terça-feira, 11 de junho de 2013

A Invenção de um Conto de Fadas

"A Invenção de um Conto de Fadas", de Manuel Alves (Smashwords - ebook)

Sinopse:
Seria bom que todas as histórias entre duas pessoas que se gostam terminassem em verdadeiros contos de fadas. A vida é outra coisa.
Se querem uma história em linha recta, não leiam este romance. No início, é uma chama que arde lenta. No meio, fala de amor como apenas o amor sabe falar de si. No fim, umas coisas acabam e outras começam. É um fim um bocado mentiroso.


Opinião:
Já conhecia o trabalho do autor, por ter lido alguns contos que escreveu, por isso já sabia mais ou menos que estilo esperar. No entanto, este livro é muito diferente do que li antes, e por um lado isso foi bom.

Este é um romance que se lê de rajada e onde o leitor consegue criar empatia quase instantânea com as personagens. São todas muito 'humanas' e tenho a certeza que todos os leitores encontrarão algo com que se identificar em pelo menos uma delas.
Neste romance, a
s várias histórias que se cruzam, estão bem conseguidas e bem distribuídas.Temos os relato do que podia ser a vida de pessoas comuns, dos nossos amigos, irmãos, vizinhos. São histórias dentro de histórias, e todas tocam, de uma maneira ou de outra. Todas elas são interessantes e o autor conseguiu torná-las dinâmicas, sem que para isso necessitasse de grande acção. Afinal a vida também é cheia de aventuras, as do dia-a-dia, quanto mais não seja.
No entanto não gostei particularmente daquele capítulo final (ou penúltimo, já não me recordo ao certo, mas é aquele em que o verdadeiro conto de fadas parece acontecer). Não sei ... pareceu destoar demasiado do resto do livro.

As personagens são o pilar da história. O autor criou um role de personagens invejável e bastante diversificado, embora por vezes eu achasse que as acções de umas eram demasiado similares às de outras.

A escrita do autor é boa, por vezes até brilhante. Os diálogos são excelentes, excepto quando se esticam demais, pois por vezes o autor ia tão embalado que não parava a tempo e despistava-se um pouco, mas não é nada que incomode de sobremaneira. 
 
Em suma, diverti-me imenso com estas deliciosas histórias e agradeço ao autor ter partilhado este belíssimo livro com os leitores. 



Capa e Design:
Sendo o autor também um ilustrador, não é de admirar que todos os seus trabalhos tenham capas belíssimas. Eu adoro esta! E está perfeitamente em sintonia com o livro.
O design do ebook é muito simples. Nada a apontar. lês-se perfeitamente num ereader.

Nota: Leitura conjunta do grupo O Cantinho do Corvo Fiacha, no Facebook. Este livro está à venda, em ebook, no Smashwords, por cerca de 2,30€. Aproveitem!

2 comentários:

  1. Olá, Ana.

    Obrigado, pelas palavras e pela divulgação. ;)

    ResponderEliminar
  2. Não tens que agradecer, Manuel. O teu livro merece. :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails