quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Linger - Um Amor Adiado

"Linger - Um Amor Adiado (The Wolves of Mercy Falls 2), de Maggie Stiefvater (Editorial Presença)

Sinopse:
Em Shiver, Grace e Sam descobrem-se um ao outro. Agora, em Linger, terão de lutar para ficarem juntos. Para Grace, isto significa desafiar os seus pais e guardar só para si o segredo sobre o perigo que corre. Para Sam, isto significa lutar contra o seu passado como lobisomem... e descobrir uma forma de sobreviver no futuro.

Opinião:
Depois de ter adorado o primeiro livro desta série (Shiver), foi com alguma expectativa que dei início a esta leitura. Já passados mais de dois anos desde que li Shiver e, talvez por isso mesmo, a distância fez-se notar.

Primeiro que tudo devo referir que, numa primeira instância, ouvi este livro em formato adiolivro, mas descontente com este, passei ao papel, onde a história me agarrou mais.

Linger parece-me mais juvenil, mais melodramático, mais emo. Nas doses certas isto poderia até nem ser mau (já li muitas coisas juvenis, melodramáticas e emo, sem que tal me aborrecesse) mas neste caso senti algum decepção.

A escrita da autora não me cativou tanto como da primeira vez e, sinceramente, não gostei de algumas das decisões que tomou em relação a personagens como o Sam (que se tornou detestável pela forma como tratava o Cole, embora claramente o menos estável fosse o Cole) e a Grace. Por outro lado o Cole, contra todas as probabilidades, foi uma personagem que me cativou imenso.

Felizmente grande parte deste sentimento de decepção desapareceu na segunda metade do livro, que se mostrou mais madura, mais imprevisível e empolgante.
O final, apesar de não me ter agradado totalmente, ao menos conseguiu cativar-me, e recuperou em mim a vontade de ler o terceiro volume (que aparentemente já não é o último do que a princípio era uma trilogia).

Em suma, Linger foi um romance fofo, com um desfecho interessante e algumas boas cenas, mas que pecou por uma primeira metade demasiado ... adolescente.
 
Capa, Design e Edição:
Adoro a edição da Editorial Presença, tanto pelo formato do livro, como pelo tipo de papel, e pelo cuidado com a edição. A tradução também está muito boa e recomendo que leiam em português, se assim o preferirem.

1 comentário:

  1. Só li o primeiro da série, mas até gostei, dentro do género mais para adolescentes.
    Bjinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails