sexta-feira, 6 de abril de 2012

Graphic Storytelling and Visual Narrative

"Graphic Storytelling and Visual Narrative", de Will Eisner (ainda não publicado em Portugal)

Sinopse:
Learn how to control a story effectively using a broad array of techniques. With examples from Will Eisner's own catalog and other masters, this book distills the art of graphic storytelling into principles that every comic artist, writer, and filmmaker should know.

Opinião:
Apesar de nunca ter tido grande contacto com o trabalho de Will Eisner, este seu livro é referido como um dos melhores para quem quer saber mais sobre a arte de escrever para banda desenhada.

Com muitos exemplos a acompanharem os parcos textos, Will Eisner claramente decidiu usar da sua experiência para tentar transmitir conhecimentos e nesse especto não falhou. No entanto senti que mais alguma profundidade teria sido uma mais-valia. Se os textos fossem mais detalhados este livro seria certamente imperdível.
Não que seja mau, muito longe disso. É uma referência, sem dúvida. A experiência de Will Eisner e os seus exemplos práticos são muito educativos, mas faltou-lhe algo mais (assim como faltou algo aos livros anteriores que li na temática, julgo até que se complementam em certa medida).
E nunca é demais dizer que adorei todas as BDs reproduzidas neste livro, da autoria de Will Eisner. Ele realmente é uma referência.

Acho que é um livro que vale a pena ser lido e relido por quem goste e/ou queira escrever guiões de BD.

O único senão deste livro foi, em parte, a edição. Algumas pranchas reproduzidas neste livro estavam praticamente elegíveis. Quase matei os meus olhos a ler alguns balões. Além disso acho um desperdício de papel as margens enormes que usaram a toda a volta, quando podiam ter usado o espaço para aumentar os desenhos e assim os tornarem mais perceptíveis.
No entanto também há que dizer que, fora estes ocasionais desenhos/diálogos ilegíveis o resto da edição está cuidada.

Em suma, um livro muito interessante, que revisitarei no futuro, mas que ainda assim não é o livro completo que esperava (se calhar as minhas expectativas estão demasiado altas). Vale a pena!

1 comentário:

  1. A edição brasileira também tem margens bastante largas mas penso que não me atrapalhou a leitura.
    Os exemplos práticos são mesmo um dos pontos fortes do livro, até apresenta várias alternativas para um dado conceito o que é interessante.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails