sábado, 23 de março de 2013

Short Story Literary Challenge

A Olinda P. Gil e a Liliana Novais criaram o Short Story Literary Challenge, que pretende incentivar os leitores a apostarem mais na ficção curta (contos). Como boa  apreciadora desse tipo de ficção, decidi aceitar o desafio e vou para o nível Especialista (104 contos até ao final do ano). Como já li 25 este ano, só me faltam 3/4. :)
 Nível 1.  Especialista - 104 contos (2 por semana)

Os restantes níveis são:
  1. Especialista - 104 contos (2 por semana)
  2. Profissional - 52 contos (1 por semana)
  3. Experiente - 26 contos (1 a cada 2 semanas)
  4. Aficionado - 24 contos (2 por mês)
  5. Mediano - 12 contos (1 por mês)
  6. Iniciado - 8 contos (2 por trimestre)
  7. Iniciante - 4 contos (1 por trimestre)
  8. Inexperiente - 1 conto
 
Podem saber mais informações sobre o desafio AQUI.

E há medida que vou lendo contos, vou actualizando esta lista:
01. "A Musa Irrequieta", Pedro Paixão
02. "The White Wolf of the Hartz Mountains", Captain Frederick Marryat
03. "Alma Improvavelmente Dolorosa", Andreia Silva
04. "The White Wolf of Kostopthin", Sir Gilbert Campbell
05. "The Other Side (a Breton Legend)", Count Stenbock
06. "Last Christmas I gave you my heart", Carlos Silva
07. "The Terror in the Snow", B. Fletcher Robinson
08. "Coração Atómico", Manuel Alves
09. "Colombo", Carla Ribeiro
10. "O Saque da Lampedusa", João Barreiros
11. "Mania", Luísa Costa Gomes
12. "A Werewolf of the Campagna", Mrs. Hugh Fraser
13. "The White Wolf", Andrew Lang
14. "The Boy and the Wolves, or the Broken Promisse", Andrew Lang
15. "William and the Werewolf", F.J. Harvey Darton
16. "The Undying Thing", Barry Pain
17. "Gabriel-Ernest", Saki
18. "The She-Wolf", Saki
19. "The Thing in the Forest", Bernard Capes
20. "Among the Wolves", Vasile Voiculescu
21. "The Shades of The Wolf", Ron Weighhell
22. "The Clay Party", Steve Duffy
23. "The Tale Untold", Gail-Nina Anderson
24. "Loup-garou", R.B. Russell
25. "The Seduction of Lady Marikova", Pavarti K. Tyler
26. "O Complexo de Golconda", Pedro Martins
27. "Sonhos numa Noite de Natal", Marcelina Gama Leandro
28. "Vinho Fino", Inês Montenegro
29. "Como Portugal foi Salvo pelos Pastéis de Nata", Catarina Lima
30. "A Guerra do Fogo", Nuno Almeida
31. "A Cidade das Luzes", José Pedro Lopes
32. "A Passagem Uivante", Pedro Cipriano
33. "A Escuridão", André Carneiro
34. "O Homem de Areia", Domingos Santos
35. "Esferas e Tormentas", Carlos Espigueiro
36. "Um dia de Trabalho", Ricardo Dias
37. "O Estranho Caso do Livro sem Palavras", Ana C. Silva
38. "A Passagem Secreta", Sara Farinha
39. "Fismoth - O Último Inquilino", Manuel Mendonça
40. "Mundos em Mundos", Vitor Frazão
41. "Livros do Tempo", Carlos Coelho de Faria
42. "Pulsação", Inês Montenegro
43. "Uma Demanda Literária", Joel Puga
44. "O Rosto Vivo", Marcelina Gama Leandro
45. "Crónicas de Amarílis", Sara Farinha

segunda-feira, 18 de março de 2013

1 Ano do Clube de Leitura de Braga

O Clube de Leitura de Braga está prestes a comemorar 1 ano de existência e 12 sessões de leitura!
A Bertrand mudou, recentemente, o logotipo do clube (vejam em baixo):
No próximo dia 6 de Abril irá estar em discussão o 12º livro do Clube, "O Filho de Mil Homens", de Valter Hugo Mãe. Por isso apareçam e comemorem connosco um ano de bons livros, boa conversa e tardes de sábado bem passadas.

Contamos convosco na Bertrand de Braga (Liberdade Street Fashion, bem no centro da cidade), às 15h do dia 6 de Março. Mesmo que não tenham lido o livro, apareçam e serão bem vindos.

Lista de livros lidos no Clube de Leitura de Braga, até à data:
1) O Heróico Major Fangueira Fagundes, de Luís Novais
2) A Fenda, de Doris Lessing
3) Os Malaquias, de Andréa del Fuego
4) O Teu Rosto Será o Último , de João Ricardo Pedro
5) Grandes Esperanças, de Charles Dickens
6) A Rapariga Que Roubava Livros, de Markus Zusak
7) A Ilha de Caribou, de David Vann
8) Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, de George Orwell
9) Os Transparentes, de Ondjaki
10) Jesus Cristo bebia cerveja, de Afonso Cruz
11) A Conspiração dos Fidalgos, de Alexandre Rocha

segunda-feira, 11 de março de 2013

Imperfeitos

"Imperfeitos (Uglies 1)", Scott Westerfeld (Vogais / Topseller)

Sinopse:
Num mundo de extrema beleza, a normalidade é sinónimo de imperfeição.
Num futuro não tão distante quanto isso, não há guerras, nem fome, nem pobreza. O mundo é perfeito. Todos são perfeitos. Pelo menos, depois de completarem 16 anos. Qualquer um pode ter a aparência de um supermodelo… e que mal haveria nisso?
Tally Youngblood mal pode esperar pelo seu décimo sexto aniversário, altura em que será submetida à cirurgia radical que a transformará de uma mera Imperfeita para uma deslumbrante Perfeita. Uns lábios bem delineados, um nariz proporcional, um corpo ideal… é tudo o que sempre quis. Já para não falar que uma vida de diversão num paraíso de alta tecnologia espera por si.
Mas quando a sua melhor amiga decide virar as costas a esta vida perfeita e foge, Tally descobre um lado inteiramente novo do mundo dos Perfeitos – e que, por sinal, nada tem de perfeito. É então forçada a fazer a pior escolha possível: encontrar a amiga e traí-la ou perder para sempre a possibilidade de se tornar Perfeita.
Seja qual for a sua decisão, a sua vida nunca mais será a mesma.



Opinião (audiolivro):
Embora não tão bom como Peeps, Uglies tocou-me de uma forma bem diferente. A sociedade aqui apresentada, tem muitos defeitos, mas também tem muitas coisas boas, o que mostra que não existe perfeição, apenas a ilusão da perfeição.
O que me espantou neste livro, foi a forma como o autor conseguiu mostrar como a sociedade molda os jovens e as suas ideias, de tal forma que o que é absurdo, lhes parece normal, e o que é normal, lhes parece abjecto (ou pelo menos aquilo que nos parece normal a nós).
A história fala de uma sociedade em que, aos 16 anos, todos os jovens são submetidos a extensas intervenções cirúrgica, para ficarem todos belos/perfeitos. Até essa idade, estão colocados à parte da sociedade e são chamados de feios/imperfeitos.
O autor consegue transmitir esta sociedade de forma tão competente, que em certos momentos, cheguei mesmo a acreditar, tal como a Tally, a nossa protagonista, que na verdade a sociedade dos lindos/perfeitos é que era a correcta. Só para verem como o autor consegue dar vida ao cenário e à mentalidade da época.
Assim, o grande ponto forte do enredo, é esta luta, pelo que é correcto ou não, pela vida das cidades, dos Perfeitos, e a vida livre dos Smokies.

As personagens, a meu ver, serviram mais como um veículo para essa ideia e o autor soube usá-la muito bem, embora isso tenha, por vezes, tornado difícil a ligação às personagens, enquanto indivíduos, e não enquanto idealismos. Na realidade gostei do David e até da Tally, mas a Tally é daquelas personagens que não sabemos se havemos de adorar ou odiar, isto porque ela passa o livro todo a mentir e chegou a um ponto em que o leitor não percebia porque ela continuava a mentir e isso irritava. Mas mesmo tendo em conta isso, a Tally foi, sem dúvida, uma personagem bem explorada e muito 'real'. Só tive pena que a Shay não tivesse o mesmo tratamento, mas acredito que na novela gráfica (Uglies - Shay's Story) isso seja solucionado.

Como já referi, a escrita do autor funciona muito bem e ele consegue fazer com que o leitor sinta o mesmo que as personagens, que pense como elas e até, por vezes, pondere se não faria o mesmo. Tendo já lido outros dois livros, de sagas diferentes, do autor, posso dizer que o tom é diferente em todos, mesmo que se veja a sua mão, ele adapta o estilo à história. 

Em suma, este foi um livro que li/ouvi com muito gosto, que me fez pensar muito e que embora esteja escrito para um público mais jovem, pode também ser desfrutado pelos mais adultos. O tema é, afinal de contas, mais actual que nunca e é fácil sentir empatia pelas personagens. O mundo criado pelo autor é muito interessante e bem explorado, ficando a vontade de ler a continuação muito em breve (ou não terminasse o livro com um grande cliffhanmger). 

Narração (Carine Montbertrand):
É difícil encontrar mulheres que sejam boas audio-narradoras, ou talvez seja eu que seja esquisita. Carine Monbetrand não é má, sendo até bastante competente e conseguindo articular diferentes tons de voz para diferentes personagens, no entanto a voz dela é muito madura, e não se enquadra bem com a protagonista, Tally (que tem 16 anos), o que me criou alguma confusão inicial.
Fora isso, foi um audiolivro que se escutou muito bem.

Nota: 
Só hoje percebi que saiu uma nova edição de "Imperfeitos", pela mão da editora TopSeller. Não sei se a Vogais e a Topseller são parceiros, ou se a Vogais perdeu os direitos, mas este ano saiu uma edição com a capa da direita ->
Agora um desabafo: Eu não gosto de nenhuma das capas portuguesas. A da Vogais até tem uma boa combinação de cores, mas usa a 'cabeça flutuante' e. bem ... o conceito do livro tem tanto por onde se lhe pegue, e eles usam isto? Nada na capa me explica o conceito da sociedade,e  para que raio são as tatuagens? No entanto, pontos a favor porque realmente usaram uma modelo menos estereotipada.
Já quanto à capa da Topseller ... huh ... que posso dizer? Menos ainda mostra de que trata o livro, a escolha de cores não é feliz, e a capa é uma confusão tremenda. A ideia dos 'cortes' até está engraçada, mas mal aproveitada.
As capas estrangeiras são tão mais imaginativas (tanto esta que mostro no posto, como as edições mais recentes). E nem estou a dizer para usarem as capas estrangeiras, mas tinham tanto por onde lhe pegar.

BookTrailer:
O booktrailer da Vogais está disponível no site da editora (não é possível incluí-lo neste post), por isso vão aqui.
A Topseller também tem um trailer para a nova edição, e esse poderia colocar aqui, mas não o farei por uma razão muito simples. O book trailer parece amador. Inclusive, tenho quase a certeza que usaram excertos de filmes (tão fraca é a qualidade e tão famosos são os actores), para os quais duvido que tenham permissão. Que decepção!

::Autor:: Scott Westerfeld

Biografia (via Wook):
Scott Westerfeld, nascido no Texas (EUA), escreveu muitas obras aclamadas, incluindo a trilogia Midnighters, a série Uglies (quadriologia que a Vogais & Co. publicará em breve), e ainda uma nova trilogia que começa com Leviathan, um livro belissimamente ilustrado por Keith Thompson.
Os seus livros foram nomeados pelo New York Times para integrar a lista «Notable Books of the Year» e ganhou os prémios Aurealis Award, Victorian Premier Award e Philip K. Dick Special Citation. As suas obras figuram regularmente nos tops de vendas nos EUA e noutros países. Scott é também designer e atualmente vive entre Nova Iorque e Sydney, na Austrália.

Livros que li do autor:
Peeps, Parasite Positive - Opinião
Leviatã/Leviathan (Leviathan 1)- Opinião
Besta/Behemoth (Leviathan 2)
Golias/Goliath (Leviathan 3)
Imperfeitos (Uglies 1) - Opinião
Perfeitos (Uglies 2) - Opinião
Especiais (Uglies 3) - Opinião
Excecionais/Extras (Uglies 4) - Opinião


Livros editados em Português:
A Hora Secreta (Midnighters 1), Vogais & Co, 2010
Meio-Dia Azul (Midnighters 2), Vogais & Co, 2010
No Limiar das Trevas (Midnighters 3), Vogais & Co, 2010
Imperfeitos (Uglies 3), Vogais & Co, 2010
Perfeitos (Uglies 3), Vogais & Co, 2010
Especiais (Uglies 3), Vogais & Co, 2011
Excecionais (Uglies 4), Vogais & Co, 2011
Leviatã (Leviathan 1), Vogais & Co, 2011
Besta (Leviatã 2), Vogais & Co, 2011
Golias (Leviathan 3), Vogais & Co, 2012
Imperfeitos (Uglies 1), Topseller, 2013
Midnighters - A Hora Secret, Topseller, 2013

A visitar: Site e Blog Oficial, Facebook, Twitter, Vogais e Companhia (editora portuguesa), Scott Westerfeld Portugal (página de facebook),

Projecto Adamastor - Divulgação

Hoje venho divulgar um novo projecto que me parece muito interessante. Já conhecem o Projecto Adamastor?
O mercado do livro digital, que nos últimos anos tem vindo a crescer significativamente no estrangeiro, começa agora a desenvolver-se no nosso país, beneficiando da descida de preço dos eReaders e da proliferação dos smartphones e tablets. No entanto, estratégias editoriais à parte, tal desenvolvimento está limitado pela insuficiente oferta de títulos em português, num formato apropriado para leitura nesses dispositivos electrónicos.
Neste sentido, o Projecto Adamastor tem como principal objectivo atenuar essa escassez através da criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.
Tal não significa que o projecto se resuma à mera conversão de textos disponíveis online, bem pelo contrário: os colaboradores do Projecto Adamastor procuram acrescentar valor através de uma revisão cuidada de cada obra, de modo a minimizar o número de erros e a atingir uma versão fiel ao original, actualizada de acordo com a ortografia vigente. Tudo isto acompanhado por um design atractivo.
Uma iniciativa desta natureza depende de trabalho voluntário, pelo que se estiverem interessados em colaborar podem entrar em contacto connosco através do email geral@projectoadamastor.org, ou do formulário de contacto.

quarta-feira, 6 de março de 2013

A Vida aos Quadradinhos - Fevereiro

Mais um mês findado e regresso com o apanhado das minhas leituras de banda desenhada. Fevereiro não foi um mês muito preenchido e o número de leituras não chega aos calcanhares de Janeiro. Li apenas 2 álbuns e alguns webcomics.

- Hard Boiled 1, de Frank Miller, Geoff Darrow, Claude Legris
Embora não tão bom como o segundo volume (que li antes deste), continua a ser uma história excelente, com arte fenomenal (Aqueles detalhes!) e vale simplesmente a pena ler esta história, ver a sua arte e ficar colado ao livro até se perceber tudo.

- Eventos intrigantes da Era da Ferrugem (webcomic) capítulo 1 a 4, de Samuel Fonseca
Excelente arte, um protagonista com o qual me relacionei rapidamente e uma história que está apenas no início, mas que promete. Adoro os pequenos detalhes e os diálogos entre as personagens, tanto quanto a visão do mundo moderno que a BD transmite. A escolha da BD vertical não é nova, nem é a combinação com outras artes (neste caso a música) mas está muito bem trabalhada neste webcomic e vale a pena ler, ver e escutar.

- Red Moon Rising (webcomic) capítulo 1, de Rose Loughran
Já há uns anos tinha começado a ler este webcomic, mas nunca mais tinha regressado a ele. Voltei agora e fiquei com a mesma impressão. Ele começa muito lentamente, tanto que poderá ser demais, mas a arte é boa, o conceito é excelente e eu quero ver se fica melhor. Para já li pouco, mas quero descobrir mais em breve.


- Vampire Academy, Richelle Mead, Leigh Dragoon, Emma Viecelli 
Depois de ler o terceiro livro da série, quis recordar-me do primeiro e escolhi a adaptação a BD, para o fazer. Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida com o resultado. Ao olhar para a capa, assustei-me um pouco com os desenhos, mas acreditem que a arte interior é muito melhor.
Esta é uma boa adaptação do romance e bastante fiel, se bem que a história parece desenrolar-se mais depressa. A arte é muito limpa e elegante, embora me custasse um pouco a adaptar, no fim já gostava muito. As personagens estão bem representadas e todos os momentos importantes estão nas páginas.
Ainda assim, há muito espaço para melhorias: o início foi fraco, especialmente a nível de argumento, e a história parece um pouco rápida ao longo da BD.
Outro ponto fraco, mas este a nível de edição, é o tamanho do álbum. Muito mais pequeno do que estou habituada neste tipo de BD (pouco mais que um A5), mas pior que isso são as margens, que estão muito pequenas e por vezes tornou-se difícil ler os balões que ficavam perto do centro do livro.

Compras e Ofertas - Fevereiro 2013

Em Fevereiro comprei mais livros, no entanto, fora a BD da Vampire Academy, os restantes livros foram comprados porque já tinha o compromisso (Larousse) ou por causa do clube de leitura (Alexandre Rocha). Todos os outros foram oferta ou comprados a 1€ cada, usados.

Compras:
- A Conspiração dos Fidalgos, Alexandre Rocha;
- Linhas Cruzadas - Uma Antologia de Contos PT, Agustina Bessa-Luís, Alice Vieira, Carlos Quevedo, Daniel Tércio, Francisco d'Orey, Gina Sacramento, Helena de Sacadura Cabral, João Barreiros, João Miguel Fernandes Jorge, Júlia Pinheiro, Laurinda Alves, Luís Filipe Silva, Manuel João Ramos, Maria Manuel Ramos Pinto, Miguel Esteves Cardoso, Miguel Vale de Almeida, Rui Henriques Coimbra, Rui Zink, Sérgio Coimbra, Vicente Maria, Maria Vicente;

- Mamíferos Selvagens da Europa, Roland Heu;
- Fauna e Flora do Litoral Eurpopeu, Gustave Cherbonnier;
- Larousse Enciclopédia Moderna 5 e 6;
- Vampire Academy - Graphic Novel, Richelle Mead, Emma Vieceli, Leigh Dragoon;

Ofertas:
- Em Parte Incerta, Gillian Flynn (passatempo Menina dos Policiais);
- História de Portugal 1 a 3, José Hermano Saraiva (junto com a revista Sábado);


sexta-feira, 1 de março de 2013

Amanhã no Clube de Leitura de Braga

Amanhã o Clube de Leitura de Braga vai voltar a reunir-se. Desta vez o livro em discussão é:


"A Conspiração dos Fidalgos" de Alexandre Rocha


O encontro começa à 15h na Bertrand de Braga (Liberdade Street Fashion), e por volta das 16h30, terá lugar uma sessão de autógrafos com o autor. Apareçam, mesmo que não tenham lido o livro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails