terça-feira, 27 de abril de 2010

Uma Bruxa em Apuros

"Uma Bruxa em Apuros (The Hollows 1)" de Kim Harrison (Saída de Emergência)

Sinopse:
Todas as criaturas da noite se juntam no "The Hollows" de Cincinnati, para se esconderem, para investigarem, para se divertirem ... e para se alimentarem.
Os vampiros são donos da noite num mundo com perigos para além da imaginação, onde um predador come o outro -- e é o trabalho de Rachel Morgan manter este mundo civilizado.
Uma bruxa caça-cabeças com muito sex-appeal e uma atitude a condizer, ela irá trazê-los de volta vivos, mortos ... ou mortos-vivos.

Opinião: 
Para começar, não se deixem enganar pela sinopse, que não tem NADA a ver com o livro. Não sei quem foi que fez a sinopse (eu traduzi do Inglês), mas devia estar sobre o efeito de algum agente perturbador do raciocínio, pois nada do que ali está dito tem a ver com o livro.

Bem, quanto ao que interessa, que é a estória do livro, posso dizer que comecei a lê-lo porque me tinha sido sugerido por uma companheira nas aventuras do NaNoWriMo, que já me tinha sugerido o Os guardiães da noite, por isso podem imaginar que tinha grandes expectativas, e qual não foi a minha supresa quando comecei a ficar farta do livro.
Confesso, custou-me imenso a terminar a leitura e só cheguei ao fim por pura tenacidade e esperança que as coisas melhorassem, mas chegada ao fim senti-me gorada.
Para começar, as descrições das personagens eram demasiado exaustivas, depois as próprias personagens eram irritantes, juro que para além do Jenks nenhuma se redimiu. A Rachel, personagem principal, parecia ter a atitude e mentalidade de uma adolescente e tudo o que ela fazia era estúpido e irracional. A Ivy, vampira de serviço, era possessiva, chata e não fez nada o livro todo. Como é que é possível a personagem mais forte do grupo não fazer nada? Os restantes personagens não foram melhores, mostrando-se todos extremamente bidimensionais e "sem sal".
Para além disto tivemos o relacionamento entre a Rachel e a Ivy, que desde o pricípio pareceu sem sentido e extramemente irrealista dentro da irrealidade que é o livro. A autora insistiu demasiado nisto e como tal saturou. Aliás, toda a situação que as uniu pareceu descabida, assim como tudo o que aconteceu ao longo do livro. Demasiadas coincidências e muito poucas explicações.
Houve uma altura em que pensei, não, rezei, para que uma personagem (não divulgo) fosse um espião e as traísse mas nem isso aconteceu, e o pior é que sem essa traição o enredo perdeu ainda mais.

Estou só a dizer o que tem de mal, não é?
Então o que teve de bom?
Para começar, toda a história com a tranformação da Rachel esteve interessante, à excepção de como os vilões agiram, mas bem ...
O Jenks também esteve fabuloso e adorei a personalidade dele, assim como de quase toda a sua família.
A ideia por detrás deste livro e de toda a saga também está interessante e a autora mostra-nos bem o mundo que imaginou, mas em certos momentos lembrou-me um pouco demais o Dresdem Files o que lhe tirou um pouco de graça.
Também teria gostado mais do Nick, não fosse ele ser demasiado conveniente para a estória (um mal de todas as personagens que não a Rachel).

Em suma, não foi um livro que surpreendeu nem que prendeu, com personagens sem personalidade e sem vilões dignos do nome ou algo de realmente original que o separe dos restantes do género, este livro chegou a aborrecer e por isso não pretendo ler os números seguintes da saga.

Capa (desconhecido): 
A capa é uma interpretação extremamente fiel da descrição que nos é dada da personagem principal, Rachel Morgan, por isso embora a pose seja muito cliché e não traga nada de novo, dou-lhe pontos pela fidelidade à imagem que autora transmite.


Nota 1: Li este livro em Inglês, cujo título é "Dead Witch Walking", e confesso, não acho muita piada ao título português.

Nota2: Este é o quinto livro que vou submeter como sendo para o Desafio Thriller & Suspense, já que se insere no género. 

1 comentário:

  1. Também senti o mesmo... vai melhorando com o "passar dos livros", mas a escrita da autora é algo cerrada e descritiva demais para um livro deste género. O_O

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails