quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Booking Through Thursday - Em Público


Do you carry books with you when you’re out and about in the world?
And, do you ever try to hide the covers?
Levo sempre um livro na bolsa, vá para onde vá. A excepção acontece apenas nas poucas vezes que são com o intuito único de tirar fotos, ou quando tenho a certeza de que não vou ter oportunidade para ler (ex: vou a um concerto). No caso das fotografias, como sou daquelas que está sempre a pressionar o botão da captura, não teria tempo para ler, mesmo que quisesse. No entanto, em todas as outras ocasiões o livro segue comigo, por isso ressinto-me bastante quando o livro é enorme e pesa como um tijolo. Não deixo de o levar por isso, mas custa.

Quanto à segunda pergunta, estranhamente (ou não) de quando em vez lá acontece de eu tentar esconder uma capa. Não é que eu tenha vergonha de mostrar o que estou a ler. Tenho é vergonha da capa que os editores escolhem. Por vezes as capas são tão ridículas e tão ... explícitas, que se torna difícil ter a 'coragem' de o levantar e mostrar ao mundo. Ainda por cima como vivemos num pais onde pouca gente lê, sempre que estou a ler um livro há quem olhe para tentar 'cuscar'. Isto irrita-me imenso! Especialmente quando as pessoas são descaradas ao ponto de quase se colarem a nós. Não me importo que olhem e até que me perguntem sobre o livro, mas muitas pessoas parece que nos julgam. Ainda outro dia estava no dentista e queria sacar do livro para ler, mas nem o fiz porque a única outra pessoa que lá se encontrava, estava descaradamente a olhar para mim, de alto a baixo, como se fosse melhor que eu. Que nervos! Com tanto sítio para onde olhar. GRRRR!
Mas por norma não escondo as capas dos livros que leio e até os ostento com orgulho.

Nota: Curiosamente, hoje, o blog  Book Chick City falou sobre capas "embaraçosas" nos romances. Podem ler aqui.

5 comentários:

  1. Tal como tu, ando sempre com pelo menos um livro atrás, a não ser que vá para um local e situação onde sei que não vou poder ler.

    Quanto à segundo pergunta, acho que já respondi a algo dentro dessa temática neste mesmo blog... Seja como for, capas feias ou bonitas, explícitas ou nem por isso, não sinto a necessidade de escondê-las. Afinal, quando elas são más não sou eu que me devo envergonhar delas, mas quem as escolheu.

    Se as pessoas me quiserem julgar com base nisso estão à-vontade, afinal fazem-no por tantos outros motivos igualmente desprovidos de sentido. Os outros que pensem o que quiserem! Aqora, se usarem isso para me pisarem os calos é bom que se lembrem: dois podem jogar a esse jogo.

    PS: Ana desculpa se usei um "tom" mais agressivo, mas é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Only when traveling.

    here's mine:

    http://tributebooksmama.blogspot.com/2011/09/booking-through-thursday_22.html

    ResponderEliminar
  3. Vítor, não tens que pedir desculpas. Eu por vezes sinto-me mal por estar a tentar esconder as capas, pois como amante da literatura, não costumo julgar um livro pela capa e gostava que as outras pessoas fizessem o mesmo, mas em muitos casos os outros julgam-me pelo que estou a ler e se a capa for, digamos ... steamy, então aí é que é. Mas agora já não me incomoda tanto como noutros tempos. Acho que é uma questão de hábito e afinal, quando estou embrenhada na leitura, nem reparo se alguém está a ver ou não. :)

    ResponderEliminar
  4. Partilho a tua opinião, sem tirar nem pôr. =)
    Gostei muito do artigo do Book Chick City.
    Bjs**

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ana!
    Também ando sempre com um livro atrás. Mas penso que nunca "escondi" a capa, posso e não mostrar o livro de todo x)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails