domingo, 23 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro

Hoje é o dia Mundial do Livro, e porque a literatura é algo de universal e há bons livros em todo o mundo, eu decidi ver os livros que já li e escolher um de cada país que já visitei através da nacionalidade do seu autor (nota, eu contei o país de nascimento dos autores e não a sua residência, mas na maioria dos casos coincidem). Nos países e que li muito autores, escolhi um dos meus livros favoritos do país, dos que só li um, fica a menção desse mesmo (independentemente de ter amado ou não o livro). E não incluí a BD que já me levou a visitar estes e muitos outros países
Vamos ver quantos países já visitei?

Afeganistão: "Mil Sóis Resplandescentes", de Khaled Hosseini;
África do Sul: "Zoo City", de Lauren Beukes;
Albânia: " Palácio dos Sonhos", de Ismaïl Kadaré
Alemanha: "O Leitor", de Berhard Schlink;
Angola: "Os Transparentes", de Ondjaki;
Argentina: "Ficções", de Jorge Luís Borges;
Austrália: "A Filha da Floresta", de Juliet Marillier;
Brasil: ""Onze Minutos", de Paulo Coelho;
Canadá: "A História de uma Serva", de Margaret Atwood;
Cazaquistão: "Os Guardiães da Noite", de Sergei Lukyanenko;
Coreia (Sul): "Anna Dressed in Blood", de Kendare Blake;
Cuba: "As Cidades Invisíveis", de Italo Calvino;
Espanha: "O Mapa do Tempo", de Félix J. Palma;
Fiji (ilhas): "Slave to Sensation", de de Nalini Singh;
França: "A Loja dos Suicídios", de Jean Teulé;
Hungria: "As Velas Ardem até ao Fim", de Sándor Márai;
Itália: "Acabadora", de Michela Murgia;
Índia: "Entre os Assassinatos", de Aravind Adiga;
Inglaterra:  "A Guerra dos Mundos", de H. G. Wells;
Irão: "A Fenda", de Doris Lessing;
Irlanda: "O Quarto de Jack", de Emma Donoghue;
Islândia: "A Raposa Azul", de Sjón;
Japão: "The Edge of Tomorrow", de Hiroshi Sakurasaka;
México: Como Água para Chocolate", de Laura Esquível;
Moçambique: "Terra Sonâmbula", de Mia Couto; 
Perú: "A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende
Portugal: "O Futuro à Janela", de Luís Filipe Silva;
República Checa (Austro-Hungaro): "A Metamorfose", de Franz Kafka; 
Rússia: "The Death of Ivan Ilych", de Leo Tolstoy;
Suécia: "Os Homens que Odeiam as Mulheres", de Stieg Larsson;
Ucrânia: "Solaris", de Stanislaw Lem;
U.S.A. (Estados Unidos da América): "Sunshine", de Robin McKinley;
Zimbabué: " A Rapariga no Comboio", de Paula Hawkins

São 33 países, o que é bastante pouco, tendo em conta que existem 193 (segundo a ONU), mas lá chegaremos!
E é possível que me tenha esquecido de alguns aqui na minha listas.

Entretanto, graças ao grupo "World Book Tour", no facebook, tenho lido um livro de um país diferente todos os meses. E vocês podem juntar-se a qualquer momento. Venham!
Este mês estamos de visita à Alemanha, daí que eu esteja a ler o "Assim Falava Zaratustra", de Friedrich Nietzche. A lista deste desafio virá em breve. Estejam atentos!


2 comentários:

  1. Ó Ana, a Marillier é neozelandesa e o Lem polaco, pá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge! De acordo com as más línguas a Nova Zelândia não é considerada um país (Coisa que eu acho estúpida, mas enfim ...). E quanto ao Stanislaw Lem, de acordo com a wikipedia e o goodreads ele nasceu na actual Ucrânia, portanto foi essa informação que eu usei.
      Mas é normal que nem todos estejam bem. Eu guiei-me pela informação que tinha, maioritariamente do gooderads e não foi confirmar. :P

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails