cegueira (para se movimentar e defender); a facilidade com que a Cress se habituou à terra (e a falta de alguma doença que a afectasse, afinal ela viveu sempre enclausurada num ambiente esterelizado, ao vir para a Terra devia sofrer nem que fosse de uma gripe); e a facilidade com que eles conseguiram infiltrar-se no castelo e raptar o imperador. Sendo que esta última é a pior de todas. Não é credível! *FIM DOS SPOILERS*

A nível de personagens, mais uma vez, adorei quase todas. A Cress, no início do livro, é absolutamente adorável e vai amadurecendoao longo da história. E, apesar de eu sentir falta de alguma inocência no fim do livro, não deixou de ser adorável. O Thorne é uma personagem complexa e a quem apetece dar uns murros  mas que, por isso mesmo, é das minhas favoritas. A Cinder é a que fica mais igual a si mesma, apesar de ganhar uma maior percepção do seu poder e do que isso implica. O Wolf, infelizmente, teve menos espaço do que seria desejável, mas ainda assim foi dos que mais me apertou o coração. A Scarlet, por outro lado, não teve a atenção merecida, assim como a Winter e a Levana. Mas estas duas ainda têm o seu tempo (livros só dedicados a elas). Uma boa surpresa foi o Kai, que finalmente ganhou espinha! Já não era sem tempo. Gostei muito dos capítulos finais por causa de voltar a reuní-lo com a Cinder e por finalmente eles se entenderem.
Tenho também que acrescentar que adorei as cenas no deserto e da posterior separação do Thorne e a Cress. Foi bom ver o desenvolvimento dos sentimentos dos dois. Contudo o que não foi bom foi aquela conversa final dos dois. Que raio? A autora tem mesmo que forçar todas as relções para serem emendadas apenas no último livro? Vá lá!

A escrita da autora continua a aliciar-me e a funcionar muito bem no tipo de história que conta. Só tenho pena que não se atrevesse a ir mais longe com a sua crueldade, porque se vamos ser crueis, mais vale sê-lo e assumi-lo com todas as letras. E, claro, os facilistmos que não deveriam ter acontecido. *ATENÇÃO: SPOILERS* Seis marmanjos sem treino quase nenhum nunca conseguiriam entrar num palácio altamente guardado, desactivar o sistema de segurança, raptar o principe regente e sair praticamente ilesos da aventura. Vá lá! *FIM DOS SPOILERS* Há limites para a minha credulidade.


Em suma, Cress foi mais uma aventura divertidas das Crónicas Lunares e, apesar de não ser tão bom como os dois anteriores, ainda assim conseguiu abrir caminho para o que promete ser um bombástico final para a série. Na verdade não estou tão curiosa por saber a história do Jacin e da Winter (porque ainda os conhecemos mal), quanto estava pela do Thorne e da Cress mas ainda assim a vontade é muito e esperar até Novembro de 2015 vai ser um suplício.

Narração (Rebecca Soler):
Tal como nos dois livros anteriores, a voz da Rebecca Soler funcionou maravilhosamente. Não é a melhor que já ouvi mas tem uma boa dicção e aconselho estes audiolivros.
 
Nota: A capa Checa é muito gira! Não consegui evitar colocá-la aqui (à direita)

Nota 2: A minha alma está parva! Acabei agora (quando estava escrever a opinião) de descobrir que a Mariss Meyer vai lançar um livro dedicado à Levana! Yupi! Era isto que estava a faltar! Sempre achei que, para a Levana ser mais que uma vilã genérica, a história dela tinha de ter mais destaque, e aqui está. Fairest vai ser lançado em 27 de Janeiro de 2015.
O que não é nada fixe é o facto de terem atrasado o lançamento de Winter, o quarto e último livro da série, para 10 de Novembro de 2015. Bem, ao menos temos o Fairest, entretanto. Mas mesmo assim ... Eu não queria esperar tanto pelo fim da série.
Vejam a capa animada de Fairest

O.O Um pouco assustador.

Booktrailer de Cress:

Sem comentários:

Publicar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails