segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Spirit Bound

"Spirit Bound (Academia de Vampiros 5)", de Richelle Mead (ainda não publicado em Portugal)

Sinopse (inglês):
Dimitri gave Rose the ultimate choice. But she chose wrong...
After a long and heartbreaking journey to Dimitri's birthplace in Siberia, Rose Hathaway has finally returned to St. Vladimir's-and to her best friend, Lissa. It is nearly graduation, and the girls can't wait for their real lives beyond the Academy's iron gates to begin. But Rose's heart still aches for Dimitri, and she knows he's out there, somewhere.
She failed to kill him when she had the chance. And now her worst fears are about to come true. Dimitri has tasted her blood, and now he is hunting her. And this time he won't rest until Rose joins him... forever.


Opinião (audiolivro):

ALERTA: Esta opinião contém spoilers para quem não leu este volume da série Academia de Vampiros.
Para começar, torna-se um pouco cansativo o que a autora faz no início de cada livro, o re-descrever as personagens, o re-explicar o que aconteceu, quem elas são e quais as suas relações com a Rose. Por mais bem que a autora integre isto na narrativa, ainda assim é repetitivo e, sejamos realistas, dificilmente alguém vai pegar no quinto livro da série sem ter lido os anteriores.

Falando do enredo, ugh ... bem ... pode-se dizer que muita coisa muda e começa a ser mais óbvio o que a autora pretende fazer com esta série. Não achei a trama particularmente iluminada, bem arquitectada, ou sequer lógica, tendo em conta que resultou numa regressão do crescimento de algumas personagens. Já para não falar que certas coisas aconteciam com demasiada facilidade: como a fuga da prisão. Particularmente más foram certas escolhas  narrativas, como a cena da Lissa salvar o Dimitri, que foi tão ridícula quanto mal contada. Mas pior que isso foi mesmo o interrogatório público do Dimitri, onde um miúdo (sim, leram bem) interrompeu o interrogatório e, aparentemente provou que o Dimitri era humano (ou damphyr, como preferirem). É caso para dizer: WTF?
Enfim, tenho de confessar que estive mesmo perto de desistir deste livro, várias vezes. O que acontecia é que chegava a um ponto na narrativa em que eu pensava: "Este seria um bom momento para terminar o volume", mas este não acabava. Isto não aconteceu nem uma, nem duas vezes, aconteceu para aí umas quatro ou mais.

A nível de personagens a coisa não melhor muito. As únicas que efectivamente se mostraram interessantes e que progrediram neste volume, foram a Lissa e o Viktor. A Rose, por sua vez, fez uma regressão dramática para a personalidade do primeiro livro (eu até acho que ficou pior), tanto a nível de impulsividade como de imaturidade (pessoal e amorosa). Já com 18 anos e age como uma miúda de 13. Uma das piores coisas, para mim, foi mesmo as decisões que ela fez em relação ao Adrian que, por culpa de tudo isso, até se tornou numa personagem da qual gostei. E falando de interesses amorosos, eu nem comento o Dimitri porque o que a autora fez com ele não tem desculpa nem lógica nenhuma.

Falando agora da escrita da autora, bastar-me-ia dizer que detestei! Pareceu-me que a autora estava cansada da série e atirou para lá qualquer coisa. Escrita sem força, frases sem complexidade, uso abusivo de adjectivos e o que me irritou mais foram cenas como esta:
«His eyes shone with fear, regret, curiosity, awe and even doubt, despair and love.»
Esta não é uma citação directa. mas está lá perto. As vezes que a autora fazia isto, era de levar as mãos à cabeça! Como é que os olhos mostram todos estes sentimentos de uma só vez? Isto é preguiça narrativa!

Enfim, acho que já perceberam que detestei este volume do início ao fim. Revirei os olhos mais vezes do que posso contar e só não desisti porque sabia que este era o quinto de um total de seis volumes e achei que seria um desperdício parar a tão pouco do fim. Mas foi custoso. Ah, se foi!

Narração (Emily Shaffer): 
Um trabalho competente e, talvez até mesmo, o que me manteve com o livro, porque só eu sei como o quis largar.

Sem comentários:

Publicar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails