Do you carry books with you when you’re out and about in the world?Levo sempre um livro na bolsa, vá para onde vá. A excepção acontece apenas nas poucas vezes que são com o intuito único de tirar fotos, ou quando tenho a certeza de que não vou ter oportunidade para ler (ex: vou a um concerto). No caso das fotografias, como sou daquelas que está sempre a pressionar o botão da captura, não teria tempo para ler, mesmo que quisesse. No entanto, em todas as outras ocasiões o livro segue comigo, por isso ressinto-me bastante quando o livro é enorme e pesa como um tijolo. Não deixo de o levar por isso, mas custa.
And, do you ever try to hide the covers?
Quanto à segunda pergunta, estranhamente (ou não) de quando em vez lá acontece de eu tentar esconder uma capa. Não é que eu tenha vergonha de mostrar o que estou a ler. Tenho é vergonha da capa que os editores escolhem. Por vezes as capas são tão ridículas e tão ... explícitas, que se torna difícil ter a 'coragem' de o levantar e mostrar ao mundo. Ainda por cima como vivemos num pais onde pouca gente lê, sempre que estou a ler um livro há quem olhe para tentar 'cuscar'. Isto irrita-me imenso! Especialmente quando as pessoas são descaradas ao ponto de quase se colarem a nós. Não me importo que olhem e até que me perguntem sobre o livro, mas muitas pessoas parece que nos julgam. Ainda outro dia estava no dentista e queria sacar do livro para ler, mas nem o fiz porque a única outra pessoa que lá se encontrava, estava descaradamente a olhar para mim, de alto a baixo, como se fosse melhor que eu. Que nervos! Com tanto sítio para onde olhar. GRRRR!
Mas por norma não escondo as capas dos livros que leio e até os ostento com orgulho.
Nota: Curiosamente, hoje, o blog Book Chick City falou sobre capas "embaraçosas" nos romances. Podem ler aqui.
Tal como tu, ando sempre com pelo menos um livro atrás, a não ser que vá para um local e situação onde sei que não vou poder ler.
ResponderEliminarQuanto à segundo pergunta, acho que já respondi a algo dentro dessa temática neste mesmo blog... Seja como for, capas feias ou bonitas, explícitas ou nem por isso, não sinto a necessidade de escondê-las. Afinal, quando elas são más não sou eu que me devo envergonhar delas, mas quem as escolheu.
Se as pessoas me quiserem julgar com base nisso estão à-vontade, afinal fazem-no por tantos outros motivos igualmente desprovidos de sentido. Os outros que pensem o que quiserem! Aqora, se usarem isso para me pisarem os calos é bom que se lembrem: dois podem jogar a esse jogo.
PS: Ana desculpa se usei um "tom" mais agressivo, mas é a minha opinião.
Only when traveling.
ResponderEliminarhere's mine:
http://tributebooksmama.blogspot.com/2011/09/booking-through-thursday_22.html
Vítor, não tens que pedir desculpas. Eu por vezes sinto-me mal por estar a tentar esconder as capas, pois como amante da literatura, não costumo julgar um livro pela capa e gostava que as outras pessoas fizessem o mesmo, mas em muitos casos os outros julgam-me pelo que estou a ler e se a capa for, digamos ... steamy, então aí é que é. Mas agora já não me incomoda tanto como noutros tempos. Acho que é uma questão de hábito e afinal, quando estou embrenhada na leitura, nem reparo se alguém está a ver ou não. :)
ResponderEliminarPartilho a tua opinião, sem tirar nem pôr. =)
ResponderEliminarGostei muito do artigo do Book Chick City.
Bjs**
Olá, Ana!
ResponderEliminarTambém ando sempre com um livro atrás. Mas penso que nunca "escondi" a capa, posso e não mostrar o livro de todo x)