domingo, 3 de janeiro de 2016

The Ask and the Answer

 "The Ask and the Answer (Chaos Wallking 2), de Patrick Ness (ainda não publicado em Portugal)

Opinião:
Pela primeira vez no blog vou usar um gif animado para sumarizar o que senti ao ler um livro:

via GIPHY (cena do filme "O 5º Elemento"

E não, não é pelo rumo da história, nem pelo desenvolvimento das personagens, nem sequer pela escrita. A desilusão deve-se toda ao Todd!
Já nem me lembro da última vez que gostei de uma personagem no primeiro livro e passei a odiá-la no livro seguinte. Não é que a personagem não evolua neste livro mas simplesmente evolui de uma forma muito negativa. Não para vilão, que isso até podia ser interessante, mas para uma versão muito pior de si. Talvez outros leitores não tenham sentido o mesmo mas pessoalmente odiei tudo o que o Todd fez e na pessoa em que se tornou neste livro.
Por outro lado o Davy Prentiss Junior, que sempre foi uma besta quadrada ao longo dos dois livros, conseguiu brilhar neste volume. Foi fabuloso aquilo que o autor fez com esta personagem e com outras. Muitas delas até só surgiram neste volume mas o autor e a trama trabalharam-nas muito bem.
Oh e o Presidente Prentiss está absolutamente genial! Ficou na minha lista de vilões mais envolventes da literatura com o que fez neste volume. A forma como ele manipula a população e consegue convencer toda a gente que as suas acções bárbaras são para o bem de todos, não tanto pelo medo mas pelo poder da palavra e, mais ainda, consegue convencê-los de que ele é uma alma piedosa. Fenomenal!

Dito isto o grande ponto forte do livro são as personagens. Viola está excelente e cresce a cada novo capítulo; a Mistress Coyle é daquelas personagens ambíguas que é tão difícil odiar quanto adorar; e o Davy que conseguiu ser mais detestável que o pai e o Aaron juntos acabou por revelar-se uma personagem que surpreendeu mesmo sendo o oposto do Todd, ou talvez por essa mesma razão; o 1017 e a Angharrad são duas outras personagens interessantes e que foram das que mais trouxeram mudanças ao Todd.

Para os que já leram o primeiro livro e acharam que este estava cheio de acontecimentos, não ficarão decepcionados pois The Ask and The Answer, apesar de um pouco mais voltado para os estratagemas e conspirações, está repleto de reviravoltas.

A escrita é distinta e cheia de genica, embora eu julgue ter notado uma tentativa de amenizar a brutalidade das cenas, o que nem sempre jogou a favor da narrativa. Mas há algo que eu estranho muito nesta saga e é o facto de o autor descrever as paisagens como sendo basicamente iguais às da Terra. E sendo que tudo se passa num outro planeta eu acho isso muito estranho e pouco credível.

Em suma, e apesar do meu profundo desgosto com o Todd, The Ask and the Answer é uma sequela excelente, onde vemos o quanto as pessoas podem ser manipuladas, mesmo as mais inteligentes: E também aqui nos é mostrado como nenhuma das pessoas deve ser definida apenas como boa ou má, especialmente em cenário de guerra. Recomendo!

Sinopse (edição brasileria "A Missão" da editora Pandorga):
Nós estávamos na Praça, na praça onde eu iria correr, segurando ela, carregando ela, dizendo-lhe para permanecer viva, permanecer viva até que nós estivéssemos seguros, até que chegássemos ao paraíso, assim, poderiam salvá-la - mas não havia nenhuma segurança, nenhuma segurança em nada, havia apenas ele e seus homens... Fugindo anteriormente de um exército implacável, Todd deixou Viola ser desesperadamente ferida direto nas mãos de seu pior inimigo, o prefeito Prentiss. Imediatamente separado de Viola e preso, Todd é forçado a aprender os caminhos da nova ordem do prefeito. Mas que segredos se escondem fora da cidade? E onde está Viola? Ela ainda está viva? E qual é a misteriosa resposta? E então, um dia, as bombas começam a explodir... "A Missão" é um romance tenso, chocante e profundamente comovente de resistência sob a pressão mais extrema. Este é o segundo título da trilogia "Mundo em Caos".

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails