quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Girl of Nightmares

"Girl of Nightmares (Anna 2)", de Kendare Blake (ainda não publicado em Portugal)

Opinião:

Depois do que aconteceu à Anna no primeiro livro, o Cas passa-se um bocadinho dos carretos e começa a correr perigos desnecessários.

Este segundo e último livros da duologia Anna não me entusiasmou tanto quanto o primeiro apesar de ter todos os ingredientes para ser fantástico faltou-lhe algo extra: umas quantas camadas mais de profundidade de trama e arrojo narrativo.

O que não faltou mesmo foi o desenvolvimento das personagens, pois tanto Cas  como os seus amigos foram postos à prova e tiveram de superar-se e erguer-se. São personagens com defeitos, como todas devem ter mas, por outro lado, as novas personagens não me cativaram, apesar de algumas serem interessantes acabaram por não se destacar nas situações em que se viam envolvidas. Excepção feita ao Gideon que não é bem uma personagem nova mas quase.
Por outro lado não gostei da evolução  (ou regressão) da Anna, nem do Obeahman, apesar de aquela luta final ter sido muito boa. No caso da Anna a minha insatisfação prende-se com a sua fraqueza, tão contrastante com a personalidade no primeiro livro, o que me deixa desapontada mesmo dando-se o caso de eu ter gostado do final que calhou a esta personagem.

E tratando-se este de um livro de terror eu achei que o autor se conteve mais neste volume que no anterior, que foi menos grotesco ao longo do livro, excepção feita a um ou duas cenas (o altar do sacrifício, por exemplo, está de meter medo). Outra cena que gostei particularmente foi toda a interacção na Floresta dos Suicídios. Aí achei que o autor usou bem as suas 'armas'.
A prosa manteve-se semelhante ao livro anterior, apesar de tudo o que já disse e de eu não ter achado o Cas um protagonista tão fascinante neste volume.

Em suma, Girl of Nightmares foi uma sequela competente, com excelente desenvolvimento das personagens já conhecidas dos leitores do primeiro livro e um desfecho que me agradou, apesar de achar que tudo ficou um pouco bem demais. No entanto o livro falhou em dar vida às novas personagens e de mais um pouco do terror presente em Anna Dressed in Blood, o que não ajudou a que se tornasse um livro marcante. Vale a pena ler apenas por quem tenha lido já o primeiro.

Sinopse:
It's been months since the ghost of Anna Korlov opened a door to Hell in her basement and disappeared into it, but ghost-hunter Cas Lowood can't move on. 
His friends remind him that Anna sacrificed herself so that Cas could live—not walk around half dead. He knows they're right, but in Cas's eyes, no living girl he meets can compare to the dead girl he fell in love with.
Now he's seeing Anna everywhere: sometimes when he's asleep and sometimes in waking nightmares. But something is very wrong...these aren't just daydreams. Anna seems tortured, torn apart in new and ever more gruesome ways every time she appears.
Cas doesn't know what happened to Anna when she disappeared into Hell, but he knows she doesn't deserve whatever is happening to her now. Anna saved Cas more than once, and it's time for him to return the favor.


Booktrailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails