sexta-feira, 11 de março de 2011

A Guerra dos Tronos

"A Guerra dos tronos (As Crónicas de Gelo e Fogo 1)", de George R. R. Martin (Saída de Emergência)

Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Opinião:
Se ainda não reparam pelas minhas leituras, eu não sou grande fã de high-fantasy, por razões que estão para além da compreensão humana (leia-se, machismo incutido nas páginas, e não me contrariem nisto, por favor). E consequentemente são poucos os livros que me atrevo a ler dentro do género, já que muitas das vezes saiu decepcionada. Contudo, estou feliz por dizer que este foi um livro que fugiu a esse 'terrível destino'.

O prelúdio, a mim não me deixou muito rendida, e só a partir do 3º ou 4º capítulo é que as coisas mudaram um pouco de figura, pois fui sendo apresentada a um role de personagens interessantes e, em grande parte, carismáticas. Logo no 2º (ou 3º) capítulo o Ned, recebeu a noticia de que o seu 2º pai tinha morrido, e a reacção dele passou totalmente despercebida. Ou seja, o autor disse-nos que a mulher achava que ele ia ficar despedaçado, mas assim que ele soube que o 'rei' viria visitá-lo, esqueceu a morte de uma pessoa tão importante na vida dela. É pá! Não sei, caiu-me logo mal. 

Mas esquecendo isso e seguindo em frente, pareceu-me que haviam personagens a mais, nomes a mais, tudo a mais. Isto era tão épico que eu não sabia quem era quem (só decorei mesmo o nomes dos principais).
Há de tudo no elenco, mas uma coisa é certa, todas as personagens têm virtudes e defeitos (embora este último seja mais proeminente) e o autor conseguiu tornar cada uma única. Não há dúvida que as personagens são um dos pontos fortes do livro.
Os meus favoritos são o Jon, o Bran e a Daenerys, por agora, embora não tenha achado nada natural a 'profunda' (e completamente injustificada) alteração na personalidade da rapariga supra mencionada.

A história em si, para já, não tem grande complexidade, embora não lhe faltem intrigas. Pessoalmente, acho que falhou um pouco e, momentos ouve, em que a burrice de certas acções me pareceu desconexo da inteligência que certas personagens diziam ter, apenas para que as intrigas se tornassem mais profundas. Claro que, tendo lido apenas metade do livro original e um oitavo do publicado até agora, não posso realmente assumir que tal não tenha sido por uma razão que me escapa.
No entanto também houve lugar a muitos momentos chave para a história.

A escrita do autor é muito boa e cativante, tanto a nível de prosa como de diálogos. As cenas são vívidas e nunca aborrecidas, e nem mesmo a overdose de informação serve para tornar o texto mesmo apelativo. Há um equilíbrio em cada página, que prende o leitor.


Para terminar, queria só dizer que estou feliz por não ter tido nenhumas expectativas em relação a este livro (as muitas opiniões bajuladores bem trabalhavam para me convencer, mas eu não me deixava vencer). Este é certamente um livro que se lê muito bem e que deixa vontade de pegar no livro seguinte (embora não seja um desejo tão forte que tenha de pegar nele já de seguida).
Fiquei rendida, mas não totalmente. É certamente uma saga forte no género, e com certeza lerei o resto, mas para já não mostrou ainda ser a épica saga que tanto se fala.
Muito bom, mas com lugar para ser melhor. Recomendo a todos que queiram um bom livro de fantasia, e aos que, como eu, não gostam de high-fantasy, mas estão à espera que algo os faça mudar de ideias.

Tradução (Jorge Candeias):
Apesar de não ser a favor da tradução dos locais que o tradutor escolheu fazer nesta saga, a verdade é que a tradução está impecável. Já tinha ouvido louvores, mas ouvir e ver são coisas bem distintas. Um trabalho excelente! 

Capa, Design e Edição: 
Não gostei muito do facto de dividirem os volumes originais em dois (o dobro do custo para o leitor), embora entenda que o volume original é enorme, deviam compensar com preços mais baixos, para não ser tão penosa a compra da saga completa.
Quanto à capa, não adoro, mas gosto. Infelizmente, pouco tem a ver com a história já que o Jon (quem está na capa) pouco aparece nesta primeira metade do volume (imagino que na 2ª a situação mude). Também não entendo os brasões, já que nenhum deles é das famílias mencionadas. Estão ali a fazer feitio? E, mais uma  vez, a SdE comete um erro enormíssimo de não citar o nome do ilustrador (capa e mapa). para mim, isso é indesculpável!

14 comentários:

  1. Pessoalmente, acho que a história vai melhorando ao longo dos livros, chegando a um pico no 3º (original) ou 5º/6º (em português), por isso diria para continuares, pois de facto tem algumas arestas para limar, mas aquelas intrigas vão ficando cada vez melhores. ;)

    Quanto ao mapa, a minha edição tem o nome do criador na metade Norte de Westeros, no canto inferior esquerdo, a tua não tem? (Diz mapa por James Sinclair). E quanto à heráldica, desconfio que se basearam em brasões verdadeiros, pois há uns tempos vi na Fnac um livro de heráldica em inglês e na capa trazia uns brasões iguaizinhos. Fiquei arrependida de não ter pelo menos apontado o nome do livro. :/

    ResponderEliminar
  2. p7,
    Vou continuar, disso não há dúvida porque gostei do que li e também não fazia sentido, tecnicamente, deixar o livro a meio. :)
    Quanto ao nome do ilustrador, não reparei se mapa tinha, mas referia-me à Capa. Coisa que, infelizmente, a SdE nunca credita como deve de ser. (eu acho muito mal e já antes o tinha dito)

    ResponderEliminar
  3. Fico contente que tenhas gostado e espero sinceramente que venhas a gostar tanto da série como eu :)

    Em relação à capa, não vou jurar mas acho que quem lá está é o Ned Stark.

    ResponderEliminar
  4. Célia M.
    Pode até ser, mas então não faria sentido porque o lobo branco é do Jon. Mas também, quem saberá ao certo? :)

    ResponderEliminar
  5. Estou a preparar-me para entrar no universo de Martin a partir do proximo mês, tenho já alguns livros e tenho estado atento ás críticas que têem sido todas bastante boas em relação a esta saga.
    mas como um dos grandes baldes de água fria de 2010 foi o nome do vento (P. Rothfuss)que toda a gente adorou (menos eu) talvez não tenha sido o momento certo conto retomá-lo daqui a um tempo.
    quanto á capas da edição Portuguesa NÃO GOSTO acho-as pirosas principalmente a lombada, gostei bem mais da edição Brasileira, mas essa é a minha opinião! quanto á divisão dos volumes corcordo contigo, já um hábito da saída de emegência, são só uns trocos que eles vão ganhando e nós perdendo.
    Beijinhos Ana.
    Nuno Chaves

    ResponderEliminar
  6. Realmente a história vai melhorando, mas é uma série muito boa. A intriga, as personagens é tudo uma delícia!

    Quanto à fantasia, tens razão sim senhora... as mulheres só estão lá para ser salvas e nunca são as protagonistas. No entanto, recomendo "Graceling" de Kristin Cashore e a trilogia "Study" que são fantasia, mas os protagonistas são mulheres. :D

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo em praticamente tudo. É um livro que se lê bem, à excepção da confusão dos nomes das imensas personagens, mas que não me convenceu por completo. Talvez por ser um livro incompleto, achei-o demasiado introdutório. Confesso que o preço e o tamanho da saga me têm mantido afastada do segundo volume. Gostava de ler o resto, mas não sei se o vou fazer...

    ResponderEliminar
  8. N. Martins,
    Nem me fales nos preços. *sigh* é para dar cabo de qualquer carteira.

    ResponderEliminar
  9. Depois de muito pequisar no teu blog, e como não encontro nenhum sítio para te sugerir livros, creio que a saga de "O Imortal Nicholas Flamel" do autor Michael Scott ,e cujo primeiro volume se chama "O Alquimista" (aqui em Portugal foi agora Publicado o 4º volume "O Necromante"), vai ser de teu agrado e , para mim, o Michael Scott é simplesmente genial. Devias ler.Mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Ashley,
    Obrigada pela sugestão. Por acaso já tinha ouvido falar do autor e da saga, mas nunca me senti tentada sequer a ler a sinopse. Talvez lhe dê uma vista de olhos agora.

    ResponderEliminar
  11. Li até ao 4º volume (em português) desta saga e gostei muito!
    Não te preocupes com os nomes, porque eu no primeiro volume também achava que havia personagens a mais e só decorei os nomes dos principais. A partir de uma certa altura começamos a entrar no esquema, pelo que os os nomes começam a tornar-se mais familiares :)

    ResponderEliminar
  12. Acabei de ver que a edição relativa à séria irá sair daqui a 10-18 dias - o que não podiam ser MELHORES notícias visto as capas novas serem lindas =')

    Estive mesmo para ler a edição portuguesa - mas achei demasiado caro: 152€ pelos livros é demasiado, enquanto posso a ler a série por 50€.

    O problema eram as capas (feias) e as edições com capas melhores tinham tamanho de letra 7 Oo, ou seja 800 páginas com tamanho de letra lido à lupa x)

    Por isso espero conseguir ler o livro antes de começar a série :)

    ResponderEliminar
  13. Boa noite,

    Eu comecei agora a ler a saga... já tinha essa vontade há algum tempo mas devido à quantidade de volumes e aos preços dos mesmos fui adiando!

    Para já estou a adorar.

    P.S: para quem está a pensar em comprar os livros (e longe de mim estar a fazer publicidade pois não recebo qualquer tipo de "comissão" :p) podem sempre aproveitar a campanha da fnac "pague 2 e leve 3" fica bem mais em conta.

    Boas leituras,
    *Jo

    ResponderEliminar
  14. Jo, também te aconselho a aproveitares a promoção no site da própria editora SdE. Eles fazem o mesmo (compras dois, oferecem-te um, que podes escolher de uma lista e normalmente há um livro do G.R.R. Martin à escolha).

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails