segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NanoZine 3


Photobucket"NanoZine, nº 3", fanzine dirigida por Adeselna Davies (Ana Ferreira), Alexandra Rolo e Leonor Ferrão (webzine)


"Um Erro várias culpas, de Ana C. Nunes
Este conto é da minha autoria e como tal é óbvio que não vou opinar sobre o mesmo. Deixo isso ao critério dos outros.

"Memórias de mim, pintadas por ti", de Miriam Fonseca
Uma história que se sente nas palavras, mas também no que fica por dizer. A prosa da autora é bastante bela e chega até a ser lírica em certos momentos.
Por último gostei muito do toque final, que deu à história outra dimensão.

"I kissed her goodbye", de Adeselna Davies (Ana Ferreira)
Disperso, mas cativante. É esta a forma como consigo definir este conto, embora tenha sentido falta de algo mais profundo, um pouco mais linear (em certos momentos), também é certo que gostei da forma como a escritora decidiu expor esta história.

"Rapto", de Leonora R. Campbell
Desde o início que este conto parecia sentir falta de algo mais. A escrita está bastante competente, mas é a evocação da acção e especialmente de sentimentos que torna esta história algo insípida. Apesar de os eventos serem apontados, a percepção que tive foi de lhe faltar vitalidade, emoção e algo que o tornasse distinto (já que a história em si é bastante básica). O que sobressai é somente um sufoco relacionado com uma sombra de indignação que parece conduzir todo o conto.

"O Cálice da vingança: parte III", de Adoa Coelho
Como seria de esperar, não tendo eu lido as anteriores duas partes desta história, senti-me realmente 'à nora'. Ainda assim posso dizer que gostei da prosa, embora não possa opinar de forma justa sobre a história, visto que me faltam trechos (terei de ler os números anteriores da fanzine).

"Noite", de Emanuel R. Marques
Curto. Demasiado curto. Mas mesmo assim, um verso que soa extremamente bem.

"O poeta nada ama", de Mariana Araújo
Não sou versada em poesia e devo confessar que o início deste poema não me cativou, mas a partir do meio realmente gostei pois pareceu-me que o tom se alterou solenemente.

"D. Quixote e a apologia da literatura", artigo de M.A.
Um artigo com uma visão que partilho, em parte. Muito pessoal, este texto, pareceu pecar por se desviar um pouco do parágrafo introdutório. Ainda assim foi curioso de ler e é verdade que muitos se esquecem de ler os clássicos, mas também não se devem ler apenas os clássicos. (embora, claro, mesmo eu sinta a necessidade de ler muitos mais clássicos do que os que leio)
Um artigo interessante.

Top 10 Livros para se consumir neste verão
Concordo com algumas escolhas, desconheço muitas e discordo com outras. No entanto está aqui uma lista curiosa, que consegue abranger vários ramos da literatura, desde os clássicos aos best-sellers.

No geral, foi uma fanzine bem organizada, onde apenas algumas gralhas escaparam à edição. Tem uma variedade interessante, tanto de ficção como de não-ficção e mostra que quem nela trabalha, realmente gosta do que faz.
Em termos de publicação (design) não notei nada de alarmante e acho que, no geral, fizeram um bom trabalho.Duas sugestões apenas: poderiam disponibilizar sites/blogs dos autores, caso estes existam; e também deixar um cantinho qualquer para dizerem que aceitam submissões. (a menos que me tenha falhado a existência de tal alerta).

5 comentários:

  1. Muito obrigada Ana :) Realmente tenho-me visto à nora com o design, devido a falta de feedback. Não sei se estava competente ou se demasiado disperso. Nestes dois números tenho-me deparado com várias linhas de layout, mas nenhuma me agrada em especial :( Neste número 4 já cheguei a um layout definitivo. De resto já manifestei que vou tornar esse conto em algo mais e irá ser esse o meu projecto de Nanozine. Quanto às sugestões irei-me encarregar de fazer um advertisement a dizer que aceitamos submissões na área da ficção, poesia, fotografia/arte em geral e ensaios. Quanto aos blogs de facto é uma boa ideia tirar uma screenshot dos respectivos blogs/sites :) Once again hands down pela review, foi bastante útil :)

    ResponderEliminar
  2. Adeselna Davies, eu é que agradeço me terem enviado a revista.
    vou continuar a seguir o vosso projecto. :)

    ResponderEliminar
  3. Estás a pensar ler os números anteriores?

    Já agora deixo aqui a minha opinião sobre o conteúdo:

    1 - "Em erro, várias culpas" de Ana Nunes, gostei, pois está bem escrito, sem ser excessivo e envolve uma série de temas duros, centrando-se mais nas escolhas e não nos moralismos do Bem e Mal. Só no final é que achei que podia ter sido mais desenvolvido o sentido auto-destrutivo e os remorsos da personagem principal, porém, respeito a opção da autora (afinal, não escrevemos todos da mesma maneira).

    2 - “Memórias de mim, pintadas por ti” de Miriam Fonseca. Gostei, é um belo quadro pintado com palavras simples, mas sentidas.

    3 - “I kissed her goodbye” por Adelselna Davies. Uma história bem escrita, com boas transferências entre secções e jogo de conteúdos que beneficiaram a transmissão dos sentimentos da personagem. Todavia, o romance pelo romance não me diz nada, quer ele seja hetero ou homossexual.

    4 - “Rapto” de Leonor R. Campbell. Adorei! Simples, negro, directo ao assunto e sem remorsos. Um mini-psychological thrillers com tudo aquilo que deve ter.

    ResponderEliminar
  4. Vitor Frazão, sim, assim que tiver tempo pretendo ler os números anteriores. Tens um conto num deles, não tens?

    Obrigada pela opinião quanto ao meu conto. :)
    As outras opiniões são tão válidas como as minhas e bem justificadas.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails