terça-feira, 17 de maio de 2011

Top Ten Tuesday - Minor Characters

O tema desta semana é "Minor Characters" (Personagens Secundárias), que eu penso ser um assunto bastante interessante. Afinal, sem personagens secundárias interessantes, um livro nunca poderá ser verdadeiramente bom.
A minha lista inclui os que me lembrei assim de repente, mas tenho a certeza que me faltam aqui alguns bastante óbvios, e que adorei, mas que agora de cabeça não me recordo.

Seguem, sem nenhuma ordem especial:
- Ron Weasley e a família Weasley, saga Harry Potter de J.K. Rowling - E não é batota! Vá lá ... toda a gente que leu os livros sabe que eles bem merecem estar no cimo da lista.

- Sirius Black, saga Harry Potter de J.K. Rowling - Esta foi a personagem que me impulsionou a ler todos os livros da saga, pois o primeiro livro que li foi o terceiro, que é onde Sirius aparece. Fiquei imediatamente rendida, especialmente porque ele se transforma em cão. :)

- Jenks, Dead Witch Walking de Kim Harrison - Já está mais que dito que não gostei particularmente do livro, mas a razão porque o li até ao fim, foi exactamente por causa do Jenks, que é absolutamente fenomenal e me fazia rir de cada vez que aparecia.

- Magnus Bane, saga Caçadores das Sombras de Cassandra Clare - Só de pensar que andei um livro inteiro convencida que ele era um velho cheio de rugas (tudo culpa da autora que só o descreveu fisicamente no segundo livro), até fico avariada das ideias. De qualquer forma adorei o Magnus desde o primeiro momento em que apareceu na história. Excêntrico, é certamente a palavra certa para o definir.

- Grandma Mazur, One for the Money de Janet Evanovich - Achei imensa graça a esta idosa senhora, com as suas conversas altamente impróprias e pensamentos juvenis. Era uma risota sempre que ela surgia nas páginas.

- Rosaleen, A Vida Secreta das Abelhas de Sue Monk Kidd -Na altura referi que esta mulher era fenomenal e que me tinha marcado pela sua personalidade. Isso mantém-se até hoje e ainda me lembro de várias cenas que ela protagonizou, cada uma mais caricata que a outra.

- O Príncipe, Goose Chase de Patrice Kindl -Esta foi a minha personagem preferida de todo o livro, especialmente porque acabava sempre por me surpreender, mas também porque no início era um completo idiota. Não é propriamente o Príncipe encantado dos contos de fada, mas serve ... :)

- Olga, Os Guardiães da Noite de Sergey Lukianenko -Não só esta personagem me fez rir (provavelmente de forma inconsciente pois ela era sempre muito séria), como adorei a sua personalidade e o relacionamento que ela tinha com o chefe (cujo nome me escapa neste momento)

- Theo e a Molly, O Anjo mais Estúpido de Chistopher Moore - Um casal muito estranho, no meio de acontecimento completamente bizarros.  Molly fazia soltar gargalhadas com as suas ideias paranóicas, e o Theo não lhe ficava nada atrás.

E com dito chego à conclusão que gosto das minhas personagens secundárias com uma pitada de humor, ou então quando são uns patetas de todo o tamanho. Quem diria?

4 comentários:

  1. Boris Ignatievich, o patrão da Olga.

    Concordo plenamente contigo "sem personagens secundárias interessantes, um livro nunca poderá ser verdadeiramente bom." Aliás, em certos casos as personagens secundárias "roubam" completamente o protagonismo (ou talvez seja só para mim, que regra geral prefiro os secundários ao principal...)

    ResponderEliminar
  2. De todos os que mencionas, só me recordo do Sirius Black e do Ron Weasly e família. Eu não li a série do HP até ao fim, mas lembro-me que, do que li, também gostei muito deles.
    Também acho que as personagens secundárias são essenciais. Sem boas personagens secundárias é muito difícil sustentar um livro e ter uma boa personagem principal.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. O Príncipe era um dos meus runner-ups, ele é tão cómico...para além de ser muito mais do que o palerma que à partida parece ser, boa escolha! :)

    ResponderEliminar
  4. Não conheço lá muitos da tua lista, mas ali da familia Weasley sempre fui parcial aos gemeos (que são divertimento para toda uma vida) e os irmãos mais velhos. Especialmente o Charlie que trabalha com dragões. How cool is that?
    O Sirius tb gostei, mas especialmente no 3º livro (onde ele aparece a primeira vez), depois achei que a personagem não evoluiu como eu queria (e o desfecho acabou por não me aborrecer).

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails