"O Poço da Ascensão (Mistborn 2)", de Brandon Sanderson (Saída de Emergência)
Opinião (audiolivro):
Acho que não é surpresa para ninguém que esta opinião poderá (e quase certamente irá) conter spoilers sobre o primeiro livro da série.
Este livro começa cerca de um ano depois dos acontecimentos do primeiro, que tiveram não só impacto na vida das personagens mas também no mundos que elas habitam. Num momento em que o povo de Luthadel luta por sobreviver às mudanças, numa altura em que Elend, enquanto novo governador da cidade e do império, mostra já não ser o ingénuo idealista de meses antes, ele encontra muita resistência, tanto da parte dos Skaa, como dos nobres, e quando outras questões lhe roubam a atenção, alguém irá tentar roubar-lhe o poderio. Somem isto ao facto de dois exércitos inmigos fazerem cerco à capital e temos receita para desastre.
Vin pareceu-me uma personagem bem menos forte de carácter que no primeiro livro e isso foi, em parte, o que me levou a gostar um pouco menos deste (mas não muito). Em O Poço da Ascenção ela está com dificuldade em perceber o seu papel na revolução e o seu lugar na sociedade e na equipa, o que resulta em algumas situações perigosas que resultaram da sua ingenuidade e incapacidade de integração. Na ausência do seu mentor, Kelsier, ela irá formar uma rivalidade-barra-elo com um outro Mistborn: Zane (uma personagem muito interessante), e também criar uma certa amizade com o Kandra OreSeur/TenSoon, que foi, sem dúvida, uma das personagens que mais me agradou em toda a série.
Este livro está cheio de intriga, emoção, e repleto de personagens que procuram perceber os seus papéis nas mudanças que ocurreram após a queda do Imperador.
Algumas personagens recebem um pouco mais de atenção que outras, como não poderia deixar de ser, com especial enfoque na Vin, Elend, OreSeur/TenSoon, Sezad, Tindwell, Sett e Zane. Sendo que, por estarem todos tão divididos internamente, resultou que os meus favoritos foram o OreSeur/TenSoon e a Tindwell.
O desenvolvimento da história, a princípio, parecia querer seguir uma direcção muito recta, mas o autor conseguiu desenvolver várias tramas em paralelo de forma muito interessante e empolgante, o que serviu para enriquecer cada vez mais o livro à medida que este ia avançando. Vários desenvolvimentos finais me apanharam de surpresa (o desvendar do espião, a verdade sobre os textos da profecia, etc.), assim como algumas sequências de acção fascinantes, em especial aquelas em que outras facetas das personalidade de certas personagens sobressaíram da melhor e da pior forma; nomeadamente o Sazed, o Breeze e o Lestibournes. Por outro lado as mortes dentro do grupo não me surpreenderam muito, assim como o que aconteceu ao Elend no Poço da Ascenção.
Em termos de escrita, na primeira parte do livro algumas sequências de acção eram um pouco brandas demais mas no final o leitor viu todo o potencial da escrita do autor. No resto do texto a prosa é fabulosa e envolve facilmente o leitor.
Em suma, este foi um segundo livro cheio de intriga, com um final inesperado e muito bom desenvolvimento. Mal pude esperar para ler o terceiro livro.
Esta opinião reflecte sobre a versão audio narrada por Michael Krammer.
Sinopse:
Num mundo onde as
cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive
escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor
Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do
terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome
Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos
metais - a Alomancia - que o transforma num "nascido nas brumas", alguém
capaz de invocar o poder de todos os metais. Kelsier foi outrora um
famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência
agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor
Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então
que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e
que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier
começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de
transformar para sempre o Império Final…
Outras Capas:
Olá,
ResponderEliminarSinceramente estou muito curiosa com estes livros, mas por outro lado tenho um pouco de receito com o tipo de fantasia, ainda não percebi se vou ou não gostar.
Boas leituras.
Carla, acho que esta é uma série que facilmente agradará a quem não gosta de fantasia. Os livros podem parecer grandes mas lêem-se num instante e aqui o principal são as personagens e o mundo criado pelo autor. Não deixes de ler só por ser fantasia.
EliminarEm caso de dúvida, lê um excerto gratuito e decide se gostas. :)
Olá Ana,
ResponderEliminarEmbora não seja a minha praia já ouvi falar deste livros tantas vezes e com boas opiniões que acho que estou a ficar curiosa em relação à história.
Beijinhos e boas leituras
Isaura, convido-te a experimentar. Lê um excerto e acho que isso basta para saberes se vale ou não a pensa investires na série. :)
Eliminar