
Sinopse:
Walter é um cientista além mar que foi capturado enquanto participava numa expedição às terras bárbaras. Cedo o líder do povo das montanhas lhe prova que está enganado, revelando que Walter faz parte dos seus planos. Num futuro distante, vários séculos depois de holocausto nuclear, a humanidade enfrenta o mesmo desafio que a levou à Terceira Guerra Mundial. Haverá uma solução para o problema energético?
Opinião:
O Monstro e a Musa tem descrições excelentes de um Portugal que ainda não existe mas que não deixa de ser familiar. Esta foi, sem dúvida, a coisa que mais gostei neste conto. Bem, isso e o facto de se tratar de uma história sobre o uso de energias renováveis e amigas do ambiente (um tema que sempre me fascinou).
Mas, por outro lado, e apesar de o protagonista e o antagonista estarem bem personalizados, achei que todas as outras personagens eram uni-dimensionais e nada acrescentaram à história. Falo em especial do interesse amoroso que surgiu na segunda metade do livro, e cuja existência nada mais era do que uma artimanha para o protagonista cometer um erro. Esta personagem, a meu ver, foi o suficiente para estragar a segunda parte, pela sua falta de personalidade.
Por outro lado, a escrita do autor, que tão bem descrevia as paisagens e a envolvente, estendeu-se demasiado em explicações detalhadas de maquinarias e funcionalidades que, apesar de um pouco interessantes, rapidamente se tornaram aborrecidas. Mas, pior que isso, foi a forma como o autor escolheu distribuir a informação sobre a sociedade que apresenta e como esta lida com a energia, a guerra, e a vida em geral: usando de diálogos forçados e muito pouco naturais, que começavam com falas do estilo de: "Nós sabemos como funciona, mas queremos ouvir da sua boca.", como desculpa para a personagem nos dar a informação necessária. Pessoalmente, detesto quando o autor recorre a esta técnica.
No geral, O Monstro e Musa tem alguns pontos de interesse mas a prosa deixou algo a desejar e achei que se arrastou demasiado. No entanto posso dizer que gostei do final e do conceito.
Visitem: Blog do Autor * Blog Fantasy & Co * O Monstro e a Musa no Goodreads
Sem comentários:
Enviar um comentário