“Winter (The Lunar Chronicles 4)”, de Marissa Meyer (ainda não publicado em Portugal)
Opinião:
Estava ansiosa por ler a conclusão deste série, ou não fosse ela uma das minha favoritas dos últimos anos e, tendo já lido três capítulos de antevisão que saíram na edição de Fairest, a antecipação era muita.
Winter começa quase onde Cress termina e fala-nos logo um pouco mais da princesa de Luna, Winter, e o seu amigo de infância, Jacin. Pois embora ambos já tivessem surgido nos livros anteriores foi neste que realmente os ficamos a conhecer. A eles e ao que já os une.
Mas, talvez por ser, dos quatro casais da série, o único que já tinha uma ligação emocional e afectiva antes de o leitor o conhecer, o desenvolvimento não tenha sido tão marcante. Isso e também porque, bem, havia coisas mais prementes a acontecer na trama (embora nesta série haja sempre algo de grande a acontecer). E não é que o romance entre a Winter e o Jacin não seja fofo e o leitor não torça por eles, mas tudo o resto de sobrepôs um pouco a eles. Contudo, no início algumas das cenas foram excelentes alicerces para a relação destes dois, especialmente a cena do castigo do Jacin e da fuga da Winter. Mas visto que o leitor não presenciou o início da relação essa é uma falta que se sente.
Como personagens individuais são ambos muito interessantes, especialmente a Winter que não tem a garra da Cinder ou da Scarlet, ou a capacidade da Cress, mas que não lhes fica atrás com a sua lógica lunática e brilho geral. Não admira que o povo de Luna a adore.
O Jacin, que já tinhamos visto mudar no livro anterior, fê-lo ainda mais neste último livro, mantendo-se ainda assim fiel ao de sempre: proteger a Winter.
A história teve neste volume várias revelações, várias reviravoltas e muitas cenas fortes, desde a quase morte da Cinder, à visita às colónias lunares, ao casamento da Levana com o Kai, o que não faltaram foram cenas poderosas em que o leitor se embrenhou mais e mais nesta série e investiu mais no seus desfecho.
E embora nem tudo me neste último volume fosse do meu total agrado, a verdade é que um final previsível nem sempre é mau, como se prova aqui. A Cinder cresceu muito enquanto personagem ao longo dos livros e isso notou-se especialmente na segunda metade deste livro.
O pior deste livro, e talvez mesmo o único defeito, acabou por ser a Levana que se foi abaixo e que não se revelou uma grande vilã neste livro. Ficou muito aquém daquilo que se esperava dela e a sua maldade concentrou-se mais na Winter do que na Cinder que era a maior ameaça. Mas mesmo com a Winter acho que as suas artimanhas foram fracas.
Tirando isso adorei o desfecho da série, a forma como todas as personagens tiveram espaço para evoluir. Foi um final merecedor que me deixou contente e satisfeita com uma série que foi uma das que mais gostei de ler nos últimos anos. Recomendo!
Sinopse (em inglês):
Princess Winter is admired by the Lunar people for her grace and kindness, and despite the scars that mar her face, her beauty is said to be even more breathtaking than that of her stepmother, Queen Levana.
Winter despises her stepmother, and knows Levana won’t approve of her feelings for her childhood friend—the handsome palace guard, Jacin. But Winter isn’t as weak as Levana believes her to be and she’s been undermining her stepmother’s wishes for years. Together with the cyborg mechanic, Cinder, and her allies, Winter might even have the power to launch a revolution and win a war that’s been raging for far too long.
Booktrailer (em inglês):
Não sabe se vai sair em portugal o ultimo livro ?? :(
ResponderEliminarNão lhe consigo dar essa informação mas quero acreditar que se a editora apostou em publicar os primeiros três livros também irá, pelo menos, publicar este quarto. E suponho que também vão publicar o "Fairest" e o "Stars Above" mas não posso dar certezas. Terá mesmo de entrar em contacto com a própria editora.
Eliminar