quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cartas Portuguesas

"Cartas Portuguesas", de Soror Mariana Alcoforado (Europa-América, edição bilingue)

Sinopse:
De raras beleza e poesia, estas cinco cartas portuguesas, envoltas em mistério e polémica quanto à veracidade daquilo que nelas é narrado e ao seu autor, são testemunho de um amor forte, que desconhecia fronteiras e transpunha as regras. Talvez impressionada por um amor repentino e egoísta, Soror Mariana, enclausurada no Convento de Beja, sonhava com o seu cavaleiro, sonhava voltar para ele e abdicar da vida religiosa, se ele assim o quisesse. Nas Cartas lemos os desejos e queixumes de uma mulher ensandecida por uma paixão, à qual destinatário já não corresponde, mas que mesmo assim prefere dar a alma para sofrer por amor, do que jamais ter amado.
Edição com cartas em Português e Francês


Opinião:
Não há muito que possa dizer sobre este livro que nem se sabe, de verdade, se é real ou ficcional. Eu gosto de pensar que é real.
As cartas são muito dramáticas e fatalistas. A protagonista é um pouco irritante, se bem que à sua maneira é realista (daí que eu acredite que sejam relatos verdadeiros), visto que muitas mulheres amam assim. E homens, claro, há-os com este nível de obsessão, de persistência, de amor.
O que achei que faltou foi 'pano de fundo', ou seja, gostava de saber como os dois se conheceram e o porquê de a autora das cartas ter caído tão loucamente nas garras do amor. Isso é muito pouco explicado. Apenas sabemos que o ama loucamente e que ele a ignora.

Fica também uma nota acerca da 'breve' nota introdutória é extensa demais e, a meu ver, não deveria ser uma introdução mas sim uma conclusão, já que refere informações que me tiraram um pouco do gozo de ler as cartas propriamente ditas.

Em suma, este tipo de história não é bem um género que eu aprecie mas confesso que gostei dos textos e apontei várias passagens. É um bom relato de amor louco, que merece ser lido e, preferencialmente, nunca vivenciado.
E não posso terminar sem elogiar a belíssima edição da Europa-América: bilingue e cuidada.

1 comentário:

  1. Gostava de ler este livro.
    E sugiro-te o Mariana de Katherine Vaz, precisamente sobre esta Mariana, que li há uns anos e de que gostei muito
    Deixo-te o link para o que escrevi na altura
    http://ler-por-ai.blogspot.pt/2009/08/mariana-de-katherine-vaz.html

    Boas leituras

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails