segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Grave Peril

"Grave Peril (Dresden Files 3)", de Jim Butcher (ainda não publicado em Portugal)


Sinopse (em Inglês):
Harry Blackstone Copperfield Dresden has had a rough couple of weeks. As the only openly practicing professional wizard in the Chicago area, he has squared off against a multitude of supernatural bad guys. Harry has won the day against demons, poltergeists, sorcerers, trolls, vampires, werewolves, and even an evil faerie godmother. You might think nothing could spook him. You would be wrong.
Something is stirring up angry apparitions all over town. Something that can break all the laws of supernatural physics. Something that doesnt like Harry.
His closest friends are being targeted. The net is closing in. Harry must find a solution soon or find this is one Nightmare from which he will never waken.


Opinião (audiolivro inglês):
The Dresden Files não é a minha série favorita, mas é umas das que me dá sempre gosto ler. Apesar de os livros não serem excepcionalmente bons, são consistentes e a verdade é que o Dresden é um portagonista que gosto de seguir.

A história deste "Grave Peril", tal como os anteriores livros, teem várias tramas, muitos seres sobrenaturais, o Harry a levar tareia e vários vilões surpreendentes. Fico sempre na dúvida sobre quem é o verdadeiro vilão por trás de tudo. O autor consegue manter a surpresa quase até ao final, mantendo o leitor agarrado às páginas (ou ao ficheiro audio, como foi o meu caso).
Neste livro em particular temos fantasmas, vampiros, cavaleiros templários, fadas, seers (videntes), dragões e uma míriade de outros seres curiosos. E permitam-me dizer que que o Dragão é muito fixe! Espero que apareça outra vez.
A trama, essa, é sempre intensa e cheia de reviravoltas. Quando parece que sabemos mais que o Dresden, descobrimos que afinal não era bem como pensavamos e nem como ele (o protagonista) acreditava.
O único senão deste livro, a meu ver, foi o foco um pouco mais vincado no romance. Não foi o romance em si que me incomodou embora no primeiro capítulo eu me perguntasse proque o assunto estava a ser trazido à baila no meio da preparação para uma batalha), mas sim pelo seu desfecho, que foi previsível e por isso mesmo, pouco convicente.

Os personagens, como de costume, estão muito bem expostos. Todos eles. E os meus favoritos foram, além do Dresden, o Thomas, a Charity, o Michael e a Leanansidhe. E mal posso esperar para saber o que a Leanansidhe vai fazer a seguir. E espero mesmo que o Thomas volte a aparecer.
Uma nota extra para a cena em que o Dresden aperece numa festa de vampiros vestido de um vampiro cheesy (tipo Drácula, com capa e tuddo). Tão fixe!
Apesar das várias cenas com a Susan (namorada do Dresden) a veradde é que esta é uma personagem que pouco me diz. Sendo ela uma das poucas humanas da história, seria de esperar que gostasse mais dela, mas não. Infelizmente o final do livro não fez muito para melhorar isso, embora eu esteja a contar que este não seja o 'final' da relação dos dois.

A escrita do autor continua igual aos volumes anteriores, e quem gostou desses não deixará de desfrutar deste. O autor é muito bom a explicar o que se passa no seu 'mundo' e a integrar os novos seres e personagens que vão surgindo, de forma a que o leitor saiba tanto, mas nunca mais, que o protagonista. Assim somos apanhados de surpresa sempre que o Dresden é. E o uso da escrita na 1ª pessoa ajuda a isso.

Em suma, Grave Peril foi mais um bom livro da saga, com uma trama intensa, boas novas persoangens e um bom desenvolvimento das já existentes. Recomendo não só o livro, como a saga, para quem quer ler Fantasia Urbana numa perspectiva mais masculina (já que o que mais se vê é no ponto-de-vista feminino).


Narrador (James Masters):
A principio estranhei a narração audiolivro porque o James Masters usava um tom enfadado. Sabem quando as pessoas estão aborrecidas e tem mesmo de nos contar alguma coisa mas falta-lhes vontade? Era assim,k e por alguns momentos pensei que o narrador devia estar a ser obrigado a ler o livro, mas depois  convenci-me que estava apenas a fazer o seu papel e interpretar o protagonista, Harry Dresden. Se o foi ou não por essa razão, não sei ao certo, mas acabei por me habituar e gostar da narração (como gostara no livro anterior).

Links Relacionados: Site Oficial - "Grave Peril" na Wook"Grave Peril" no BookDepository UK - "Grave Peril" no BookDepository COM - "Grave Peril" na Amazon UK

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails