"Conto Fantástico n.º 3", com contos de Álvaro Sousa Holstein, Fernando Lobo Pimentel, Marcelina Gama Leandro e Citor Frazão (organizado pelo Roberto Mendes)
O Conto Fantástico foi uma revista que, primeiro, começou por ser publicada em papel, mas depois passou para digital. Este terceiro número reúne quatro contos de quatro autores portugueses. Todos, como devem imaginar, relacionados com o fantástico (incluindo horror e ficção científica).
A revista é feita apenas dos contos e de uma pequena introdução. Nada mais! Pura ficção em prosa curta.
E vale bem a pena ser lida. Todas as histórias são muito boas. Dito isto, deixo-vos então com as opiniões individuais:
"A Biblioteca", de Álvaro Holstein
O protagonista deambula pela cidade do Porto e acaba por entrar numa biblioteca muito especial, onde se cruza com Eça de Queirós, Kafka, e tantos outros, assim como com manifestações físicas de versos, metáforas, e uma míriade de outras coisas relacionadas com a literatura.
A minha parte favorita foi, sem dúvida quando o narrador dá um murro na metáfora, literalmente.
A única coisa que não gostei neste conto foi a escolha do autor em não descrever nenhum cenário, como quando, por exemplo, se limita a dizer que um edifício é estranho, em vez de mencionar o que o torna estranho. Fora isso, está muito curioso.
"O Hospital", de Fernando Lobo Pimentel
Neste conto seguimos um protagonista que trabalha num hospital e que começa a duvidar do sistema.
Não posso dizer muito mais sem revelar a peça fulcral do enredo, por isso fico-me apenas por referir que adorei o texto e o final. Muito bem conseguido!
"Zona F", de Marcelina Gama Leandro
Mais uma vez a autora não decepciona, com um conto bastante humano, simples mas ao mesmo tempo profundo. A sua escrita cativa, nesta narrativa de uma dia na vida de uma cientista encarregue de testar espécimens que são enviados para zonas aparentemente nocivas para os humanos. Estes espécimens incluem seres vivos (animais) e andróides.
Em poucas páginas temos pistas suficientes para perceber o tipo de mundo em que a protagonista vive, e isso está muito bem feito, Os diálogos também estão muito bons e o final está bem conseguido. Mais um belo exemplo da escrita da Marcelina!
"Crónicas Obscuras - A Despedida", de Vitor Frazão
Quando li este título pensei que esta era a despedida do autor ao universo das Crónicas Obscuras. Mas depois de ler julgo que não se trate disso, embora possa estar enganada.
Quem ainda não leu A Vingança do Lobo (o primeiro livro da série) não deve ter qualquer problema em ler este conto. Não e necessário saber nada de antemão. O autor consegue passar toda a informação pertinente no texto, de forma subtil.
Neste conto conhecemos um vampiro que parece ter passado uma noite bem animada com duas mulheres. Uma deles nunca chega a acordar, e a outra acredita que é naquela noite que vai tornar-se uma vampira. Depois o conto vira a página e a coisa acaba por não ser bem o que parecia no início.
Com excelentes diálogos e boas personagens, está aqui um conto bastante rico, que apesar de ser conclusivo, não impede que fique a vontade por mais histórias das Crónicas Obscura.
Podem ler os quatro contos, gratuitamente, AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário